Minilua

Coisas aterrorizantes que as aranhas podem fazer

Se você considera as aranhas monstros devoradores de gente, ou seja tem muito medo delas, melhor você não continuar a ler esse post. Você não precisa de mais motivos para odiar esses pobres animais. As habilidades a seguir não são e nem nunca foram próprias do Homem-Aranha:

Cordão com Bola de Cola

Com um hábito de caçar à noite, essa aranha chamada de Aranha Boleadeira, usa uma espécie de ‘’cordão com uma bola que gruda na ponta” para conseguir segurar sua presa. Esse cordão é constituído de seda e é arremessado em mariposas que estejam passando pelo local onde a aranha se encontra.

Mas não há necessidade da boleadeira esperar a vinda do inseto. Ela pode produzir os feromônios próprios das fêmeas de mariposas, para atrair os machos, e devorá-los. Essas aranhas podem produzir diversos produtos químicos diferentes para atrair a atenção de várias espécies de mariposas.

Porém a situação pode se tornar ainda pior, essas aranhas têm alguns pontos em suas costas que reproduzem os olhos das mariposas, conseguindo imitar a cara do inseto para caçarem melhor.

Spray Venenoso

A aranha lince verde (Peucetia viridans) é conhecida por cuspir veneno apesar de ter apenas 1,27 centímetros. Seu veneno pode chegar a uma distância de 12 centímetros, ou 10 vezes mais que seu tamanho corporal. O veneno não é letal aos seres humanos, porém pode dar cegueira por alguns dias.

A Ilusionista

Certamente quando você era criança, já deve ter tentado juntar vários travesseiros sob o cobertor para enganar alguém. Parece bizarro, mas algumas aranhas fazem isso também (HU3). Algumas espécies enquanto observadas, construíram modelos de si mesmas, em tamanho real, usando insetos mortos e teia, tudo isso com o fim de distrair ou confundir predadores.

A Cyclosa mulmeinensis é um bom exemplo desse feito. Ela junta uma quantia certa de cadáveres de insetos e seda, o que não engana muito bem os seres humanos, no entanto tem o efeito contrário em animais como vespas, que atacam o alvo errado 60% das vezes.

Cambalhotas loucas

Você acha que todas as aranhas permanecem o dia inteiro em um castelo sólido feito de teia, cercadas pelos sussurros fantasmagóricos de suas presas mumificadas? Bem, algumas sim, mas outras tem uma vida social mais ativa e saem à caça para sobreviver. Elas devem ser rápidas para capturar a presa, e bem mais rápidas para escapar de seus predadores. É nesse sentido que apresentamos a aranha dourada (Carparachne aureoflava), que possui uma defesa extremamente útil e divertida: cambalhotas, mortais, estrelinhas, enfim, como queiram chamar. Esse método pode não ser o mais digno, no entanto, é efetivo.

Utilizando das dunas abruptas do deserto onde vivem, as aranhas douradas, quando intimidadas, se jogam loucamente para uma decida infindável, apenas para sua segurança.

Confira essa incrível habilidade, praticamente uma Daiane dos Santos: