Ciência pode ter descoberto como realmente atrasar a morte

Quase tudo que envolve a atividade humana está voltado para prolongar sua vida e deixa-la melhor. E agora uma equipe de estudiosos pode ter achado uma incrível solução para salvar diversas vidas em situações de risco.




Vida após a morte

vida-apos-morte

Por definição, uma pessoa sem atividade cerebral por alguns minutos e sem batimentos do coração é considerada morta. Mas um novo estudo, utilizando técnicas inovadoras, pode mudar os conceitos de vivo e morto, dando uma chance para as pessoas, mesmo depois delas estarem em um estado quase irreversível.

Nosso corpo é uma máquina que funciona sem parar. Todas as operações realizadas por ele ocorrem com o oxigênio servindo de combustível, por isso quando ficamos alguns minutos sem ele, a coisa pode ficar ruim e o cérebro pode sofrer danos irreparáveis. O problema é que em estado normal, nosso corpo consome quantidades enormes de oxigênio. Mas o que aconteceria se pudéssemos fazer esse consumo cair quase para zero?

Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh estão desenvolvendo uma técnica que pode fazer a pessoa entrar em um estado de suspensão. A ideia deles é resfriar o corpo rapidamente, pois assim o metabolismo desacelera. Para isso, eles retiram o sangue do corpo, injetando uma solução salina gelada capaz de ajudar no processo de hipotermia controlada.

ICU_IV_1

A verdade é que os benefícios do resfriamento corporal não são nenhuma novidade, sendo usados em cirurgias do coração, onde o sangue da pessoa vai sendo resfriado, até que seu metabolismo fica lento, dando mais tempo aos médicos caso algum problema ocorra. Porém esse processo é demorado e precisa de uma estrutura muito complicada.

Já o processo de substituição do sangue é rápido e muito mais eficaz, podendo ser realizado em dez minutos. Sem o sangue quente, o metabolismo vai quase a zero, permitindo que o corpo sobreviva por até duas horas sem problemas! Isso é algo que pode mudar o tratamento de vítimas de armas de fogo e acidentes.

A pessoa mortalmente ferida chegaria ao hospital, seria resfriada e os médicos teriam duas horas para consertar o ferimento fatal, sem que a vítima sangrasse até a morte. Assim, até mesmo os mais graves ferimentos poderiam ser tratados de maneira eficaz.

Os primeiros teste foram realizados em porcos, simulando ferimentos a bala. A maioria dos animais sobreviveu aos ferimentos fatais, pois os médicos, após colocarem eles em estado de suspensão, foram capazes de tratar todos os ferimentos na duas horas dadas pela nova técnica.

han-solo-carbonite

O próximo passo já está sendo dado. Pessoas em estado grave, devido a ferimentos, que chegarem aos hospital da universidade serão tratadas com essa nova técnica, aumentando as chances de sobrevivência.

Segundo os pesquisadores, depois de ter a substância salina injetada no corpo e o metabolismo estar praticamente parado, a pessoa não está nem viva, nem morta. E quando o sangue começa a ser reinjetado no corpo, o coração volta a bater naturalmente e todas as funções corporais voltam ao normal, sem nenhum tipo de sequela.

Alguns outros pesquisadores já estão trabalhando em outras substâncias, que poderão conservar o corpo por seis horas no estado de suspensão, criando chance ainda maiores para os feridos.

Esse mesmo tipo de técnica pode ser o futuro para viagens no espaço por longos períodos de tempo ou mesmo tomará o lugar da criogenia.

  1. Geilson Antonio

    5 de setembro de 2014 em 11:14

    aqui no Brasil se pararem de morre gente com ferimento de bala e acidente é preju pro governo

  2. Blue

    4 de setembro de 2014 em 20:28

    o título ficou meio sensacionalista,mas a matéria ficou boa

  3. VanDrak SubZero

    4 de setembro de 2014 em 13:26

    Interessante ^^
    realmente isso vai ajudar pra caramba XD
    os filmes antigões de jornadas pelo espaço já previam isso ^^
    Só quero que façam o bendito teleporte :p

    • Rafael Moura

      4 de setembro de 2014 em 15:50

      Já existe, mas é possível apenas com partículas extremamente pequenas.

