Minilua

A ciência dos alimentos: salgadinhos e batatas #21

E conheça nesta semana, dois dos alimentos mais populares do Brasil: os salgadinhos e as batatas. Descubra ainda, os seus principais adeptos e consumidores. Uma boa leitura!

Item 1- A história dos salgadinhos

E veja só: Os salgadinhos, como se conhece hoje, não é um alimento recente. Muito pelo contrário. Sua introdução, aliás, a partir do século XIX.

Produzido em grande escala, ele substituiria um dos alimentos mais famosos do período: as batatas. Estas, em um novo formato, e com novos ingredientes.

Uma vez no mercado, o produto passaria por diferentes fases. A mais relevante por sua vez, a partir da década de 50.

Entre seus sabores, os inigualáveis queijo e bacon. Não menos famoso o de pizza. Reverenciado dentro e fora do Brasil.

Item 2- Os salgadinhos no Brasil

Em nosso país, o alimento seria adotado a partir dos anos 60. Já a sua produção, em pequenas cidades do interior.

Difundido em grande escala, o produto logo se expandiria. No estado de São Paulo, por exemplo, o comércio feito em diferentes pontos de venda. De padarias e supermercados, passando por lanchonetes e bombonieres.

Consumido diariamente, é ainda difundido nas escolas e faculdades. Seu incremento é claro, por meio dos mais diversos condimentos.

Atualmente, diversos são os sabores encontrados. Do tradicional a base de queijo, ao suculento de amendoim.

PS: Ficou com fome? Calma, ainda não acabei…

Item 3- as batatas

Bom, que os salgadinhos são deliciosos. Isso ninguém duvida. O que poucos se dão conta, é de sua principal concorrente, as batatas. Conheça abaixo, os principais modelos encontrados…

E um dado interessante: Foi no velho continente, onde as primeiras batatas seriam produzidas. Neste, a inovação feita a partir de 1681.

Entre os países precursores, três merecem menção: A França, Bélgica e Espanha. No último, como se sabe, a sua rápida aprovação.

Admirada por muitos, as batatas viajariam o mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, o consumo é feito de modo gradual. Em especial, perante as lanchonetes e “fast foods”.

Por aqui, o produto é preparado nos mais diferentes espaços. Como acompanhamento, os tradicionais catchup e maionese.

Consumida por todos, são ainda vendidas com refrigerantes e sucos específicos. Seu sabor, evidentemente, uma delícia… Hummmmmmmm