Minilua

Brinquedos que marcaram época #5

O brinquedo de qualquer criança atualmente é um PC ou um videogame. Poucas têm a oportunidade de se divertirem com coisas mais reais, como reunir os amigos e brincar de carrinho, um passar um tempo jogando ioiô ou diversos outros brinquedos ou brincadeiras que eram uma mania há anos atrás.

Quem viveu essa época vai poder matar a saudade, quem não teve esse prazer pode conhecer um pouco mais dessa “era pré-histórica”:

Futebol de botão

Na época onde videogame não era algo muito comum, o futebol virtual da galera o jogado com os famosos botões, que se tornaram uma grande mania nacional na década de 90.

O jogo possuía diversas modalidades, que variavam de estado para estado, sendo as mais famosas:

– Modalidade bola 12 toques, conhecida como regra Paulista;

– Modalidade Bola 3 Toques, conhecida como Bola 3 Toques;

– Modalidade Disco, conhecida como regra Baiana.

Além de várias regras, também existiam os mais diversos tipos de botão, que iam desde vidro até plástico. Alguns vinham com adesivos que eram estampados com os escudos de clubes famosos ou mesmo com os rostos dos jogadores.

Infelizmente com o videogame o futebol de botão acabou perdendo bastante espaço e é pouco visto hoje em dia, porém ainda existem campeonatos espalhados por todo o país.

Furby

Criado em 1998 por Dave Hampton, o Furby era um robozinho que tinha como objetivo original substituir o Tamagotchs, dando aos bichinhos virtuais uma vida fora da tela.

E assim como seus concorrentes virtuais, os Furbys possuíam um ciclo de vida e precisavam receber cuidados do seu dono, caso contrário eles poderiam ficar muito doentes. Com o passar do tempo, podia-se notar uma evolução no bonequinho, que começava a falar novas palavras (em inglês). Além disso, ele era capaz de sentir cocegas, diferenciar o dia da noite (claro e escuro na verdade) e também notar a presença de outro Furby por perto, tudo isso era feito através de sensores que vinham dentro dele.

Devido a essas características tecnológicas, bastante surpreendentes para época, os bonequinhos tornaram-se um sucesso mundial vendendo mais de 40 milhões de unidades.

Ioiô da Coca-Cola

Lançado nos anos 80, os ioiôs da Coca tornaram uma mania enorme entre os jovens da época, todo mundo na escola tinha o seu e a hora do recreio era hora de jogar ioiôs com os amigos, cada um tentando fazer uma manobra mais legal que a outra.