      • VanDrak SubZero

        4 de setembro de 2014 em 16:19

        hmmmmmm…. pelo menos já é alguma coisa… agora é só aprimorar que daqui a alguns anos, vai ser bye bye pra demora no trânsito :p

  4. Dark J

    4 de setembro de 2014 em 00:34

    Tão atrasados. Os Jedis decobriram isso a mais tempo que voçês, humanos inuteis. Wahahahaha!

  5. Panda

    3 de setembro de 2014 em 23:13

    Olha bem interessante, imagine como vários transplantes dariam certo usando isso, poupando várias mortes na mesa? Ou quantas vidas seriam salvas e teriam menos sequelas, que naturalmente, custariam mais e mais aos cofres? Cara, por isso que eu curto ver esses avanços 😀

    • Blue

      4 de setembro de 2014 em 20:30

      transplante? acho que no futuro vai ser só comprar um fígado ou um rim pelo walmart e colocar a “peça” nova

  6. OtakuSan

    3 de setembro de 2014 em 22:33

    Mas, o metabolismo do corpo fica apenas beeeeeem lento. Ela não para, não é isso? Porque se parasse, o cerebro nao receberia oxigenação e entraria em colapso… mas se o sangue esta sendo substituido pela substancia salina, não traria problemas graves ao cerebro?

    • Blue

      4 de setembro de 2014 em 20:33

      nem viva,nem morta,explicando de um jeito mais fácil: funcionando sqn

  7. leonado santos

    3 de setembro de 2014 em 20:07

    proximo passo:

  8. Lobo Alfa

    3 de setembro de 2014 em 19:58

    senão me engano os pesquisadores estão analisando os anticongelantes de seres do ártico para poder fazer coisas do tipo nas pessoas e indo até além com a criogenia

  9. TENSEI

    3 de setembro de 2014 em 19:49

    será que NINGUÉM leu a matéria?
    aqui não se trata tornar é prolongar a vida da pessoa em termos de idades(de certo modo sim) mas salvar alguém que ESTÁ para morrer!!!
    salvar a vida com um processo que da uma “pausa” nos processos fisiológicos mais comuns, o processo é desacelerado e a pessoa pode ser levada ao hospital… antes de ler o enunciado interprete a matéria!

  10. cara anonimo

    3 de setembro de 2014 em 19:35

    Já pensou se todo mundo fosse imortal ? daria a maior merda ! ¬¬

    • Lobo Alfa

      3 de setembro de 2014 em 19:51

      caro abigo anonimo ,acho que ser imortal seria uma droga,já pensou fazer as coisas que sempre quis inúmeras vezes?uma hora eu iria pedi pra morrer.Acho que viver infinitamente enjoaria.

      • Blue

        4 de setembro de 2014 em 20:34

        é verdade,a rotina de alguns já é chata,imagina se a gente fosse imortal

  11. Cacuety Comment

    3 de setembro de 2014 em 18:48

    Já tem muita gente no mundo…

  12. Jonathan Igor

    3 de setembro de 2014 em 17:24

    Acho que o pessoal não está entendo. A pesquisa em questão não está sendo realizada pra tornar o ser humano imortal, mas conseguir reverter casos em que não há nada que se possa fazer. Imaginem uma vítima atingida por bala perdida por exemplo, na maioria dos casos ela já chega morta aos hospitais, mas aplicando as técnicas utilizadas na pesquisa, será possível mudar esse quadro, assim como em vários outros tipos de ferimentos e acidentes. É claro que vai demorar muito tempo pra população em geral ter acesso a isso, enfim… Só nos resta esperar.

    • Gato Endiabrado

      3 de setembro de 2014 em 21:06

      Like!
      Ninguém entendeu isso até agora.
      Podiam mudar o título um poquin, hein?

    • Emmanov Kozövisck

      3 de setembro de 2014 em 19:33

      Acredito que muitos sequer leram a matéria…

    • Jeff Dantas

      3 de setembro de 2014 em 18:11

      Exatamente, até porque seria algo inviável! Imagina um ser humano, vivendo 150, 200 anos…Aliás, ele nem teria condições pra isso. Nem físicas, nem mentais… 🙂

    • Fai

      3 de setembro de 2014 em 17:53

      eu já imagino bem mais lá na frente, onde a prioridade não será mais emergências e sim um modo de vida.

  13. Fai

    3 de setembro de 2014 em 17:07

    Pelo tamanho do processo isso deve custa rios de dinheiro. não se deve interferir em algo natural da vida que é a morte (me refiro a pessoas que querem ser imortais)

    • Marvelunatico

      4 de setembro de 2014 em 00:41

      Mas o trabalho dos médicos é interferir na vida e na morte, afinal eles tem que salvar vidas da morte. Esse é só mais um avanço que eles podem ter ao seu lado pra salvar mais vidas, afinal, se não interferirem na vida e na morte não pode haver médicos.

    • Lobo Alfa

      3 de setembro de 2014 em 17:10

      nunca entendi de o porquê de querer se imortal…

      • Fai

        3 de setembro de 2014 em 17:49

        Também não entendo, mas se um dia isso acontecesse seria muito triste, imagina só todos que você ama morre e você lá sozinho vendo tudo passar.

        • Diego Martins

          3 de setembro de 2014 em 18:24

          Antes eles do que eu.

          • Marvelunatico

            4 de setembro de 2014 em 00:39

            Diego é muito maligno o.O
            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • Fai

            3 de setembro de 2014 em 18:37

            eita o amor kkkk essa frase me lembrou uma musica.

      • DCemblemático

        3 de setembro de 2014 em 17:11

        Porque imortal>>>>>>>>mortal he-he-he

        • Adriano Saadeh

          3 de setembro de 2014 em 20:17

          Make senses…

          [img]http://3.bp.blogspot.com/-sTjyIizWYzY/UehOHSb4CRI/AAAAAAAAHDc/tRXDeZhjIH4/s1600/cafe.jpg[/img]

  14. Carlos Alberto de Nóbrega

    3 de setembro de 2014 em 16:59

    Péssima ideia cara, a natureza acaba impondo um limite para os seres vivos para equilibrar o planeta, ficar estendendo a duração da vida só irá causar um caos no planeta.

    • Marvelunatico

      4 de setembro de 2014 em 00:38

      Mas no caso ali, é só para salvar vítimas de ferimentos graves.

  15. DCemblemático

    3 de setembro de 2014 em 16:54

    Prevejo apocalipse zumbi vindo ai he-he-he

  16. Raul Seixas

    3 de setembro de 2014 em 16:37

    Isso vai dar M… ,imagina,se hoje em dia já estamos com escassez de recursos naturais,com maior tempo de vida isso só vai piorar,não é certo ir contra a lei da natureza/vida,a anos o ser humano faz isso e de um tempo pra cá só tá piorando tudo.

    • Anonimus Anonimux

      3 de setembro de 2014 em 21:12

      Discordo prefiro que salvem bilhões de pessoas e encha a terra de pessoas do que deixar morrerem daremos algum jeito na terra um jeito que não destrua ela mesmo tendo 120 bilhões de pessoas fora que se criarmos vergonha na cara não seremos humanos por muito tempo. O problema não é a quantidade de pessoas é o modo que fazemos as coisas fazemos elas de um jeito muito erradas temos tecnologias muito avançadas para reciclagem para purificação de água de rios do mar mas não investimos salvar o planeta que é bom nada ne. fora que não reciclamos jogamos no lixao.

      • Raul Seixas

        3 de setembro de 2014 em 21:20

        Entenda,sempre vai existir os homens gananciosos,que querem transformar tudo em dinheiro,olhe o mundo após a revolução industrial,a ganancia transformou o homem no inimigo dele mesmo,as pessoas sempre irão querer mais e mais,e eu não os culpo por isso,o mundo já tem seus dias contados,a cada dia gastamos mais e mais recursos naturais,mas isso é normal,hoje em dia não poderia ver a mim sem consumismo e capitalismo(o que gera a ganancia das grandes indústrias).

    • Emmanov Kozövisck

      3 de setembro de 2014 em 19:32

      Digo-lhe apenas uma coisa, Raul: decréscimo do crescimento demográfico na Europa.

    • DCemblemático

      3 de setembro de 2014 em 16:53

      Agora não é certo contra a natureza, não pode fazer isso porque vai da merda, mas na hora que vai ta morrendo vai fica insistindo para usar essa fórmula em você só pra não morre he-he-he

      • Kirito Macho

        3 de setembro de 2014 em 17:01

        tarde demais cheguei primeiro essa treta é minha HUE

        • DCemblemático

          3 de setembro de 2014 em 17:10

          Seu treteiro maldito, roubou minha treta só por causa do seu abuso vou torce pro Raul Seixas he-he-he

          • Kirito Macho

            3 de setembro de 2014 em 18:47

            HEUEHUEHEUHEUEHu

    • Kirito Macho

      3 de setembro de 2014 em 16:48

      Quero ver se fosse você lá naquela cama no hospital morrendo se não iria querer que te salvassem ou se fosse seus pais? irmãos? falar isso assim quando esta tudo numa boa é fácil, mas quero ver você estando no lugar de alguma dessas pessoas.

      • Marvelunatico

        4 de setembro de 2014 em 00:37

        Afff, que treta mais chula ¬¬

      • Raul Seixas

        3 de setembro de 2014 em 17:10

        “querer o meu não é roubar o seu,pois o que eu quero é so em função de eu” realmente,eu admito que se fosse eu eu iria querer isso,só que pensando como um coletivo isso seria ruim para a sociedade como um todo,mas o ser humano é egoísta,então eu admito,sou egoísta.

        • Kirito Macho

          3 de setembro de 2014 em 18:48

          e.e queria treta mas ocê já falou que é egoísta então nem da de levar a discussão adiante =(

    • chapolim do mal

      3 de setembro de 2014 em 16:47

      A males que vem para o bem, nesse caso seria a mortes que vem para o bem. Imagine a Terra com 120 bilhões de pessoas, seria um inferno com certeza.

      • Lobo Alfa

        3 de setembro de 2014 em 16:58

        no passado foram os dinossauros,hoje somos nós,duvido muito que uma pedra de 9km mate a gente,mas acho possível que nós nos aniquilemos por conta de recursos naturais.

        • General Enclave

          3 de setembro de 2014 em 19:04

          hmm isso me é familiar “mas acho possível que nós nos aniquilemos por conta de recursos naturais.”= começo da guerra que causou o apocalipse nuclear em Fallout

          • Adriano Saadeh

            3 de setembro de 2014 em 20:16

            é um assutador cenário para o futuro e que parece estar cada vez mais próximo

    • Raul Seixas

      3 de setembro de 2014 em 16:39

      Pensem,quantas pessoas morrem em hospitais por dia? imaginem se ninguém morresse mais lá,também iria gerar desemprego e tudo mais,parece algo cruel,mas é o ciclo da vida

  17. General Enclave

    3 de setembro de 2014 em 16:36

    eu não acho que nem isso poderia ajudar esses caras
    [img]http://img2.wikia.nocookie.net/__cb20140902223301/fallout/images/a/ae/Killing_Kimbal.gif[/img]

52 Comentários
mais Posts
Topo