Clássicos infantis da TV Cultura

O Mundo de Beakman

clip_image001

Exibido no final dos anos 90, o seriado apresentava a ciência de um modo interessante e divertido para as crianças. A atração protagonizada pelo ator Paul Zaloom, chegou a contar com a aparição de diferentes personagens da história, destaque para as aparições fictícias de Benjamin Franklin e Albert Einstein.

Personagens: Beakman, Lester, Liza, Josie, além é claro, dos pingüins Don e Herb.




Mundo da Lua

clip_image002

Alô, alô, planeta terra chamando. Foi com esta frase, que Luciano Amaral conquistou todo o Brasil com seu personagem, o garoto Lucas, Silva e Silva. O seriado, que contou com diversas participações especiais, foi exibido entre 1991 e 1992, sempre com bons índices de audiência.

Elenco: Antônio Fagundes, Gianfrancesco Guarnieri, Mira Haar, Mayana Blum, Ana D’Lira.

Participações especiais: Denise Fraga, Etty Fraser, Edson Celulari, Marisa Orth, entre outros artistas.




X - Tudo

clip_image002[5]

Com uma proposta inovadora, o X-Tudo foi uma programa educativo do começo da década de 90. Seu foco era apresentar os mais diferentes conceitos, sempre com uma abordagem inteligente e divertida para crianças e adolescentes. O programa em si, intercalava diversos quadros de sucesso, destaque para os de culinária e literatura. Ainda sobre o X-Tudo, a atração chegou a contar com importantes nomes como o do ator Gerson de Abreu, responsável pelos diálogos com o boneco “X”.




Castelo Rá-Tim - Bum

clip_image002[7]

Protagonizado pelo ator Cássio Scapin, o “Castelo Rá-Tim-Bum”, girava em torno do personagem Nino, um garoto de 300 anos, que sonhava em ter amigos. Durante a atração, o telespectador era convidado a vivenciar o cotidiano dos mais diferentes personagens, de extraterreste a lendas do folclore brasileiro. Importantes atores marcaram presença no programa, destaque para Sérgio Mamberti, na pele do feiticeiro Vitor. O programa chegou a registrar 12 pontos de audiência, um feito e tanto para as produções da emissora. Se estiver curioso para saber como estão hoje os atores clique aqui.

Outras atrações que merecem destaque: “Glub Glub”, “Rá-Tim-Bum”, “Cocoricó”, além dos desenhos “As Aventuras de Tintin”, “A Pedra do Sonho”, “Animais do Bosque dos Vinténs eDoug”.

pic infantis tv cultura

  1. Luiz Carlos

    27 de janeiro de 2016 em 21:25

  2. pikachu

    8 de dezembro de 2014 em 14:51

    Minha infância ^^

  3. Pedro Felippe Del Rei

    4 de janeiro de 2014 em 18:07

    Ah Nesse tempo a Cultura prestava,tinha muitos desenhos deis de cedinho porque o único motivo que me faziam acordar cedo era para assistir esses desenhos isso sim que era se divertir na televisão

    Bons tempos que não voltam mais (Saudades eternas)

  4. Bellinha Scullen

    14 de outubro de 2013 em 19:34

    Só senti falta de Babar, aquela do elefantinho de terno verde, sabe?

  5. Caue Yamamoto Ribeiro

    25 de agosto de 2013 em 21:42

    Lembro de tds e gostava MUITO de tds kkkk principalmente de Castelo Ra-Tim-Bum o Ra-Tim-Bum o Doug o X-tudo tbm com as mágicas kkkk e o Mundo da Lua gostava muito tbm de Tin Tin kkkk e da Ilha Ra-Tim-Bum kkkk era dahora tbm kkkk

  6. Kouta H!'

    17 de janeiro de 2012 em 21:49

    ahsuahsuhsuahs me divertia muito assistindo mundo da lua =D
    Bons tempos que nunca mais retornarão. 

  7. Wivian Nery de Araujo

    28 de julho de 2010 em 22:19

    nossa voltei ao passado como era bom esses programas.
    pena q ñ tem mais. ñ tem nada de bom na tv pra minha filha.

  8. TENSEI

    27 de julho de 2010 em 21:58

    vi e vivi a decada de 80, e não acho tudo
    o que dizem, prefiro a decada de 90
    muito mais divertida assisti todos esse classicos todos os dias

  9. Gilmar JunioR

    27 de julho de 2010 em 09:35

    Cara outro programa que merece grande destaque mesmo naum sendo da mesma amissora e sim do SBT, e que foi assistido por quase o mesmo publico que estes na mesma epoca foi o Disney Club (a pesar de só ter lembrado do nome TV CRUJ – Comite Revolucionario Ultra-Jovem).

  10. Lucas Henrique Maciel

    27 de julho de 2010 em 08:35

    Todos eu ja assisti menos O Mundo de Beakman eu creci vendo tudo isso sou da decada de 90 estudava a tarde e até dar a hora de ir pra escola eu assistia faltava de proposito só pra ver esses seriados simplimente demais e educativos pena que hoje as crianças não querem mais saber disso são só esses desenhos podres de tv globinho bom dia e CIA antes esses programas eram bons o bom dia e cia tinha desenhos legais como pernalonga piu piu e frajola patolino mais sumiram todos são porcaria de bem 10 juniper li desenhos sem graça

  11. Osmar TrixXx

    27 de julho de 2010 em 00:55

    Eu acompanhei esses programas e sinto muita saudade e gostaria se possível de que esse fantástico site, fizesse uma matéria com outros programas um pouco mais antigos do que esse dos anos 80 que vivi e sinto muita saudade, cito os seguintes programas que me vêem a memória neste instante.
    Xuxa

    Maria da Graça Meneghel mais conhecida por “Xuxa” começou sua carreira como modelo manequim.

