Minilua

Catástrofes que mudaram o planeta #2: Mudanças climáticas

O mundo é mesmo misterioso e talvez nunca desvendaremos todos os seus mistérios. Hoje vamos começar desvendando as curiosidades sobre o suposto asteróide causador da extinção dos dinossauros.

Mudanças climáticas

São tantas as mudanças que o mundo tem enfrentado que, por não estarmos preparados para elas, tem sofrido diversas consequências. Hoje apresentaremos algumas civilizações que foram destruídas por essas mudanças e acabaram mudando também o planeta.

 

Micenas

Micenas já foi o lugar mais importante da grande civilização grega, mas depois do colapso do final da Era de Bronze, época em que, segundo estudos climáticos, o Mediterrâneo esfriou, resultando em uma escassez de chuva nos quatro séculos seguintes.

Acredita-se que com a dificuldade de produzir alimentos levou à extinção da civilização.

 

Chichen Itza

A cidade Chichen Itza, no México, era habitada por maias quando os espanhóis resolveram invadi-la. Mas também foi atingida pela falta de chuva e acabou abandonada.

 

Império Romano do Ocidente

Pelo visto o clima tem mesmo uma forte influência e consegue devastar o mundo! O Império Romano também foi vítima dessa catástrofe. Entre os anos 250 e 500 o clima passou de seco e frio para quente e úmido, e isso de uma década para a outra. Essas mudanças imprevisíveis acabaram com os fazendeiros e suas produções e a falta de alimentos foi um fator de peso na queda do Império.

Os Moche

Durante o século VI, milhares de pessoas foram sacrificadas ao Deus Moche Ai Apaec, (representado na imagem). Os Mocheus construíram diversas cidades na costa do Peru, mas os fazendeiros não tinham como irrigar suas colheitas pois, nos anos 600 os canais de irrigação foram enterrados por dunas de areia. Aqueles que sobreviveram deixaram as cidades.

Depois de muitos anos, os estudos concluíram que um ciclo intenso do El Niño tenha produzido chuvas e enchentes e depois foram castigados por uma seca bem severa.

As mudanças climáticas ainda nos ameaçam. Será que teremos um futuro de catástrofes?

Não deixe de clicar logo abaixo em “Recomendar”, espalhando esse post e ajudando o Minilua!
Me adicionem no Facebook: Nandy Martins e me siga-me no Twitter: (@Nandy Martins)