Brinquedos que marcaram época #5

O brinquedo de qualquer criança atualmente é um PC ou um videogame. Poucas têm a oportunidade de se divertirem com coisas mais reais, como reunir os amigos e brincar de carrinho, um passar um tempo jogando ioiô ou diversos outros brinquedos ou brincadeiras que eram uma mania há anos atrás.brincadeiras-antigas-para-criancas

Quem viveu essa época vai poder matar a saudade, quem não teve esse prazer pode conhecer um pouco mais dessa “era pré-histórica”:

Futebol de botão

11futebol_botao

Na época onde videogame não era algo muito comum, o futebol virtual da galera o jogado com os famosos botões, que se tornaram uma grande mania nacional na década de 90.

O jogo possuía diversas modalidades, que variavam de estado para estado, sendo as mais famosas:

- Modalidade bola 12 toques, conhecida como regra Paulista;

- Modalidade Bola 3 Toques, conhecida como Bola 3 Toques;

- Modalidade Disco, conhecida como regra Baiana.

Além de várias regras, também existiam os mais diversos tipos de botão, que iam desde vidro até plástico. Alguns vinham com adesivos que eram estampados com os escudos de clubes famosos ou mesmo com os rostos dos jogadores.

Infelizmente com o videogame o futebol de botão acabou perdendo bastante espaço e é pouco visto hoje em dia, porém ainda existem campeonatos espalhados por todo o país.




Furby

ClothingMsFurby1a

Criado em 1998 por Dave Hampton, o Furby era um robozinho que tinha como objetivo original substituir o Tamagotchs, dando aos bichinhos virtuais uma vida fora da tela.

E assim como seus concorrentes virtuais, os Furbys possuíam um ciclo de vida e precisavam receber cuidados do seu dono, caso contrário eles poderiam ficar muito doentes. Com o passar do tempo, podia-se notar uma evolução no bonequinho, que começava a falar novas palavras (em inglês). Além disso, ele era capaz de sentir cocegas, diferenciar o dia da noite (claro e escuro na verdade) e também notar a presença de outro Furby por perto, tudo isso era feito através de sensores que vinham dentro dele.

Devido a essas características tecnológicas, bastante surpreendentes para época, os bonequinhos tornaram-se um sucesso mundial vendendo mais de 40 milhões de unidades.




Ioiô da Coca-Cola

1

Lançado nos anos 80, os ioiôs da Coca tornaram uma mania enorme entre os jovens da época, todo mundo na escola tinha o seu e a hora do recreio era hora de jogar ioiôs com os amigos, cada um tentando fazer uma manobra mais legal que a outra.

  1. Tayana Suzanne

    31 de dezembro de 2014 em 12:10

    A unica coisa que não tive foi o furby

  2. Raul Seixas

    19 de dezembro de 2012 em 22:10

    quem ae se lembra de yugioh trading card game?tenho umas 2000 cartas do camelo(sem brincadeira) guardada até hj,as crianças do futuro nao vao ter noçao do que era diversao e vao virar uns fdp gordo sedentario na frente do pc

  3. Raul Seixas

    19 de dezembro de 2012 em 20:35

    eu lembro que eu tinha um desses furby ai,so que era um que o mcdonalds dava de brinde,acho que em 2000,2001 por ai

  4. Luís Felipe

    1 de março de 2012 em 00:46

    Esse furby da medo o.O

  5. Anônimo

    29 de novembro de 2011 em 23:37

    ai vocês esqueceram de colocar o (TAMAGOSHI o bichinho virtual 
    era da hora 

  6. Restaurantes Em SP

    28 de setembro de 2011 em 17:02

    lolo, dinovo, mentex e muto mais que lembra ?
    veja no link abaixo

  7. Pamela Farias

    2 de setembro de 2011 em 10:25

    aaaa que odio da epoca dos ioiô afff sempre tinha alguem com aqueles que custavam 18 ou 20 reais que brilhavam,nao quebravam e eu tinha que comprar o meu no camelo do centro porque minha mae dizia,eu nao vou gastar meu dinheiro nisso ai eu morriiiiia de inveja dos outros kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. Vanessa Fernandes

    11 de agosto de 2011 em 21:34

    IÔ- IÔ  como esquecer! eu tive e me meocionei quando vi aqui rs

  9. Vivi Gonçalves

    9 de agosto de 2011 em 00:13

    esse iô-iô da coca foi febre… tinha também um enorme, vermelho e azul q funcionava à pilha e as luzes piscavam qndo a gente jogava (era paraguaio aquele troço! hj em dia, parafernalha desse tipo é td made in china)… 
    faltou botar aqui o vai-vem, pula cordas do gugu…  ai ai… #nostalgiatotal #culpadominilua 

  10. Júnior Alcântara

    7 de junho de 2011 em 14:37

    Eu tenho comentado que a molecada de hoje não sabe como éramos felizes lá pelos anos 80. Quantas brincadeiras boas! Mãe da mula (pastelão quente, tomate estragado, cada macaco no seu galho, unha de gavião, escrever cartinha para a namorada, desarmar a arminha do vovô…) mãe da rua, queima, taco (essa era a melhor), polícia e ladrão (nossa arma era um estilingue e usávamos cacho de mamona), muitas outras.
    Hoje é só computador, brincadeiras eletrônicas.
    Fiquei feliz em relembrar os velhos e bons tempos. Valeu.

  11. jrodark

    2 de junho de 2011 em 18:08

    sou de 81 e era louco por futebol de botão nossa eu lembro que enchia meu pai para comprar o time acrilico do corinthians eu tenho o tabuleiro ate hj guardado kkkkkkkk

  12. Vivianna Silva

    2 de junho de 2011 em 11:59

    Sou de 89 e me lembro de todos os brinquedos mostrados nesta matéria, porém não tinha habilidade com para brincar com nenhum deles!

  13. Icaro Khalil

    2 de junho de 2011 em 09:53

    nao como antigamente hj os brinquedos sao feitos para crianças forever alone q tem de ficar tracadas dentro de casa!

  14. Lucas Toith

    1 de junho de 2011 em 18:26

    acho errado falar que essa geração esta ruim pq sou de 95 e tenhu 16 agora e falo vivi muitas coisas que colocam em alguns posts, esse aqui so o ioi ioi de coca, minha geração teve card de yug yo (nao lembro com o escreve), tamagochi e posso dizer qu foi muito divertido jogar nintendo e Play 1 marcou minha infancia… qualquer coisa que e vivida na infância e muito foda !

  15. Anônimo

    31 de maio de 2011 em 23:09

    TRADUZINDO VELHARIA

  16. Jonas D'angelo

    31 de maio de 2011 em 18:12

    futebol de botão é mais legal que futebol de video-game e olha que eu tenho 14 anos

  17. Joicy Xavier

    31 de maio de 2011 em 18:09

    Eu tinha um ioiô desse da coca-cola e tinha maior ciúme dele! =D

  18. Calebe Silva

    31 de maio de 2011 em 11:54

    Lol en nem sou da epoca do futebol de botao mas eu tenho desde os 6 anos ate hoje eu jogo 

  19. Emery

    31 de maio de 2011 em 10:46

    Quando criança eu tentava jogar futebol de botão e não conseguia e por isso eu nem gosto dessa brincadeira XD
    Lembro tbm que tinha uma promoção naqueles pacotes de gelatina em que o prêmio era um furby e eu enchia o saco da minha mãe para comprar e ela não comprava)! kkkkkkk
    Minha prima eh de 92 e ela tem esse ioiô da Coca-Cola!

    São bons tempos que não voltam mais!!

  20. Anônimo

    31 de maio de 2011 em 06:12

    Sou de 92 e só tive o ioiô da Coca kkkk

  21. Anderson Matos

    31 de maio de 2011 em 02:00

    concordo meu amigo sou de 90 não existem mais as brincadeiras que agente fazia no recreio (bolinha de gude, ioio, pique-esconde) a essência de ser criança foi devorado por esse monstro voraz chamado “TECNOLOGIA”

  22. Alex Amarante

    30 de maio de 2011 em 23:42

    Putz, quanta velharia… mas que deixa saudade… eramos felizes sem o pc e não sabiamos…. o pior que nasci em 87 e tive quase tudo que foi postado em todas as matérias até agora kkkk….. posso dizer que fui uma criança feliz! Esses brinquedos, grande maioria era febre mesmo, hj em dia não vejo mais isso! Trabalho em escola e a criançada ja quer saber de cel, psp e jogos no pc…. e pior que estes brinquedos “antigos” não são tão antigos assim…. mas vida que segue né hehe

    • Vivi Gonçalves

      9 de agosto de 2011 em 00:10

      A criançada não aproveita mais a infância como a gente aproveitou… infelizmente! Estão ficando “adultos” rápido demais e não estão amadurecendo pra isso. Aos 12 a gente brincava de queimado na rua. Hj, aos 12, a meninada tá namorando, twittando, fazendo pose de modelo e sensualizando pra postar as fotos no orkut e cia.

23 Comentários
mais Posts
Topo