Brincar: ontem e hoje

Houve um tempo em que não existia tantas variedades de brinquedos e mesmo assim as crianças se divertiam, com muita criatividade e sem os vícios tecnológicos de agora. As brincadeiras mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa-anel, roda-pião, empinar pipa, entre outras. Vamos ver algumas imagens de de hoje em dia e de antigamente, estas, com as instruções?




Brincadeiras atuais

Esportes sempre em alta (que bom), e abaixo… os jogos eletrônicos…

blood2-3




duke_nukem_3d_06




ResidentEvil4_SS03




mortal_kombat_deception_profilelarge




-


Brincadeiras do passado

Cinco Marias – Com cinco pedras de mesmo tamanho ou mais artesanal ainda (saquinhos preenchidos com arroz ou com areia). Joga-se todos os saquinhos no chão e tira-se um deles, posteriormente com a mesma mão joga-se para cima e pega-se um das que ficaram no chão. Tem que ir fazendo assim até que não reste nenhum saquinho no chão, pegando a todos eles. Na próxima rodada, em vez de pegar um saquinho por vez, pega-se dois. Na penúltima rodada pega-se três saquinhos ao mesmo tempo e na última rodada, pega-se todos de uma vez só. É bem divertido, especialmente para as meninas que fazem dos saquinhos suas bonecas!

– Roda – forma-se uma roda e canta-se cantigas antigas como: “pau no gato”, “ciranda-cirandinha””, “a canoa virou”, “pirulito que bate bate”, “samba lelê”, “e esta rua fosse minha”, “serra serra serrador”, entre outras.

– Escravos de Jó – Duas crianças cantam a música “escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá”. Cada uma delas com uma pedrinha, garrafa plástica ou um bombom na mão, e vai seguindo o que diz a música.

– Amarelinha: A partir de um risco feito no chão, numera-se de um até dez, no último faz-se um arco representando o céu. Pula-se com um pé só dentro de cada quadrado, sem errar.

Batata quente- As crianças ficam em círculo e uma delas fica de fora. Passa-se uma bola rapidamente de mão em mão e quem estiver fora diz: “batata quente, quente, quente, … queimou!”,. Naquela criança em quem a bola parar, esta é eliminada.

Roda-pião – Na maioria das vezes é de madeira, e o pião é um objeto cônico e quando torcido com a ajuda de um fio ou com as pontas dos dedos movimenta-se em giros.




Mas será mesmo que crianças e jovens estão mais agressivos e os vilões são os jogos eletrônicos? Ou trata-se de um reflexo da sociedade em geral?

Pais! Brinquem com seus filhos! Entrem no mundo deles…fará bem para eles e para vocês!

  1. andre vitor

    4 de janeiro de 2016 em 03:21

    Eu com 14 anos já brinquei de tudo isso, eu posso falar que tive uma infância divertida

  2. Jocélia Alves

    5 de janeiro de 2012 em 11:13

    Uma das minhas brincadeiras favoritas de todas essas citadas acima era a brincadeira de roda. Nas férias, juntávamos uma roda enorme com primos e amigos, alguns até nem tão crianças assim, e passávamos horas naquilo.
    E quanto à mudança nas brincadeiras de hoje, acho que os jogos eletrônicos são mais um sintoma do que uma causa.
    Hoje em dia, o mundo estando mais violento, as crianças não podem mais, infelizmente, brincar tanto na rua quanto antes, e acabam tendo que ficar em casa, o que aumenta o uso da televisão e dos jogos de computador e videogame.

  3. Sandra Ferreira

    20 de fevereiro de 2011 em 19:04

    Bem, nos primordios da humanidade, não existia tanto perigo brincar na rua de caçador, mãe pega, balança caixão! (Isso foi minha vó que me disse, nem sei brincar disso!?)

    • Ling Yao/Ganância

      7 de março de 2011 em 05:09

      Concordo, não foi os jogos eletrônicos que acabaram com as brincadeiras de infância e sim a violência, deixando as crianças brincar na rua podem acontecer desde ser atropelado a ser sequestrado por pedófilos ou por ladrões de orgãos e se prestarem atenção os que são violentos tem mais contato com a rua do que jogando pois geralmente não tem condições para comprar um joguinho para brincar em casa e acaba por se envolver com drogas isto é são os menos favoráveis que acabam entrando na criminalidade as vezes só para sobreviver, então quem é o culpado?Os jogos ou o nosso governo?

  4. Luciano

    4 de junho de 2010 em 17:35

    haushaushuas… eu cheguei a brincarr de peão, esconde-esconde, pega-pega……. e bldes e baldes de outraasssss aaahhhhhhhhhhhhhh so veio shuashuahs…………. BOHHHHHH o joguinho do du Duke nuke (acho q eh assim q escreve) eh um nectar..

  5. Ígor

    1 de junho de 2010 em 21:12

    shauhsua

  6. Ígor

    1 de junho de 2010 em 21:12

    eu jogo amarelinha online!

    • Manu Paty Girls

      26 de junho de 2010 em 20:09

      Cala a boca!!!!! N fala merda…hahahahahahahahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa… Mais sério eu jogo batata-quente online hahahaha

  7. Akissel Donner Winchester

    30 de maio de 2010 em 23:48

    “Hoje nao” , odiava essa droga!

    • Manu Paty Girls

      31 de maio de 2010 em 23:51

      Hahahahahaha 🙂 Era o que tinha pra faze naquele tempo eu acho maneiro,a tecnologia não existia ainda (isso todos sabem) Bom agora que existe criaram vários jogos q viciam e assim paramos de brincar dessas brincadeiras antigas,como disse já hhahahah,mais cada um tem seu gosto :D…
      Como disse já eu acho q quem gosta dessas brincadeira ainda pd brincar,pois não é pq existe tecnologia q temos q parar de brincar.
      Pelo menos as crianças ainda jogam FUTEBOL,brinco de boneca,carinho etc…

  8. Manu Paty Girls

    30 de maio de 2010 em 14:54

    É!, mais não é por que a tecnologia existe agora q nós vamos parar de brincar,eu ainda brinco de Escravos de Jó e de Roda mais tbm uso Pc!

  9. willace

    30 de maio de 2010 em 14:07

    bons tempos aqueles, joga bola na rua e varias outras coisas.

    o mundo muda temos que muda juntos .

  10. Manu Paty Girls

    30 de maio de 2010 em 14:06

    Eu adoro Escravos de Jó e adoro amarelinha depende de cada mãe conhecemos estas brincadeiras. Realmente hoje em dia só tecnologia msm,mas td isso por casa de jogos como:Sonic,The Sims,Batman,Priston entre outros q fazem a gente ficar quase uma hora jogando,inventaram jogos legais q nos viciam e esquecemos da rua e das brincadeiras antigas.Como o The Sims o jogo que tem o 1 o 2 e o 3 é um jogo q tem td q nem na vida real eu gosto muito e me viciei,Sonic com várias fases é um jogo bem viciante,Priston um jogo de magia e luta que vicia tbm,Batman é um jogo de ação e de pensar q tbm vicia bastante.Parabens este post ficou bem legal,e tecnologia é legal mais essa brincadeiras tbm!!!!!

  11. Gabriel Trindade

    30 de maio de 2010 em 13:32

    hehe na minha escola tinha esse hoje não mas ai a professora saiu dando advertencia pra todo mundo q tava brincando, mais da metade da escola

  12. Adriano Saadeh

    30 de maio de 2010 em 12:25

    As crianças de hoje só querem saber tecnologia
    Foi se o tempo! das brincadeiras clássicas

    • Detetive

      3 de maio de 2012 em 11:48

      Se o Pica-Pau tivesse comunicado a policia, nada disso teria acontecido.

16 Comentários
mais Posts
Topo