Minilua

Biografia Minilua – Silvio Santos #3

Bom, chegamos à última parte deste especial. Nele, você confere a criação do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), seus principais artistas, além é claro, da importância da figura de Silvio Santos nos rumos da emissora.

 

SBT- Sistema Brasileiro de Televisão

No dia 19 de agosto de 1981, às 10h00, tem início a primeira transmissão do SBT. Nela, o telespectador conferiu ao vivo e a cores, a solenidade de concessão do novo canal, direto do Ministério das Comunicações, em Brasília.

Segundo o acordo, o empresário ficava responsável pela administração de 04 novos canais, entre eles: A ex- TV Tupi (canal 04- São Paulo) e a TV Piratini (canal 05- Porto Alegre). Com apenas 03 meses no ar, O SBT já exibia seu primeiro telejornal, “Noticentro”. A atração, comandada por antigos funcionários da Tupi, foi ao a partir de 18 de novembro de 1981.

 

Primeiros programas

Em sua primeira fase, nomes como J. Silvestre, Moacyr Franco, Jacinto Figueira Júnior, Gugu Liberato, Raul Gil e Flávio Cavalcanti merecem destaque.

Além de atrações populares, o SBT ainda exibia filmes e seriados americanos. Um dos destaques do período foi “Pássaros Feridos”. Protagonizada por Richard Chamberlain, a atração apresentava o dilema de um padre (Ralph) dividido entre sua vocação religiosa e o amor de uma mulher, Maggie (Rachel Ward).

Não menos importantes, os seriados Chaves e Chapolin, protagonizados por Roberto Gomez Bolaños, ainda tiveram papel decisivo na popularização do canal em sua primeira década. Por outro lado, não podemos nos esquecer, é claro, da contribuição de Valentino Guzzo (Vovó Mafalda), Carlos Alberto de Nóbrega, Mara, Christina Rocha, Luís Ricardo, Jô Soares, Boris Casoy, etc.

Bom, o leitor deve estar se perguntando, mas e o Silvio Santos, será que ele passou incólume aos anos 80? Longe disso, amigo internauta, naquela década diversos programas seriam apresentados por ele, muitos com enorme repercussão nos meios de comunicação. Sua atração dominical, por exemplo, permanecia com ótimos índices de audiência, sendo apresentada tanto pelo SBT como pela Rede Record, com o qual o empresário mantinha um acordo. O “Show de Calouros”, por sua vez, seguia na grade da emissora, com pequenos diferenciais: Um deles estava no aumento das cadeiras do júri, tendo a participação de figuras notáveis como Sérgio Mallandro, Jorge Lafond, Sônia Lima, Wagner Montes, Pedro de Lara, Nelson Rubens, Décio Piccinini, etc.

 

Doença nas cordas vocais

No ano de 1987, o empresário passaria por um sério problema na garganta. Dessa forma, por um certo período, seria necessário que o animador se afastasse do vídeo. Isso de fato aconteceria. Ele então sairia do Brasil, e realizaria um rápido tratamento em Boston, Estados Unidos. Com o sucesso da empreitada, ele retornaria com seu tradicional programa dias depois.

 

Candidaturas Políticas

No final da década de 80, Silvio Santos tentaria alçar vôos maiores. Na primeira oportunidade, se cogitou, ainda em 1988, que ele saísse candidato à prefeitura da cidade de São Paulo. Um ano mais tarde, ele chegaria a tentar uma vaga no cobiçado cargo de Presidente da República. A política, aliás, esteve bastante presente na vida de Silvio Santos. Um pouquinho depois do vídeo acima, ele receberia em seu programa dominical, nada mais, nada menos, que o atual Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Durante a atração, Lula responderia questões feitas pelo apresentador e por seus jurados.

 

Década de 90

No final dos anos 80, mais precisamente no dia 09 de novembro de 1989, Silvio Santos e Paulo Machado de Carvalho, decidem vender a Rede Record para o bispo Edir Macedo. Vale lembrar que o dono do SBT detinha 50% das ações do canal, compradas por ele em 1972. Voltando ao SBT, a partir daquela década, a emissora passou a investir de maneira contínua em sua grade. Já em 1990, por exemplo, era transmitida a Copa do Mundo da Itália, tendo como mascote, a figura do “amarelinho”, um boneco que aparecia no vídeo sempre que o Brasil marcava gols.

Um ano mais tarde, em 1991, é lançado o polêmico “Aqui Agora”, um telejornal marcante na história do canal, e que revelou nomes como Gil Gomes, Celso Russomano, Ivo Morganti, entre outros. Sua exibição acontecia de segunda a sexta, sempre a partir das 18h00. Nesta mesma fase, o apresentador Serginho Groisman é contratado pela emissora. Groisman que apresentava o “Matéria Prima”, na TV Cultura, seria incumbido de desenvolver um novo projeto para o público jovem do SBT. Nesse contexto, certo tempo depois, nascia o “Programa Livre”. O canal ainda investiria em diversas telenovelas de sucesso, destaque para “Éramos Seis”, “As Pupilas do Senhor Reitor”, “Sangue do Meu Sangue”, “Fascinação”, além dos folhetins “Carrossel”, “Maria do Bairro”, “Marimar” e “A Usurpadora”, frutos da parceria com a rede mexicana Televisa. No final daquela década, o SBT ainda exibiria uma das atrações de maior sucesso de sua história, o game-show “Show do Milhão”.

