Catástrofes que podem mudar o mundo amanhã #1

Atualmente, nosso mundo parece um local seguro para a raça humana, mas existem algumas ameaças escondidas e esquecidas que podem destruir a humanidade a qualquer momento:




O Lago Toba

Lake-Toba2

Localizado na Indonésia, o Lago Toba é um dos maiores do mundo. Com 100 quilômetros de comprimento, por 30 quilômetros de largura e tendo até 505 metros de profundidade, esse gigante corpo de água guarda alguns segredos abaixo da superfície. O lago fica a 900 metros acima do nível do mar, pois abaixo de toda aquela água, existe um supervulcão adormecido.




O passado

toba

Há 75 mil anos, a Terra passava por um pequeno momento de resfriamento. Mas as coisas se tornaram muitos piores quando o gigantesco vulcão indonésio entrou em atividade, criando uma erupção sem precedentes. Os cientistas afirmam que o Índice de Explosividade Vulcânica, uma espécie de Escala Richter para vulcões, foi de 8 pontos, que é o maior nível possível, considerada como apocalíptica.

A explosão criou tantas cinzas, que toda a Ásia foi coberta por uma camada de 15 centímetros em todo seu território. O mundo passou por um inverno, com sua temperatura média caindo em 5 graus do dia pra a noite. Plantas e animais morreram aos milhões. E isso gerou algo conhecido como “Efeito de gargalo” na humanidade. Devido ao frio inesperado, os humanos da época que chegavam a 20 mil pessoas, tiveram esse número reduzido para pouco mais de 2 mil pessoas. A quase extinção da raça humana fez com que diversas mudanças biológicas ocorressem.

Os tempos difíceis fizeram com que apenas duas vertentes de humanos sobrevivessem. Uma delas deu origem ao Homo Neanderthal, que foi extinto a milhares de anos, e outra foi responsável pelo Homo Sapiens, que somos nós.




O futuro

AP_chile_volcano_jtm_150303_16x9_992

Desde sua última erupção há 75 mil anos, o vulcão descansa em paz. Mas existe uma grande possibilidade de que ele volte a ficar ativo e isso pode mudar o mundo do dia para a noite.

A Indonésia fica na proximidade dos locais mais populosos do mundo, a China e a Índia. Uma explosão desse vulcão, similar a ocorrida no passado, devastaria o local, matando quase toda a população local. Tsunamis enormes atingiriam os países a volta, da mesma maneira que ocorreu há poucos anos.

A China, principal sistema fabril do mundo, seria dizimada e a Índia se tornaria um dos países menos populosos do planeta. Austrália, Leste Africano e Oriente médio seriam atingidos diretamente pelas cinzas. O resto do mundo viveria um inverno global e o Sol poderia ficar sumido por meses em vários locais do planeta.

O pior de tudo é que essa catástrofe pode ocorrer a qualquer momento e não existe nenhuma maneira de mudar os rumos disso, pois a força de vulcão é poderosa demais para que a humanidade faça algo a não ser assistir e torcer.

  1. Lynn Rock

    19 de outubro de 2015 em 12:19

    Lago Toba huehuehuehuehuehuehuehue

  2. Dr. Tolkien

    18 de outubro de 2015 em 23:41

    ” O resto do mundo viveria um inverno global e o Sol poderia ficar sumido por meses em vários locais do planeta.”
    [img]https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQJGbFLHcuRE88tzm4rGuRGQ9soJILW0TEy6D0G2bTvhMCDC1VS[/img]
    Só eu lembrei disso? XD

  3. Daniel Champoski

    18 de outubro de 2015 em 23:15

    Esse lugar é o verdadeiro c* do mundo… E esperamos que ele não tenha nenhuma diarreia.

  4. Anderson Thiago

    18 de outubro de 2015 em 18:18

    Tomaremos no Toba, mas pelo resultado final, não seria de tão ruim assim.

    • Eduardo Azrael

      19 de outubro de 2015 em 14:04

      Seria o fim do Aquecimento Global por alguns séculos, e um olá à morte por escassez, frio intenso, superlotação em áreas quentes, mortandade em massa de animais e fome extrema.

  5. Gabriel Frigini

    18 de outubro de 2015 em 13:19

    Moradores dessa região! Preparem o “toba”

  6. chapolim do mal

    18 de outubro de 2015 em 12:53

    Não dá pra fazer igual aquele filme vulcano e jogar a lava no mar ou jogar muita agua do mar no vulcão até ele resfriar?

    • Eduardo Azrael

      19 de outubro de 2015 em 14:02

      No filme a vulcanólaga deixa bem claro: um vulcão é uma força da natureza, não dá para barrá-lo, só sair da frente dele (e no filme mostra eles mais limpando de pessoas o caminho à frente para impedir que elas fossem mortas pela lava do que qualquer outra coisa). No caso de um supervulcão, nem toda a água da superfície terrestre e da atmosfera seria suficiente para resfriá-lo antes de ele causar algo similar a um Inverno Nuclear (no caso, o frio extremo que o post fala), uma vez que um vulcão desse tamanho seria praticamente um canal direto ao Manto terrestre. Para se ter uma ideia, a Crosta terrestre onde vivemos é a camada mais fina da Terra; se a Terra fosse do tamanho de um maracujá, a crosta seria mais fina do que a casca! E um vulcão desses seria como um corte de faca nessa casca…

  7. Willyam Ricardo

    17 de outubro de 2015 em 22:53

    Caraca ,crise política,econômica,desemprego,violência,injustiças,etc.E mesmo com tudo isso ,eu achava que não poderia ficar pior.

    E ainda tem gente que toma no Toba cara,afff…..

  8. Aguiar

    17 de outubro de 2015 em 22:03

    Nunca na vida tomar no toba fez tanto sentido

    • Willyam Ricardo

      17 de outubro de 2015 em 22:49

      Se vc tomar no TOBA ,vc vai acabar se queimando . cuidado …..

11 Comentários
mais Posts
Topo