Minilua

Os cinco lugares mais poluídos do mundo

Em quase todos os lugares habitados do planeta existe ao menos algum tipo de poluição, mas em alguns locais os índices são tão altos para a saúde, que torna-se até mesmo letal. Veja os cinco lugares na Terra onde a poluição chega a níveis absurdos.

5 – Lake Karachay, Rússia

Lake Karachay é um pequeno lago localizado no oeste da Rússia. O Lago foi utilizado durante anos pela União Soviética para o despejo de resíduos radioativos e é considerado o ponto mais poluído da Terra. O Lake Karachay acumula alguns 4,44  EBq de radioatividade em menos de um km quadrado de água. Para efeito de comparação, o desastre de Chernobyl liberou 5,12 EBq de radioatividade ao longo de milhares de quilômetros quadrados. Afirma-se que apenas uma hora de exposição a este lugar seria letal.

4 – Chernobyl, Ucrânia

Quem nunca ouviu falar do maior acidente nuclear da história? A cidade tornou-se fantasma depois da explosão que espalhou radiação e contaminou milhares de pessoas na Ucrânia e nas áreas vizinhas. Hoje, ainda apresentando grande níveis de radiação, Chernobyl permanece desabitada, algo que não deve mudar nos próximos séculos.

3 – Linfen, China

Linfen é uma cidade da Republica popular da China. É uma região rica em carvão e é a cidade mais ambientalmente degradada do mundo. A maior fonte de poluição de Linfen provém das grandes indústrias da região e da grande queima de carvão, que desce das minas localizadas nas colinas ao redor da cidade. A população, de cerca de 4 mil habitantes, é obrigada a usar mascaras de proteção por causa dos altos índices de poluição do ar e sofre constantemente de problemas respiratórios.

2 – A Grande porção de Lixo do Pacifico

Localizado no Norte do Oceano pacífico, é nessa região do mar que está um dos cinco maiores sistemas de correntes marinhas rotativas do mundo. É nela onde concentra-se uma grande quantidade de resíduos plásticos e outros lixos que são jogados no Oceano Pacifico. Considerado a maior concentração de lixo do mundo, essa grande porção de lixo se entende por cerca de 680 quilômetros quadrados, trazendo prejuízo para diversas espécies que habitam o local.

1 – Ahvaz, Irã

De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde, Ahvaz é hoje a cidade mais poluída do mundo. A cidade  fica no sul do Irã, e tem uma população de quase 700 mil habitantes. A fumaça alaranjada que desce sob a cidade é causada pelo desenfreado crescimento industrial consequente da recente descoberta de petróleo na região. A cidade tem um clima muito quente, com verões longos, que chegam a 50°C. O clima é desértico e a chuva é muito rara. Ahvaz sofre de constantes tempestades de areia, um problema que só agrava a poluição do ar.