Cientistas afirmam que a matéria escura que compõe a maior parte do universo “pode não existir”

Orfeu2

Alguns cientistas afirmam que a matéria negra e energia (substâncias misteriosas que representam 96 por cento do universo) podem não existir, afirmou um relatório ontem.

Acredita-se que o poder de expansão do cosmos é atribuída a esses dois materiais. No entanto, se a prova for confirmada, isso significa que a teoria usada para calcular a estrutura do universo até agora pode estar errada.

Planetas, estrelas, asteróides e gases somam apenas quatro por cento do cosmos, de acordo com o Modelo Padrão da Cosmologia, que analisa a teoria do big bang.

Fig2-GraficoPizza

No entanto, o estudo realizado por físicos da universidade de Durham levanta a possibilidade de que este é falho, e pode não haver nenhum "lado negro" do universo, o que poderia significar que o cosmos não se expande tão rapidamente como se acreditava.

Dr. Robert Massey, da Royal Astronomical Society, que publicou os resultados, disse: “Isto desafia muito nossas suposições sobre o futuro a longo prazo do universo, porque o pressuposto no momento é que o universo está se expandindo e se ele não está seria um grande choque”.

Os teóricos acreditam que a matéria escura afeta o movimento das galáxias, interferindo com gravidade, no entanto, a energia escura é considerada de maior importância.

O professor Tom Shanks, que produziu o relatório com o estudante Utane Sawangwit, disse: "Se nossos resultados se confirmarem, então será menos provável que a energia e a matéria escura dominam o universo. "Então, a evidência de que o universo tem um lado negro irá enfraquecer”.

Seu estudo é baseado em novos dados de um satélite da NASA, que foi colocado em órbita em 2001 para monitorar a radiação de calor do Big Bang.




A teoria que conhecemos:

  1. Jerson Junior

    16 de outubro de 2012 em 08:23

    planeta OA,aí vou eu!

  2. Jerson Junior

    16 de outubro de 2012 em 08:23

    ja pensou viajar para outros locais do universo (num futuro não tão distante) sem que o tempo percorra de uma maneira diferenciada? 

  3. Eduardo (Edward Mãos de Tesoura)

    10 de junho de 2012 em 17:39

    materia escura……tô rachando a cuca pra entender incrivel as diferença dos post do minilua de antes e os de agora

  4. Willian Da Silva

    4 de fevereiro de 2012 em 22:35

    essa é uma teoria que pode ter muitas controvérsias e pode levar muitos anos para se afirmar(ou não) dessa teoria.

  5. Cleriston Rodrigues Farias

    30 de setembro de 2011 em 11:36

    Isso seria increvel viaja no universo sem sai do tempo real seria increvel conheçer outros sistemas solares.

  6. EDENILSOM

    21 de julho de 2010 em 18:03

    nada contra mas na real sabemos q a maioria das estrelas vimos oje nao exitem mais tipo se esxite vida em outra galaxia ou tao detante quanto as estrelas q vemos na real se eles tiverem nos oliando dela eles nao tao vendo nossa especie atual eles tao vendo um planeta q eta em formaçao vamso dise bem antes dos dinosauros pois a distancia de uma etreala e tao grande q aimagem ate chega aqui dela demora milhares de anois pra nao dise milhoes
    ]e assim tipo as estreals q vemsoa maioria ja ta estinta e nos tamos vendo elas brilhado forte mas ela ja era e conplicado mas se voce imagina q a lus do sol demora algum minutos pra chega aqui e o sol perto de outras estrelas ta pertinho imagina uma galaxia q ta abilhoes de anos lus
    pence nisso nunca saberemso e exite algo la ou nao nao tem como sabe so teoria e nada mais [email protected]

    • Marco Tulio

      13 de maio de 2012 em 16:07

      Belo português (:

    • Carlos Araujo

      12 de abril de 2012 em 22:56

      Tirando o português, realmente você está certo em tudo oque você disse. Na minha opinião, a matéria e energia escura não existem, pra mim é o tempo fluindo no universo naturalmente.

  7. Aida Saadeh

    15 de junho de 2010 em 22:29

    ops… *emoticons

  8. Aida Saadeh

    15 de junho de 2010 em 22:28

    😀 Obrigada triplamente (pela minha frase mesmo sem emtoticons de palmas…rsrsrs, pelo autor, um Saádeh rsrs , e pelo minilua , onde colaboramos com nossas ideias) 🙂

  9. renatoyzx

    15 de junho de 2010 em 19:33

    nada de novo essa teoria ja estava sendo estudada com mais detalhes
    BRAZIL!
    depois vcs o diego a equipe ai da uma olhada no youtube e escreve na busca “A chegada” baguio tensao ate d+ mais tipo sao 35 partes de 10 minutos cada uma mais vale apena ver fala sobre conspiraçoes religiao e espaço so com argumentos comprovados nao e nada de lorota
    Vlw ae flw

    • Adriano Saadeh

      15 de junho de 2010 em 19:43

      Mas os detalhes certamente são novos! visto que foram divulgados ontem.

      • Aida Saadeh

        15 de junho de 2010 em 20:11

        Bom estar trazendo isso aqui…pq é um espaço onde as pessoas ficam sabendo dessas coisas que muitas vezes não leriam noutro espaço menos popular! Os jornalistas correm atrás das notícias e aqui elas têm um alcance menos limitado. Legal! Parabéns!

        • renatoyzx

          15 de junho de 2010 em 20:17

          Frase linda e 100% correta se tivesse emoticon de palmas….
          Concordo com voçe Aida.
          Gostaria que tivesse mais espaço aqui para este tipo de informação nao deichar as oltras de lado mais por estas com mais frequencia, porque e algo que muita gente nao tem conhecimento desse assunto e é algo interessante de se saber PArabens MiNiLua

14 Comentários
Topo