Minilua

Biografia Minilua- Rubén Aguirre

Rubén Aguirre Fuentes nasceu em 15 de junho de 1934. Ele é natural da cidade de Saltillo, no México. Na televisão, tem conquistado, ao longo dos anos, fama e prestígio. Entre seus trabalhos principais, destaque para os personagens Professor Girafales, Poucas Trancas e Simpato Amasaki.

Infância e carreira

O ator é filho de Rubén Aguirre Flores e Victoria Aguirre Fuentes. Sua família ainda é composta por mais 05 irmãos.

– Na cidade de Saltillo, o artista passaria parte de sua infância. Lá, aliás, concluiria o segundo ano primário. Meses depois, até por decisão familiar, muda-se para Torréon.

– Após o ensino médio, decide estudar agricultura. Já na faculdade, em Cd. Juárez passa a estudar Agronomia na Faculdade Hermanos Escobar.

– Paralelamente a isso, começa a ter aulas de canto, atuação e esgrima. Nas horas vagas, ainda encontraria tempo para praticar um de seus hobbies prediletos, a tourada.

– Já no teatro, experimenta uma das melhores fases de sua carreira, atuando como ator, diretor e mestre.

Televisão

– Nos anos 60, já na televisão, é convidado para narrar touradas. Nesse meio período, torna-se uma das figuras mais representativas do Canal 6 do México.

– Aguirre, em alta, chegaria a direção da emissora, atuando, de forma conjunta, nos postos de diretor e ator.

– Já ao lado de Chesperito, participa de diversas atrações televisivas, entre elas: “El ciudadano Gómez (O cidadão Gómez) e “Los Supergenios de La Mesa Cuadrada” (Os Super Gênios da Mesa Quadrada”).

– A partir de 1972, já no programa “El Chavo del Ocho”, passa a dar vida ao carismático Professor Girafales. No papel, o ator conquistaria diferentes públicos, espalhados em diferentes nações.

– O personagem, por sua vez, é apaixonado pela “valentona do 14”, ops, Dona Florinda (Florinda Meza).

– A trilha do casal é conhecida como “Theme of Thara” (tema de Tara). Ela, entre outras coisas, está presente no filme “E o Vento Levou” (Gone With the Wind).

– Além desta, outra canção inesquecível é a chamada “Quando me Dizes”, presente em um dos mais importantes episódios da série.

– Entre os bordões do Professor Girafales, destaque para “Tá! Tá! Tá! Tá! Táá!” e “Quero saber por que causa, motivo, razão ou circunstância”.

– No Brasil, a voz do ator foi dublada por Potiguara Lopes e Osmiro Campos. Ambos, ícones da dublagem brasileira.

– O artista, desde 1975, é proprietário de um circo, o “El Circo de Professor Jirafales”. Recentemente, no ano de 2008, sua esposa seria vítima de um acidente automobilístico. Na ocasião, ela perderia uma das pernas.

– Atualmente, o ator de 1.96 m, tem sido homenageado em diferentes programas. Sua fisionomia, aliás, está bastante diferente, especialmente após ter ganhado 25 quilos.