Minilua

Uma breve história da Terra #8

Nem milhares, nem milhões, a Terra tem bilhões de anos e sua história começou muito antes de qualquer criatura viva estar por aqui:

Cenozoico

A extinção que destruiu o reinado dos dinossauros foi tão marcante na história de nosso planeta, que ela também serviu de referência para o fim da Era Geológica conhecida como Fanerozoica. Há 65 milhões de anos, a Era Cenozoica (que significa “vida recente”) começou a moldar o mundo e tudo se tornou diferente, com destaque para os novos dominantes do planeta Terra.

Paleogeno

O Paleogeno é o primeiro período da era Cenozoica e foi dividido em três partes menores. A primeira parte é conhecida como Paleocénico e ocorreu entre 65 e 53 milhões de anos atrás. O nome dessa época é uma referência grega e quer dizer “mais antigo que o novo amanhecer”. Os continentes ainda estavam próximo, mas já possuíam traços bem semelhantes ao que temos hoje em dia:

A fauna era composta de animais pequenos, pois todos os grandes haviam sido dizimados pela última extinção em massa. As flores começavam a se espalhar por todo o planeta, assim como árvores, porém ainda não existia grama. Ao final desse período, a Terra, que já era mais quente do que atualmente, esquentou de maneira repentina e criou um evento que deu início a nova parte do Cenozoico.

O Eoceno, que significa “novo amanhecer”, iniciou “pegando fogo”. Há 55,8 milhões de anos, alguma coisa fez com que a Terra ganhasse 6 graus de calor em menos de 20 mil anos. Tal acontecimento modificou as correntes oceânicas e afetou a flora e fauna. Diversas espécies foram totalmente extintas. O mamiliformes, que são seres da fase de transição entre mamíferos e repteis, perderam espaço devido ao superaquecimento, mas também foi esse aquecimento que permitiu o surgimento dos mamíferos atuais.

Durante esse período, a Antártida se desprendeu da Austrália e o grande calor começou a perder força. Em pouco tempo, os mamíferos se espalharam por todos os lugares e passaram a dominar o mundo. Foi nesse período também que surgiram os parentes antigos dos cavalos, bois, porcos e elefantes.

Após todas essas mudanças em um curto período de tempo, o mundo entrou no Oligoceno, que significa “poucos novos”, uma referência a pequena diversidade que houve nessa época, se comparada com a anterior. Nesse período, que durou de 36 a 23 milhões de anos atrás, ocorreu a separação da Antártida do continente Sul-Americano. Por isso, o clima continuou a esfriar e as florestas diminuíram de tamanho.

Foi nesse período que surgiu o Indricotherium, o maior animal que já andou em terra firme. Pesando até 17 toneladas, com mais de cinco metros de altura e nove de comprimento, esse animal gigantesco, parente dos atuais rinocerontes, não tinha predadores a altura e com apenas três anos de idade já possuía um tamanho descomunal.

Mioceno

Os dinossauros caíram, as terras se separaram e a vida no Planeta Terra continuou seu caminho em direção ao futuro. Agora, os mamíferos tinham o poder e o mundo estava ficando com a cara atual. O mioceno começava como uma outra era qualquer, mas essa seria a era que moldaria o mundo para os terríveis humanos…