 

Teleton

A maratona televisa em prol da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), teve seu início em 1998, no dia 16 de maio. Em seu primeiro ano, foi arrecadado um montante no valor de R$ 14 milhões. O programa ainda rendeu uma boa audiência à emissora paulista, com picos de 12 pontos no Ibope, e vários momentos de liderança. Entre os convidados especiais do evento, destaque para os nomes de Luciano Huck, Sabrina Parlatore, Marília Gabriela, Barão Vermelho, além é claro, do rei Roberto Carlos, que faria uma aparição surpresa, direto da cidade de Manaus, Amazonas.

 

Carnaval 2001

Com o samba-enredo “Hoje é domingo, É alegria. Vamos sorrir e Cantar”, de Lourenço e Adalto Magalha, o empresário Silvio Santos era homenageado em 2001, pela escola de samba carioca Tradição. O evento, que contou com a participação do animador, foi transmitido ao vivo pela Rede Globo, e ganhou projeção em diferentes países do mundo.

 

O sequestro de Silvio Santos

21 de agosto de 2001, uma data que muitos devem se lembrar. No dia, a filha do empresário Silvio Santos, Patrícia Abravanel, seria sequestrada na porta de sua casa, no Jardim Morumbi, em São Paulo. Ela só seria solta após o pagamento de um resgate, e seu algoz, o seqüestrador Fernando Dutra Pinto, seria a partir de então, perseguido pela polícia, ferindo e matando dois policias na ação. Sem escapatória, alguns depois, ele voltaria à casa do empresário, fazendo ele, Silvio Santos, juntamente com sua família como reféns. O drama se desenrolaria por algumas horas, só tendo um final feliz após a intervenção do governador do Estado, Geraldo Alckmin. Relembre o caso:

 

Casa dos Artistas

Este era o título de um dos principais programas do SBT em 2001. A atração, que teve sua estréia datada de 28 de outubro, foi comandada com maestria por Silvio Santos, e revelou ao longo de 03 meses, o dia-a-dia de diferentes artistas. Entre os convidados estavam a atriz Bárbara Paz, o rockeiro Supla, a cantora Patrícia Coelho, e a assistente de palco do Domingo Legal, Alessandra Scatena. O reality se tornou uma verdadeira febre em todo o Brasil, atingindo elevados índices de audiência. Para se ter uma ideia do fenômeno, na final exibida em 16 de dezembro, o programa chegou a registrar 55 pontos de pico, com uma média geral de 47 pontos.

 

Entrevista à Revista Contigo

No ano de 2003, no mês de julho, enquanto estava em férias em Orlando, Estados Unidos, o animador concederia uma entrevista bastante polêmica a revista Contigo. No depoimento, ele afirmava que estava com uma doença terminal, e que restavam-lhe poucos anos de vida. A entrevista caiu como uma verdadeira bomba no Brasil. A matéria seria repercutida em diferentes veículos de comunicação, sendo desmentida somente alguns dias depois, através do programa “Boa Noite Brasil”, de Gilberto Barros, na Rede Bandeirantes.

 

Amigos inesquecíveis

Luiz Lombardi Neto: Em um especial sobre a vida de Silvio Santos, não poderíamos jamais nos esquecer do locutor Lombardi. Mais do que um amigo, ele foi peça chave na divulgação da grade e dos programas do SBT. É bom que se diga, a amizade entre ele e Silvio Santos começaria ainda na década de 60, na antiga TV Paulista. Lá ele permaneceria até a criação da TVS, quando o animador decide convidá-lo para fazer parte do cast de sua emissora. Lombardi trabalhou com Silvio Santos por mais de 40 anos, sua voz e inconfundível, e lembrada com carinho por todos nós.

Manoel da Nóbrega: Responsável pela criação do programa “A Praça da Alegria”, de 1957, ele foi sem dúvida, um dos expoentes da televisão brasileira. O sucesso de seu programa o levaria a conhecer o empresário Silvio Santos, com o qual manteria fortes laços ao longo das décadas. Um dos momentos mais marcantes dessa parceria aconteceu em 22 de dezembro de 1975, quando ele acompanharia o futuro dono do SBT em Brasília, para que naquela data, o contrato de concessão da TVS fosse assinado. Debilitado, alguns meses depois, ele viria a falecer.

Outros nomes merecem destaque: Ronald Golias, Gugu Liberato, Carlos Alberto de Nóbrega, Hebe Camargo, etc.

 

Curiosidades

– Atualmente, o Grupo Silvio Santos é composto por 37 empresas, com mais de 15 mil funcionários registrados. Entre as principais estão: O Banco Panamericano, a Liderança Capitalização (responsável pela Telesena), o Hotel Jequitimar, as Lojas do Baú, etc.

– Ao longo dos anos, o SBT foi responsável pela criação de diversas vinhetas de sucesso. Relembre uma das mais marcantes na história da emissora:

– Silvio Santos, por sua vez, segue a frente do programa que o consagrou, todo domingo, a partir das 19h45.