Minilua

CDS e DVDS: Vale a pena ter o original?

– Um assunto bastante polêmico, a comercialização de músicas, segue dividindo opiniões. De um lado gravadoras, artistas e produtores, de outro, usuários e trabalhadores.

– Em pauta, o valor final do produto. Tido como caro, este é motivo de controvérsia, sendo questionado por diferentes setores da sociedade.

– Paralelamente a isso, as novas tecnologias empregadas. Na Internet, por exemplo, diversos são os aplicativos focados no tema. Entre os principais estão o Soulseek, Emule, Ares e Limewire.

– Em outra vertente, os chamados camelôs, ainda se fazem presentes. Através destes, a oferta de CDS e DVDS por um preço mais acessível.

– Em meio à crise, as gravadoras se defendem. Alegam que o preço final se faz necessário, até mesmo diante do alto custo envolvido.

– Para seus dirigentes, o valor empregado é utilizado no custeio da obra e dos estúdios de gravação.

– Buscando uma solução, algumas bandas começam a se me mobilizar. Uma das principais, o Radiohead, passou a ofertar suas composições na Internet.

– Ainda na rede, o usuário poderá optar pelo “preço ideal”, contribuindo, todavia, para a difusão das composições do grupo.

– Por aqui, os chamados SMDs (Semi Metalic Discs) poderão ser utilizados no combate a pirataria. Sua difusão, ainda incerta, deverá ocorrer em diferentes estados do país.