As camadas da realidade

Durante milhares de anos, a humanidade manteve seus limites de conhecimento na borda de nosso planeta, tanto que muitos acreditavam que ele era plano e que no final existia um penhasco. Mas o tempo solucionou essas dúvidas e hoje nós temos um novo penhasco, muito maior do que o antigo.




Fim do Universo

09

Não importa se você acredita que o Universo foi criado por alguns dos milhares de deuses que existem no mundo, se ele é uma simulação de computador ou se surgiu espontaneamente pelo Big Bang. Todos se perguntam a mesma coisa: o que existe no fim do Universo?

O Universo que conhecemos é limitado pela velocidade da luz, pois só podemos enxergar algo quando a luz de lá já viajou até aqui. Tudo que um dia já foi tocado pela luz é chamado de Universo Observável e é simplesmente gigantesco. A tal ponto de ser praticamente impossível para nós, acostumados com metros e quilômetros, podermos imaginar o seu real tamanho.

Mas a grande pergunta, que intriga grandes mentes e simplórios mortais é a mesma: o que existe depois do Universo? Imagine se nós pudéssemos viajar até o limite dele. Chegando lá, pudéssemos simplesmente sair do Universo. O que será que existiria? Nada? Alguma coisa? Um portal para outro Universo?

É praticamente impossível imaginar o que existe lá no fim. Se o Universo é tudo que existe, como pode existir algo além? Mas se ele também é tudo que existe, deveria acabar em algum lugar… É tudo muito complicado…

Falar que uma pergunta nunca vai ser respondida pelo conhecimento humano é uma burrice, mas talvez essa grande questão detenha o título de pergunta mais provável de nunca ser respondida. Afinal viajar até as bordas do Universo é algo praticamente impossível…




Universo de camadas

Film R2

Agora pense se nosso Universo fosse, na verdade, uma simulação de computador. Mas que ele existisse dentro de uma outra simulação. Como se nós fôssemos o “The Sims” de uma espécie altamente avançada. Mas agora, a cada dia, nós estamos chegando ao patamar de raça altamente avançada também. Imagine que daqui a 100 anos, nós vamos ter nossa própria simulação de Universo, ou seja, nosso joguinho “The Sims” vai ser tão avançado, que reproduzirá um outro Universo dentro de nossos computadores.

Isso nos leva a pensar que nós podemos estar dezenas de camadas abaixo do mundo que é “realmente real”. Seria como nós sermos a simulação, da simulação de outras sete simulações. A verdade é que nós não sabemos. Nós tratamos como realidade aquilo que vemos e sentimos, mas como saber se isso não é apenas mais uma camada de simulação?

Quem sabe a resposta para isso esteja lá, no final do Universo, lugar que nós provavelmente nunca chegaremos a conhecer…

  1. Khal Drogo

    2 de maio de 2015 em 20:21

    Acredito na teoria que, fora do universo, existe o limbo: um lugar sem espaço, matéria ou tempo, sendo assim, tão inexistente que nem o “nada” e o “vazio” existe lá.
    É difícil de explicar.

  2. Arthur Gomes

    10 de janeiro de 2015 em 14:55

    Acho provável que podemos estar “vivendo” em uma simulação, há até evidências de que isso pode estar acontecendo, uma delas são os déjà vus (prováveis falhas no sistema que controla e cria essa situação de simulismo).

  3. Thiago Carvalho

    10 de janeiro de 2015 em 02:17

    Precisamos criar nosso proprio simulador do universo para descobrir isso…. bom, The Sims tá ai né… kkk muito massa a matéria!

  4. Guilherme

    7 de janeiro de 2015 em 01:35

    É complicado, por enquanto não tem resposta pra isso.

  5. Gilberson Jesus

    4 de janeiro de 2015 em 20:14

    seria loko mesmo se vivessemos no mundo dos animes hahaha lol

  6. Fear Will

    4 de janeiro de 2015 em 05:50

    Acho que o Diego viu em algum lugar ou teve uma leve paranoia de que o universo é uma simulaçao e estamos sendo controlados ou assitidos. Da pra notar nos posts

  7. Helicopterinho

    3 de janeiro de 2015 em 15:14

    Mas e o primeiro universo, o que criou a primeira simulação? .-. Essa coisa de camada não ajuda em nada a entender a realidade

  8. Adriano Saadeh

    3 de janeiro de 2015 em 14:28

    Isso me lembrou o enredo final de Gantz

  9. Giovanna Favetta

    2 de janeiro de 2015 em 22:13

    Só eu vi na foto do Morfeu que ele parecia um cara mega musculoso? E td mundo sabe que no fim do universo tem um restaurante onde vc pd assistir o big bang acontecer e o que se paga é 1 centavo depositado numa poupança que rende durante 1 bilhão de anos…. Douglas Adams é demais *-*

  10. Stark Tony

    2 de janeiro de 2015 em 16:26

    Boa Diego ! Gostei do post…
    Mas não entendo seu raciocínio. Sua premissa é.Deus não existe, logo, não criou o universo. Mas imagine se…
    Imaginar ?? Imaginar que Deus exista e criou tudo é ilógico, mas que todo o universo e nós humanos podemos ser uma simulação de um computador é lógico ? Faz sentido isso ? Não entendo seu ponto de vista as vezes…

    • Guilherme

      7 de janeiro de 2015 em 01:35

      Também não entendi o que ele quis dizer… contraditório demais…

      • Luis Correa

        16 de janeiro de 2015 em 10:17

        Só eu não achei contraditório? É perfeitamente possível e plausível alguém não ter religião mas acreditar em um universo simulado, mas essa não é a questão aqui, a questão são as possibilidades, afinal, se perguntar ou questionar a possibilidade de algo não implica na credulidade daquilo, explicando melhor, eu, mesmo ateu, posso questionar se algum deus de fato existe, sem de fato acreditar nisso, todas as pessoas estão sujeitas a achismos e questionamentos, e de fato, é possível que sejamos um simulação, não temos provas contrárias disso, assim como não temos provas contrárias a um criador, porém, a falta de provas CONTRÁRIAS a algo, não torna aquilo real, somente possível, apesar de improvável.

    • Blue

      2 de janeiro de 2015 em 17:23

      Também não estou entendo, passou tanto tempo insultando os religiosos dizendo que são burros por acreditarem em um ser superior e agora está dizendo que seres superiores criaram uma simulação onde vivemos, acho que ele andou usando uma daquelas plantas mágicas para ter contato com os grandes espíritos, Diego não acredita em deuses, ele acredita em seres onipotentes e oniscientes que controlam nosso mundo, adicione uns rituais e isso vira uma religião.

      • Stark Tony

        2 de janeiro de 2015 em 17:29

        Não é ? Não vi muita lógica nisso também não…ele é avesso a religião/Deus mas pra certas coisas…aceita o mesmo raciocínio ! Vai entender…

  11. Rap­osa Furry

    2 de janeiro de 2015 em 10:43

    universo dentro de universo dentro de universo dentro de universo dentro de universo dentro de universo […] foi tao mindfuck que…
    [img]http://monkeydesk.at/content/attachments/4081d1328367278-rsod.jpg/[/img]

  12. Matheus

    2 de janeiro de 2015 em 01:47

    A segunda imagem parece ate com o Hulk…

  13. Isaak William

    2 de janeiro de 2015 em 00:00

    A resposta é 42.

  14. question

    1 de janeiro de 2015 em 19:07

    Assistam “The Thirteenth Floor ” ( 13º Andar) é um filme de 1999 não são tão legais os efeitos especiais, mas aborda exatamente esse tema. Feliz ano novo a todos 🙂 !

  15. Gabriel Frigini

    1 de janeiro de 2015 em 12:21

    muito bom o artigo!

  16. chapolim do mal

    1 de janeiro de 2015 em 10:24

    Galera, eu desejo a todos um feliz ano novo e que 2015 seja melhor que 14.
    Eu não pude falar isso ontem porque eu estava na praia curtindo mas agora já to em casa.
    Sobre o post, eu acho que esse assunto é muito complicado e os estudos são muito dificeis de serem feitos.

  17. Lucas Rodrigues

    1 de janeiro de 2015 em 10:07

    Uma Matrix da Matrix e assim sucessivamente…. interessante.
    Espero estar vivo para ver as respostas surgirem… tal busca tem potencial de ir mais além, creio eu.

  18. Riddle Boy®

    1 de janeiro de 2015 em 03:32

    Não vivemos em nenhuma Matrix, isso é uma babaquice, por mais avançado que seja os computadores atuais sempre dão problemas e muitas vezes são detalhes que não tem técnico que resolva este problema quanto mais uma maquina com super processamento da realidade , e se fosse verdade alguém já teria descobrido como sair dessa Matrix.
    https://33.media.tumblr.com/ae146015e9648bcb2eb0ac3afc93ceda/tumblr_n5ob69P7zq1trmvrqo2_500.gif

    • Khal Drogo

      2 de maio de 2015 em 20:24

      Na verdade, as chances de sermos simulações computadorizadas chegam a 99% (pode pesquisar). Mas o que importa é mudar se isso for verdade.
      Apenas continue vivendo.

    • Thiers Domingues

      2 de janeiro de 2015 em 08:03

      e se os computadores que manipulam essa matrix sao trilhoes de vezes mais rapido que os nossos eles nos limitariam,dentro de uma prisao vc nao da picareta para os presos entendeu

    • Doge

      1 de janeiro de 2015 em 14:10

      Mas no caso nós estaríamos na Matrix, não significa que teríamos que ter tecnologia pra criar uma, justamente por estarmos tão atrás em tecnologia que se tivéssemos dentro de uma Matrix não teríamos como provar.

  19. PlayStation

    1 de janeiro de 2015 em 02:47

    Esse post me lembrou de Star Ocean 3

  20. Doge

    1 de janeiro de 2015 em 01:32

    BUGEEEEEEEEI

  21. Cacuety Comment

    1 de janeiro de 2015 em 00:43

    Feliz ano novo ^^

    • Allen Walker

      1 de janeiro de 2015 em 01:12

      Feliz Ano novo do norte…

      • Jeff Dantas

        1 de janeiro de 2015 em 06:47

        Hahahah não seja por isso… feliz ano novo do sul… 🙂

  22. Kássio Henrique

    31 de dezembro de 2014 em 23:18

    O universo continua se expandindo mais para isso e necessário ‘espaço’ consigo imaginar ao certo o fim do universo eme expansão, mas de forma alguma o fim do espaço que ele percorre.

  23. Kássio Henrique

    31 de dezembro de 2014 em 23:15

    A mesma pergunta sobre oque existe apos ou antes iria surgir caso a segunda hipótese estivesse na mesma posição da primeira.

  24. Matheus

    31 de dezembro de 2014 em 21:35

    Essa teoria que fala que o universo pode ser uma simulaçao computadorizada
    e o uma maquina(uma das terias que tenta explicar o que havia antes do big bang)?

  25. Foxzinho

    31 de dezembro de 2014 em 21:05

    Stephen Hawking em sua teoria disse que o universo é como vemos nosso planeta da superfície, não tem fim, pois voltamos ao mesmo ponto, e para sair é como sair da Terra. (A teoria é mais complexa, não é dita assim, alem de abranger mais coisas, mas tentei deixar simplificada)

  26. André Silva

    31 de dezembro de 2014 em 21:03

    Rapaz, realmente é algo extremamente complicado de explicar, o que existe no fim do universo? Isso me leva a crer que o universo é infinito, pois se depois dele existir alguma outra dimensão, ou então um espaço vazio, ele também não faria parte do universo? Nesse momento eu estou boiando aqui, a cada nova resposta surge uma nova pergunta, muito louco isso tudo!

  27. FunkyMiniluaCat

    31 de dezembro de 2014 em 20:41

    Interessante essa teorias. Nosso universo poderia estar dentro de outro universo? ou poderia estarmos em um simulador? Será mesmo que o universo é infinito? Vou deixar essas perguntas para os cientistas.huehue^^

    • Jeff Dantas

      1 de janeiro de 2015 em 06:46

      Hum já pensou, se fosse possível? 🙂

  28. andre meira

    31 de dezembro de 2014 em 20:40

    Acho isso interessante, pois pensar nisso somente nos leva a pensar mais e procurar provas que seria alguns bugs ou falhas nessa suposta simulação, mas se os bugs ocorrerem e nós nem percebermos pois já estamos tão acostumados com isso que vemos aquilo que seria uma falha como algo normal. Então talvez nuca achemos provas se isso é ou não uma simulação de computador.

  29. Max_Power

    31 de dezembro de 2014 em 20:21

    Matéria mto boa,mas muito curta,eu faço um pedido ao minilua……..”façam posts mais completos,com mais conteudo,mais informação,e acima de tudo…………voltem a ser o minilua de antigamente”…….aquele site completo,porém q sempre ficava melhor,aquele site simples mas também complexo,aquele site para adultos,mas também para crianças………..aquele minilua de antigamente………….

    • Adriano Saadeh

      3 de janeiro de 2015 em 14:32

      As matéria de antigamente tinham um padrão não tão longo, ao meu ver, o que importa é a qualidade e não o número de caracteres

      • Max_Power

        3 de janeiro de 2015 em 14:51

        Quanto mais informações melhor é………..sem falar q perdemos ótimas séries como “30 belos motivos”,”os maiores misterios da humanidade”,”pérolas do facebook” e etc…….

        • Adriano Saadeh

          3 de janeiro de 2015 em 19:47

          Quando necessárias se tem mais informações, mas encher linguiça com repetições não vale a pena, enfim… de pende de cada matéria em si.
          Pérolas segue ativa ainda, 30 belos to vendo se volta e mistérios é com Diego

    • Max_Power

      3 de janeiro de 2015 em 07:56

      Desculpa pelo desabafo galera,mas quem não gostou pode ir tomar no “furiktoyou”……

      • FunkyMiniluaCat

        3 de janeiro de 2015 em 14:47

        Então eu vou tomar no “furiktoyou”.Mas diz ai por quanto tempo vc vai ficar negativando a matéria e se lamentando? vou ficar quieto pq respeito sua opinião mas aconselho vc a comentar algo que viu na matéria pois além de vc comentar coisas nada a ver ainda desanima os moderadores. Se quer ajudar diz como deve ser feito para o minilua ficar melhor em vez de sempre criticar o minilua e dizer que antes era melhor e blá blá blá.Só um conselho colega…

    • Murillo Gomes da Costa

      1 de janeiro de 2015 em 23:24

      chorei aqui…

45 Comentários
mais Posts
Topo