Minilua

Cidades fantasmas #3 Bodie

Em vários cantos do mundo existem cidades que foram totalmente abandonadas por seus moradores, algumas devido a vazamentos radioativos, diversas por ser tornarem economicamente frágeis e outras por terem sofrido com problemas naturais ou mesmo por serem consideradas assombradas.

Para você conhecer um pouco da história desses lugares, vamos fazer uma série de posts falando delas e dos motivos que levaram a ser tornarem Cidades Fantasmas.

 

 

Bodie – O Faroeste Fantasma

No ano de 1859, um garimpeiro chamado W.S. Bodey, descobriu na região sul da Califórnia um belo depósito natural de ouro e como naquela época, onde houvesse ouro era construída uma cidade, tanto que existem mais de 6 mil delas abandonas apenas no oeste americano.

Sendo assim, apenas vinte anos após a descoberta da mina, mais de 10 mil pessoas viviam em Bodie, um número bastante expressivo, pois a cidade em 1857 ficava atrás apenas de Los Angeles na questão de moradores. Mas do mesmo modo que o lugar cresceu e prosperou rapidamente, ela decaiu e foi abandonado.

O grande número de incêndios, afinal tudo era feito de madeira, e a escassez de ouro, fez com que essa cidade virasse um legitimo cenário de filmes, pois muitas casas e prédios conseguiram se manter em pé até os dias de hoje, criando um ambiente único e belo, com construções de madeiras centenárias que se parecem com aquelas que víamos em desenhos animados.

Atualmente o local está sob o domínio do governo da Califórnia e quem quiser pode visita-la no verão, pois no inverno a única estrada acaba sendo bloqueada pela neve. Mas caso você não planeje viajar tudo isso para ver uns prédios velhos, pode conferir essas belas imagens: