Minilua

A chimpanzé que conhecia a linguagem dos sinais

A chimpanzé Washoe, o único animal no mundo que conseguiu aprender até hoje, a linguagem dos sinais! Ela morreu de causas naturais, no ano de 2007, depois de viver por quase 40 anos em cativeiro.

A chimpanzé era nascida na África, aproximadamente em 1965 e, segundo seus cuidadores, tinha conhecimento de 250 palavras da linguagem de sinais usada nos estados Unidos.

“Washoe nos trouxe uma mensagem de respeito à natureza”, são as palavras da Dra. Mary Lee Jensvold, integrante da direção do Instituto para as Comunicações de Humanos e de Chimpanzés da Central Washington University.

A chimpanzé foi educada num ambiente o mais próximo possível com o de uma criança surda-muda, e as pessoas responsáveis por seu desenvolvimento comunicavam-se com ela por meio da linguagem dos sinais, evitando ao máximo as palavras faladas.

Washoe aprendeu pelo menos 250 termos e, ainda ensinou a linguagem dos sinais a três chimpanzés mais jovens do que ela, que hoje têm entre 29 e 31 anos.

Os cuidadores dela afirmam que a mesma era capaz, por exemplo, de entrar num banheiro e fazer o sinal correspondente à escova de dentes.

Em contraponto, estudiosos renomados como Noam Chomsky e Steven Pinker acreditam que os primatas são incapazes de desenvolver reais capacidades linguísticas, limitando-se a imitar os sinais dos seres -humanos.