Minilua

Códigos secretos que podem nos ser úteis

Geralmente, lugares e instituições que cuidam de várias pessoas possuem códigos que são apenas usados por quem cuida desses locais. Essa linguagem codificada foi inventada para que somente os encarregados soubessem o que estava acontecendo – isso evitava algumas coisas indesejáveis, como o pânico da multidão. Claro que existem alguns códigos que são mais conhecidos que outros, quem sabe alguns deles até não sejam úteis? Confira:

Dez códigos

Trata-se de vários códigos que são usados entre os oficiais da lei dos EUA, outros países usam códigos similares. Embora seja possível encontrar ele detalhadamente na internet, vários departamentos de polícia já tentaram proibir sua distribuição. É comum vê-los em filmes que envolvem a polícia, por exemplo, um 10-00 (ten double zero) significa oficial abatido, e por aí vai.

 

Códigos profissionais

Sim, vários profissionais possuem um código entre eles, principalmente os de informática. Um dos termos mais conhecidos usados por eles é PEBKAC – o problema está entre o teclado e a cadeira, já traduzido – outra sigla também usada é ID 10 T ou, se preferir, ID10T – idiota.

 

Time check

Se você ouvir isso alguma vez, fique esperto: pode haver uma bomba por perto! Isso porque esse código é usado para que os funcionários de um determinado local comecem a procurar por uma suposta bomba.

 

Código 10

Não confundir com os Dez códigos! É utilizado principalmente em hospitais para designar alguma ameaça realmente séria, mas também pode ser usado por comerciantes que querem descobrir se o cartão de crédito que recebem em mãos para pagar uma conta não é falsificado ou outra coisa do tipo.

 

Doctor Brown

Também usado em hospitais, serve como um pedido de socorro, basta pedir que o tal “Doctor Brown” dirija-se à sala onde há um paciente violento ou alguém que precise ser retirado da sala, a partir daí, a segurança do local mobiliza-se para resolver a situação.

 

Código Oscar, Delta e Alpha

Usados em navios, o Oscar serve para indicar que alguém subiu a bordo do navio, o Delta indica que há certo potencial para um perigo biológico e o Alpha requer uma emergência médica.

E aí conhece outros códigos secretos que podem salvar nossa vida?

Me adicione no Facebook: Nandy Martins

E faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/