Minilua

Celulares que mudaram o mundo

A Nokia é uma das empresas de celulares mais importantes do mundo, que faz parte da evolução dos meios de comunicação sem fio. Por isso a história de seus produtos, conta também a história da evolução dos telefones, afinal muitas das funções que nossos inseparáveis aparelhos possuem foram criadas pela Nokia. Por isso vamos contar um pouco da história de alguns produtos dessa empresa e assim falar também sobre a evolução dos celulares:

Nokia Cityman

Em 1987 foi lançado pela Nokia o primeiro telefone portátil do mundo para as redes NMT. Chamado de Cityman, o aparelho vinha dentro de uma mala de couro, onde era normalmente carregado, pois seu peso e tamanho eram bem diferentes do que estamos acostumados hoje em dia. Essa grande diferença em seu tamanho pode ser notada na imagem abaixo:

Nokia 8210

Em 1997, a Nokia lançava o Nokia 8210, que trazia como seu slogan "small is best" (menor é melhor, em tradução livre). Apesar do tamanho reduzido, o celular trazia diversas funções interessantes, tais como: mensagens de texto, discagem por voz e até mesmo mensagens com imagem (de baixa qualidade). Além disso, o aparelho possuía 35 toques diferentes para a escolha. Contudo o grande marco desse celular foi seu tamanho, que tornou ele um companheiro para todas as horas, afinal seu design permitia carregá-lo para todos os cantos.

Nokia 6110

O Nokia 6110 também foi lançado em 1997, porém não era pequeno, nem apresentava grandes inovações. Contudo ele trazia o grande clássico dos celulares: o game Snake já instalado em seu sistema. O jogo, que foi adaptado para os telefones móveis por Taneli Armanto (que ainda trabalha na Nokia), é o mais popular da história dos celulares, sendo instalado em mais de 350 milhões de aparelhos em todos os cantos do mundo.

Nokia 1100

O Nokia 1100 não possuía nada demais, era um celular extremamente básico e funcional, possuindo apenas os recursos mais comuns da época. Mas seu objetivo era popularizar ainda mais o celular no mundo e possibilitar que até mesmo uma pessoa com poucos recursos pudesse adquiri um aparelho. Além disso, outro ponto forte desse celular era a durabilidade, pois ele foi desenvolvido para ter uma vida útil muito superior aos demais aparelhos.

Dessa maneira, a Nokia conseguiu vender incríveis 250 milhões de unidades desse celular, fazendo com que esse aparelho fosse um dos grandes impulsionadores da telefonia móvel no mundo, pois ele possibilitou a praticamente todas as pessoas a terem um celular para si.

Nokia 7710

Assim que as telas touchscreen foram lançadas, a Nokia criou o 7710, que trouxe ao mercado um novo nível de interação com o aparelho, pois era possível usar a caneta dele e escrever um nota com sua própria letra e manda-la como mensagem para seus contatos. Além disso, o manusear dele era algo que encantou os usuários, afinal telas touch eram algo totalmente inovador.

Nokia N95

Em 2007 a Nokia lançava o N95, um celular a frente do seu tempo, que deixou seus concorrentes sem saber o que fazer, pois ele possuía funcionalidades excepcionais, tais como: GPS integrado, câmera de 5 megapixels com autofoco, vídeo chamadas 3G, além de muitas outras características, que foram utilizadas pelos seus concorrentes somente muito tempo depois. Claro que esse aparelho foi um sucesso, tanto que pouco tempo após seu lançamento ele simplesmente se esgotou em todas as lojas.

Nokia N8

Pouca gente sabe, mas a Nokia é a maior produtora de câmeras do mundo e por esse motivo seus celulares costumam ter as melhores do mercado instalada. Desse modo o N8 possui uma câmera de 12MP, capaz de gravar vídeos com ótima qualidade, muito acima da média de seus concorrentes. O que transformou esse celular em sinônimo de fotografia e vídeos.

Claro que existem muitos outros aparelhos dessa companhia que mereciam serem lembrados, mas é claro que alista seria infindável, por isso selecionamos alguns que realmente marcaram sua época e mostraram todo o potencial dessa grande empresa. Afinal, quem nunca teve um Nokia!