A carreira de Raul Seixas

Bom, outro dia escrevi sobre a carreira do Legião Urbana e, novidade, gostei e acho que vocês também, então resolvi começar a escrever sobre alguns cantores ou bandas que marcaram época, foram polêmicos e que todo mundo já escutou uma música ou outra e gostou.

O alvo de hoje é Raul Seixas.

raul-seixas-1

Nascido em 28 de junho de 1945, Raul foi cantor, compositor, produtor e músico e é considerado por muitos um dos maiores representantes do rock no Brasil.

Seu primeiro contato com o rock foi através do consulado norte-americano que ficava próximo de sua casa, depois disso foram várias horas na lojinha de discos “Cantinho da Música” e no cinema, onde se apaixonou por Evils Presley, tamanha a sua admiração que chegou a fundar o "Elvis Presley Fã-Clube de Salvador".

Juntamente com seus amigos, monta a sua primeira banda, “Os Relâmpagos do Rock”, que mudou de nome várias vezes. Raul se afastou por algum tempo de sua carreira musical quando o pai de sua namorada, Edith Wisner, pediu que o fizesse. Em 1967, Jerry Adriani vai a Salvador realizar um show e precisava de alguém que tocasse para ele, então Raul é indicada e o surpreende, indo acompanha-lo durante a turnê.

raulzito Em 1971, Raul acaba se rebelando. Aproveitando a ausência do presidente da empresa em que trabalhava, CBS, grava seu segundo LP, intitulado Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10, o disco foi retirado do mercado e Raul demitido. Em 1972, participou do VII FIC, promovido pela Rede Globo, e conseguiu a classificação de duas músicas, devido à façanha, assinou com a gravadora Philips para gravar o álbum Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock, que não tinha o seu nome na capa.

Muito amigo de Paulo Coelho, compunham juntos e compartilhavam seus devaneios. No ano de 1974, criaram juntos a Sociedade Alternativa, uma sociedade baseada nos preceitos do bruxo inglês Aleister Crowley, onde a principal lei é "Faze o que tu queres, há de ser tudo da Lei".

Desde 1980 Raul estava sem gravadora e agora também sem perspectiva de um novo contrato. Mergulhado na depressão, Raul afunda-se nas drogas. No ano de 1989, faz uma turnê com Marcelo Nova, agora parceiro musical, totalizando 50 apresentações pelo Brasil. Durante os shows, Raul mostra-se debilitado. Tanto que só participa de metade do show, a primeira metade é feita somente por Marcelo Nova.

As 50 apresentações pelo Brasil resultaram naquele que seria o último disco lançado em vida por Raul Seixas. O disco foi intitulado de A Panela do Diabo, que foi lançado pela Warner Music Brasil no dia 19 de agosto de 1989.

arq4b0d414278fc6 Dois dias depois, na manhã do dia 21 de agosto de 1989, Raul Seixas foi encontrado morto sobre a cama pela sua empregada Dalva, por volta das oito horas da manhã, vítima de uma parada cardíaca: seu alcoolismo, agravado pelo fato de ser diabético, e por não ter tomado insulina na noite anterior, causaram-lhe uma pancreatite aguda fulminante. O LP A Panela do Diabo vendeu 150.000 cópias, rendendo a Raul um disco de ouro póstumo, entregue à sua família e também a Marcelo Nova, tornando-se assim um dos discos de maior sucesso do de sua carreira.

Depois de sua morte, Raul permaneceu entre as paradas de sucesso. Foram produzidos vários álbuns póstumos e sua penúltima mulher, Kika, já produziu um livro do cantor (O Baú do Raul), baseado em escritos dos diários de Raul Seixas desde os seis anos de idade até a sua morte.

Álbuns de estúdio: Raulzito e os Panteras · Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10 · Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock · Krig-Ha, Bandolo! · O Rebu · Gita · Novo Aeon · Há 10 Mil Anos Atrás · Raul Rock Seixas · O Dia em que A Terra Parou · Mata Virgem · Por Quem os Sinos Dobram · Abre-te Sésamo · Raul Seixas · Metrô Linha 743 · Let Me Sing My Rock And Roll · Raul Rock Seixas Volume 2 · Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum! · A Pedra do Gênesis · A Panela do Diabo
Álbuns póstumos: O Baú do Raul · Documento · O Baú do Raul Revirado · 20 Anos sem Raul Seixas
Álbuns ao vivo: Ao Vivo - Único e Exclusivo · Eu, Raul Seixas · Raul Vivo · Se o Rádio Não Toca…
Coletâneas: Let Me Sing My Rock And Roll · Raul Rock Seixas Volume 2 · As Profecias · Anarkilópolis
Videografias e Filmografia: Raul Seixas Também é Documento · Phono 73 O Canto de um Povo · 20 Anos Sem Raul Seixas · Raul - O Início, o Fim e o Meio

Sei que ainda tem tem muito o que falar sobre a carreira dele mas não vou me estender muito, vamos aos vídeos (também não vou colocar tudo o que queria):




Tente outra vez:




Cowboy fora-da-lei:




Gita:




Sociedade alternativa:

Opinião pessoal: Nasci bem depois da morte de Raul e conheci sua música através da televisão porém pra mim, até hoje, suas músicas mostram a vida de forma real e creio que todos deveriam ouvir, mesmo sem gostar, algo que ele escreveu, várias delas revelam as suas fases e momentos. Deve-se muita atenção e no mínimo respeito a quem teve ideias novas, a quem conseguiu um ideal, mesmo que isso lhe custasse a vida. Para muitos, suas letras são loucas e sem sentido, para mim, essas pessoas tem preguiça de pensar, pois é isso que suas letras fazem, pensar, refletir e talvez até mudem a sua visão.

Então, TOCA RAUL.

Fonte: Wikipedia

  1. Carlos Eugenio

    22 de maio de 2015 em 18:12

    pai do rock no Brasil!!!!!Gênio!

  2. Douglas Eduardo

    7 de outubro de 2011 em 23:24

    conheci as musicas do raul,muito jovem tinha apenas sete anos,a musica que eu ouvi ja tinha dez,foi mata virgem,me apaixonei pelas letras diferentes na epoca,hoje tenho todas as musicas do raul e uma grande admiraçao com este baiano que revolucionou o rock brasileiro

  3. Weslei Santos

    19 de fevereiro de 2011 em 20:08

    ta ae um dos melhores cantores q o brasil ja teve pena q coisa boa assim so 1 em 1.00000 pena  q so  apere nesse pais 🙁

  4. LanaStrepto

    13 de junho de 2010 em 20:24

    na real RAUL SEIXAS é qm deveria ter o titulo de o rei do rock aki no Brasil, pq ele sim fez rock ,ousou fez oq kis e pronto! é o único cantor baiano q eu tenho orgulho!
    PODE TER QM DISCORDE + MEM IMPORTO CM A MINHA OPINIÃO E N CM AS DO OUTROS

  5. Flavio Santos

    11 de junho de 2010 em 23:13

    • Flavio Santos

      11 de junho de 2010 em 23:14

      coloquei aquele link pq eu fikei irado pq só aparece a penultima postagem

  6. Flavio Santos

    11 de junho de 2010 em 23:10

    muito legal esse cara e ele tinha bons pensamentos, rs ele com certeza era m loko

8 Comentários
Topo