Minilua

A ciência da criatividade

As vezes surge algum problema ou situação que nos faz pensar durante muito tempo e, mesmo assim, não conseguimos resolve-lo, pois nossa criatividade está totalmente bloqueada. Mas a ciência descobriu cinco truques que podem nos ajudar a sempre sermos mais criativos:

Pare tudo!

O primeiro conselho dado pela ciência até parece estranho, mas funciona.

Quando sua criatividade não está ajudando, faça algo bem simples: Caminhe ou durma! Segundo estudos feitos pela University of Toronto, a melhor coisa que podemos fazer, quando a solução para algo não surge, é dar uma boa dormida ou sair caminhando por aí.

Vários cientistas e matemáticos revelaram que as horas em que eles tem as melhores ideias são quando estão andando ou tentando dormir. Aparentemente nosso cérebro, quando coloca o grande problema em segundo plano, consegue resolvê-lo de alguma maneira.

Tome um banho

Essa chega até ser meio óbvia, afinal todo mundo sabe que no banho nós pensamos sobre tudo, desde a origem da vida até o que fazer de almoço. Por isso quando um grande problema estiver lhe afligindo, pare tudo e vá tomar um banho, a solução pode estar na água quente.

Fique sozinho

Muitas empresas e escolas adoram fazer as pessoas terem grande reuniões em grupos para resolver os problemas, mas isso não é a melhor solução. A ciência diz que a solidão é a amiga da criatividade. Por isso se quer ver a sua funcionando bem, isole-se do mundo e comece a pensar, sem ter ninguém para te atrapalhar.

Felicidade é a alma do negócio

Não tem jeito, se você quer ser supercriativo, vai precisar encontrar a felicidade. Algumas pesquisas feitas com trabalhadores e estudantes mostraram que os mais felizes, também são os mais criativos. Por isso é bom dar um jeito de colocar um sorriso na cara se você quer resolver os grandes problemas do mundo.

Vá pro bar

Pode até parecer um absurdo, mas ir para o bar é um ótima ideia para resolver os problemas, não apenas para esquece-los. Segundo algumas pesquisas, que se utilizaram de uma técnica chamada Remote Associates Tes, as pessoas que bebem moderadamente se tornam mais criativas. Por isso se suas ideias estão paradas e não acha a solução para seus problemas, jogue tudo para o ar e vai tomar um no bar!

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/