Minilua

Cidades fantasmas #5 Gunkanjima

Em vários cantos do mundo existem cidades que foram totalmente abandonadas por seus moradores, algumas devido a vazamentos radioativos, diversas por ser tornarem economicamente frágeis e outras por terem sofrido com problemas naturais ou mesmo por serem consideradas assombradas.

Para você conhecer um pouco da história desses lugares, vamos fazer uma série de posts falando delas e dos motivos que levaram a ser tornarem Cidades Fantasmas.

Gunkanjima – A cidade navio

Se você estivesse navegando ou mesmo sobrevoando Japão perto de Nagasaki, poderia acabar vendo ao longe um navio enorme, mas conforme fosse se aproximando notaria que essa embarcação é na verdade uma cidade.

Gunkanjima é um dos lugares mais singulares do mundo. Ela é uma pequena ilha de mais ou menos 1Km², localizada a alguns quilômetros do porto de Nagasaki, que foi habitada entre os anos 1890 até 1974, quando todos os moradores deixaram o local por ordem do governo.

Durante todo o tempo em que foi habitada ela era controlada pela Mitsubishi, que extraia carvão e outros minerais do local, mas depois que os recursos naturais tiveram uma queda devido à exploração desenfreada, a economia local começou a perder força e a cidade teve que ser abandonada.

Apesar de ter apenas 30 e poucos anos que a cidade foi deixada pelo moradores, o local parece um navio fantasma apodrecido, que foi deixado no mar do Japão. Contudo essa situação deve mudar, pois um lugar tão único como esse não poderia ser simplesmente deixado de lado, por isso o governo anda fazendo grandes investimentos para recuperar uma parte da ilha, para que no futuro ela venha a ser um ponto turístico, afinal quem não gostaria de ter a oportunidade de conhecer uma cidade fantasma? Ainda mais essa que tem características únicas?

Nos próximos anos a cidade deve ser reaberta para o público e qualquer um que tiver o dinheiro para ir lá, poderá desfrutar desse local. Mas para quem não vai ter essa oportunidade, pode conferir algumas fotos dessa cidade, que mais parece um navio fantasma: