Minilua

Brincadeiras inesquecíveis

Você já ouviu a celebre frase: “Recordar é viver”? Quem nunca se pegou pensando nos tempos de criança que deixou aquela saudade!!!Um sentimento de que a infância foi um tempo bom e divertido. Quantas amizades nasceram daqueles momentos e quantas vezes esses momentos se repetiram.

No entanto, com o crescimento da tecnologia e o fácil acesso a internet nos dias de hoje, grande da parte das crianças, presas ao computador, aos jogos interativos e a televisão estão deixando de lado o convívio com outras crianças; e as brincadeiras como “Pular corda”, “Amarelinha”, “Pique – Esconde”, “Pega – Pega”, “Morto – Vivo” e inúmeras outras que reuniam várias crianças nas ruas, parques e até mesmo nos quintais de casa, estão a cada dia tornando-se somente lembranças e memórias que um dia poderão ser totalmente esquecidas.

Pensando nisso e em nome de todos aqueles que um dia puderam se divertir correndo, pulando e brincando por ai, e também por aqueles que ainda não conhecem estas brincadeiras antigas, vamos relembrar algumas delas!!!

Pular Corda

Esta brincadeira pode ser realizada em grupo ou individualmente, basta que os participantes tenham uma corda e muita disposição para pular!!!!

Curiosidade: Muitas academias e personais trainers utilizam o ‘Pular corda’ como uma das atividades para melhorar o condicionamento físico e eliminar calorias.

Amarelinha

 O objetivo dessa brincadeira é fazer todo o circuito de 1 a 9, um número por vez lançando uma pedra em cada quadrado e fazendo o percurso pulando sem pisar na linha indo e voltando até completar o circuito.

 

Pique – Esconde

Esta brincadeira deve ser realizada em grupo. Juntos os participantes definem um lugar (Pique) e um número que ficará como referencia para o participante que irá contar. Um participante inicia a brincadeira com os olhos cobertos contando até o número estabelecido enquanto os outros participantes se escondem. Ao termino da contagem o participante procura os outros, sendo o primeiro a ser encontrado, o próximo que irá procurar.

Pega – Pega

Elege-se no grupo um participante que inicialmente terá que correr atrás dos outros tentando tocá-los. Ao conseguir, o participante tocado será o próximo pegador e assim sucessivamente. Para a brincadeira ficar mais empolgante, pode se estabelecer um local (Pique) onde os participantes poderão ficar por alguns segundos sem que possam ser tocados pelo “Pegador”.

 

Morto – Vivo

Um grupo de crianças lideradas por um participante deve ficar lado a lado obedecendo ao Grito de “Morto” para se agacharem e “Vivo” para voltarem a posição inicial de Pé. O participante que lidera deve alternar a Ordem dos chamados para testar a atenção dos participantes. Os participantes que erram a posição (agachado e em pé) são eliminados.

 

Sente saudades de alguma brincadeira da infância?

 

Não deixe curtir a matéria!

Siga-me no Twitter: (@Nandy Martins) ou me adicione noFace:http://www.facebook.com/Nandy.Minilua