Minilua

Cavernas com incríveis lagos e rios subterrâneos

A cada dia ficamos mais impressionados com as belezas naturais do mundo, porém algumas das grandes belezas da natureza se escondem no subterrâneo de cavernas. Conheça alguns dos mais incríveis rios e lagos encontrados em cavernas.

1- Reed Flute Cave

Caverna Reed Flute ou Ludi Yan, é uma espetacular exibição da natureza. Situada ao noroeste da cidade de Guilin na China, a bela caverna foi descoberta durante a Dinastia Tang, quase 1.300 anos atrás.

 

2- Cheddar Cave

Cheddar Gorge é maior canyon da Grã-Bretanha e dentro dele encontramos a Caverna Cheddar, um lugar incrível onde foi encontrado o mais antigo esqueleto humano completo, encontrado em 1903. Conhecido como o Cheddar Man, os restos foram estimados em 9.000 anos de idade.

 

3- Hamilton Pool Preserve

 

Hamilton Pool Preserve está localizado em Austin, no Texas,  foi criada naturalmente quando a cúpula de uma caverna subterrânea desmoronou revelando esta deslumbrante piscina natural.

Um lugar de beleza incrível,  frequentado por muitos turistas e naturalistas. Quando chove, sobre a borda da caverna de Hamilton, se forma uma linda cascata de 14 metros de altura.

 

4- Luray Cave

A caverna Luray está localizada na Virginia, e são as estalactites que dão um show à parte. Adornando e decorando as paredes e teto da caverna, quando refletidas na água do lago, proporciona um reflexo perfeito.

 

5- Wookey Hole Cave

 

A caverna Wookey Hole está localizada na aldeia de Wookey Hole, uma atração turística em Somerset, na Inglaterra. A caverna possui uma temperatura constante de 11 °C e têm sido utilizada pelo homem há cerca de 50.000 anos.

O rio subterrâneo que passa pela gruta é utilizado para fabricação do papel artesanal.

 

6- Mellisani Caves

O lago subterrâneo se encontra na caverna Mellisani, em Sami, na Grécia. Na mitologia grega, o Melissani era a gruta das ninfas.
A caverna possui um céu azul, rodeado de árvores e florestas, com uma água cristalina refletindo a cor do céu. Com certeza um lugar belo e mágico!

 

7- Lechuguilla Cave

 

A caverna Lechuguilla está localizada no Parque Nacional das cavernas Carlsbad, Novo México. É a quinta maior caverna do mundo, com 193 km de comprimento e 489 metros de profundidade, tornando-se a  mais profunda dos Estados Unidos e do continente norte-americano.

Porém, são os formatos de suas estalactites e estalagmites e a bela piscina natural, que chamam a atenção com candelabros naturais formados há milhões de anos.

O acesso à gruta ainda é limitado aos cientistas e pesquisadores.

 

8- Cenotes – Macan ché

 

Este lago subterrâneo está localizado próximo de Macan Che, na península Yucatán, no México. É um lugar sagrado, considerado como presente dos deuses pelos maias.

Suas incríveis formações se assemelham a uma cachoeira transformada em pedra.

 

9- Banff Cave

Essa linda caverna está localizada no Parque Nacional de Banff, na cidade de Banff em Alberta, no Canadá. Por sua importância e significado histórico, foi designada como sítio histórico. Mais um lugar incrível, um capricho da natureza.

 

10- Lake Cave

 

Esta caverna está localizada no oeste da Austrália. As formações rochosas nos surpreendem com sua beleza. Descoberta em 1867, a atração é uma enorme calcita que pesa mais ou menos 5 toneladas, e parece estar pendurada no teto, desafiando a gravidade, pairando acima do lago.

 

Fonte: bocaberta