Minilua

Cientistas criam sabre de luz

Um dos maiores sonhos de qualquer nerd desse mundo é ter um sabre de luz, só que, até hoje, era impossível criar tal arma, pois não existia nenhum tipo de substância ou material capaz de ser usado para esse fim, mas isso mudou!

Um grupo de cientistas, liderados por Mikhail Lukin (Skywalker?), professor de Harvard, conseguiu criar um novo tipo de estado da matéria e, segundo a própria descrição deles, podemos comparar isso aos famosos sabres de luz da Saga Star Wars.

No mundo dos fótons (partículas que formam a luz e a força eletromagnética) sempre houve uma grande discussão sobre a possibilidade dos fótons se unirem e formarem moléculas. Contudo, até os dias de hoje, tudo isso não passava de teoria, só que esse grupo de cientistas do MIT e de Havard conseguiram criar um novo estado da matéria, que tornou realidade a ideia que antes era teórica.

Um das características mais marcantes dos fótons é que eles não interagem entre si, mas usando lasers, temperaturas próximas de zero, átomos de rubídio e outras coisas malucas, os pesquisadores conseguiram atingir o tal estado da matéria que era apenas um pensamento teórico.

“Não é uma analogia absurda comparar isso com os sabres de luz,” explicou Lukin. “Quando esses fótons interagem uns com os outros, eles estão empurrando e desviando entre si. A física que está acontecendo nessas moléculas é semelhante ao que vemos nos filmes”.

Agora é esperar e torcer para que os sabres estejam por aí em breve, afinal, está mais do que na hora de termos Jedis para salvar a Galáxia!

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/