    A extinta Rede Manchete foi a primeira emissora de TV que a loura trabalhou, ela apresentou o Clube da Criança e teve oportunidade de gravar participações especiais nos discos do grupo Trem da Alegria.

    O sucesso não demorou a chegar e a Rede Globo levou Xuxa para animar as manhãs dos baixinhos transformando a ex- modelo na Rainha dos baixinhos
    Mara Maravilha

    Mara Maravilha foi uma das primeiras apresentadoras infantis da TV brasileira. Ela começou na TV ITAPOÃ (Bahia) participado de programas locais e mostrando o seu talento como cantora e comunicadora apresentando programas de sucesso como: Clube do Mickey e Parquinho.

    A nível nacional Mara apresentou o Show Maravilha por quase 10 anos, lançou mais de 15 discos, na Argentina a Baiana conquistou seu próprio programa na TV, hoje Mara se voltou para a música gospel repetindo o sucesso que sempre fez.

    Angélica

    Angélica foi mais uma descoberta da Rede Manchete, uma tentativa de criar mais uma “Xuxa”, ela é mais uma das várias louras que invadiram nossa TV na década de 80.

    Além de apresentadora infantil Angélica também era cantora atingindo um grande sucesso com a música “Vou de Taxi”.
    Mariane

    Mariane comandou os programas Do-Ré-Mi-Fa-Sol-Lá-Si e Programa Mariane nas manhãs SBT por mais de dois anos. Após um breve afastamento da TV ela voltou com o Programa Tudo por Brinquedo nas noites da recém lançada CNT; A loirinha trocou mais uma vez de emissora e foi para as tardes da TV Record com o “Tarde Criança”.
    Sérgio Mallandro

    Com muita irreverência o Serginho Mallandro apresentou o programa Hora Do Capeta nas manhas do SBT, com o grande sucesso foi contratado para a TV Globo onde substituiu Xuxa em suas férias e ganhou um programa próprio na emissora global.
    Bozo

    Bozo foi um dos programas de maior sucesso em todo o mundo, importado dos Estados Unidos, Silvio Santos trouxe para o Brasil o palhaço como principal atração infantil da antiga TVS (Hoje SBT). Bozo era tão famoso que tinha até seu próprio desenho animado.

    Aqui no Brasil vários atores vestiram a roupa do Bozo, dentre eles o que teve mais destaque foi Luiz Ricardo (Jurado do Show de calouros).
    Fofão

    Fofão é um personagem criado por Orival Pessine e surgiu junto com a Turma do Balão Mágico, com o fim do programa na TV Globo o personagem já muito famoso foi convidado para apresentar um programa próprio na TV Bandeirantes chamado TV Fofão.
    Turma do Balão Mágico

    Simony, Mike e Tobe eram os apresentadores do programa Balão Mágico na década de 80, eles apresentavam desenhos e atrações nas manhãs da TV Globo.
    Daniel Azulay

    Inventor, estimulador, são inúmeros os adjetivos que podem ser dados a Daniel Azulay, ele e toda sua turma colocava a criançada para pensar, fazer trabalhos e experiências nas manhãs de Sábado da TV Bandeirantes.
    é isso pessoal e parabéns pela matéria, a cada dia que passa esse site vai se tornando cada vez melhor.

  12. Flávio Henrique de Vicente

    26 de julho de 2010 em 22:35

    Só tenho uma coisa a falar …Isso tudo aí em cima foi minha infância fez parte da minha educação, me divertiu muito e me fez sonhar, e tenho certeza que não fui só eu!!! quem depois de assistir ao mundo da lua ao ao castelo nunca depois tentou fazer algo parecido, seja o foguete, ou uma praia, ou mesmo coisas simples que esses programas ensinavam! Nós dessa geração fomos muito felizes por termos tido a oportunidade de ver e aprender com esses programas que além de serem muito legais tinham um conteúdo altamente educativo! Que falta eles fazem para as crianças de hoje!, e eu sinto ainda mais por saber que atendencia é piorar!eu tenho medo de pensar o que meu filho “quando tiver um” vai ver na tv!

  13. cleberson

    26 de julho de 2010 em 21:50

    eram programas mto bons q eu assistia sempre =D
    noss.. q saudades da minha infância agora *-*
    tempos q ñ voltam =( ²

  14. charles lindberg

    26 de julho de 2010 em 20:16

    carambaaa era bom de mais esses programas.assistia o x-tudo e o O Mundo de Beakman

    o ratimbum eu assistia mas nem tanto

    aa tempos que nao voltam…=[

  15. DARLAN

    26 de julho de 2010 em 19:44

    aah,quando eu tinha 5 anos,u gostava muito de x tudo…

15 Comentários
mais Posts
Topo