Minilua

Cientistas criam hologramas a partir do som

Um holograma é uma imagem tridimensional criada sobre um suporte bidimensional, tal como um vidro, plástico ou papel.

Este fenômeno visual é gerado a partir de um feixe de laser microscópico em uma película fotossensível e então projetado sobre a superfície de tal modo que todos os planos do mesmo são incorporados simultaneamente.

A criação de hologramas de luz é bastante comum e é um fenômeno usado em filmes e fotografia. No entanto, um grupo de cientistas acaba de criar um holograma usando o som para mover partículas.

Imagem 3D a partir do som

Um grupo de cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha, conseguiu criar uma imagem tridimensional utilizando apenas o som. Os pesquisadores alcançaram esses resultados graças ao fenômeno da levitação acústica.

A levitação acústica permite que objetos flutuem combinando uma superfície de vibração, um refletor e ondas de som em uma exata frequência. Uma vez que as ondas sonoras refletidas são capazes de interagir umas com as outras, elas levitam os objetos. No entanto, neste caso, o computador utilizou um molde de plástico impresso e ultra-som para mover as partículas extraídas e descrever o padrão no modelo.

Com esta técnica, eles foram capazes de obter padrões complexos no ar, tais como a forma de um pombo. Isto representa uma tecnologia inovadora, uma vez que se pode garantir a formação de imagens em 3D muito mais simples do que o modo convencional.

O que você acha desta nova tecnologia? Comente!