Minilua

Blackbeard: A lenda do Barba Negra

Barba Negra é, de longe, o maior mito existente sobre piratas, mas, ao contrário do que muitos pensam, ele foi real e sua fama, mesmo na época, era de fazer inveja.

A origem

Edward Teach, mundialmente conhecido como Barba Negra, devido sua grande e espessa barba, provavelmente nasceu em 1680 em Bristol, Inglaterra. Essa cidade era um dos principais portos europeus, por isso, desde novo, Edward teve contato com o mar e navios.

Como na época os registros eram poucos, são raras as informações sobre o famoso pirata antes dele ganhar sua condição de Capitão do Mar. Especula-se que Barba Negra tenha nascido em uma família de posses, mas seu desejo por aventura foi maior do que a herança. Também não é possível rastrear sua origem, porque os piratas, normalmente, mudavam seu sobrenome para poupar a família dos problemas causados por um criminoso em sua linhagem.

Vida no mar

Ninguém sabe exatamente onde ele aprendeu os ofícios do mar, contudo a aposta maior fica com a Guerra da Rainha Ana, onde ele teria servido em navios militares ou de corsários, aprendendo a arte dos mares.

Sua vida como pirata de verdade começou no Caribe, onde ele trabalhou para Benjamin Hornigold, no comando de algumas embarcações. Como parte desse grupo de piratas, Edward começou a ganhar respeito e fama por seus grandes feitos e coragem incomum.

Anos depois, Barba Negra conseguiu seu próprio navio, que ganhou o nome de Queen Anne’s Revenge (Vingança da Rainha Ana), por isso, acredita-se que, em algum momento, ele tenha feito parte da guerra com nome semelhante a sua embarcação.

Capitão Edward era implacável, mas não malvado. Muita se fala que ele ganhava as lutas com sua fama e também com a aparência temível. Quando havia uma batalha, ele amarrava pavios em sua barba e ateava fogo, assim parecia uma besta vinda do inferno, o que fazia os inimigos desistirem das lutas.

A fama de Barba Negra corria o mundo e, em um ato de azar, seu barco acabou encalhando em um banco de areia. Logo depois, ele conseguiu, mesmo com diversos crimes, se livrar das penas e ser perdoado pelo governo inglês. Só que o governador da Virginia não seguiu o exemplo dos ingleses e colocou o pescoço do pirata a prêmio.

No dia 22 de novembro de 1718, Edward Teach, o grande Barba Negra, sucumbiu na batalha, entrando para a história como o mais famoso pirata de todos os tempos. Mas será que as lendas e mitos sobre ele são verdadeiras?

O tesouro do Barba Negra

Muito fala-se que o Barba Negra tinha um grande tesouro enterrado em algumas das ilhas do Caribe, porém isso é um mito. Grande parte dos saques feitos por ele, em outros navios, consistiam em açúcar e cacau, o que impossibilitava o enterro dos itens.

A morte

Existe uma lenda que fala sobre a morte do famoso pirata. Nela, o corpo dele teria feito três voltas ao redor do barco depois dele ter sido morto. Claro que não é para qualquer um levar cinco tiros, mais de 20 ferimentos de espada e ainda continuar lutando, mas nadar depois de morto é exagero.

O maior pirata da história?

A fama do pirata da barba flamejante era grande, contudo sua fortuna não era igual. Apesar do grande reconhecimento, Barba Negra não foi o pirata mais bem sucedido da história e nem mesmo de sua época. Esse título fica para Black Bart, que possuía uma enorme frota de navios.

A agenda do pirata

Outra lenda com grande força que ronda o capitão da Vingança da Rainha Ana é um diário que ele teria, onde todos seus crimes foram anotados, entretanto, obviamente, o Barba Negra não era burro o bastante para criar provas contra si.