Minilua

Coisas mais estranhas que governos já baniram #3

Seja para um simples controle da população ou para sua segurança, os governos adoram banir coisas, mas as vezes eles acabam exagerando:

Chinelos

Na Ilha de Capri, na Itália, existe uma proibição bem estranha. Apesar de ser um ponto turístico onde as pessoas aproveitam o calor, o lugar proíbe o uso de chinelos. Mas não se preocupe, só são proibidos aqueles que fazem barulho. Quem é pego perturbando os outros com barulho vindo dos pés é multado.

Ursinho Pooh

Em uma pequena cidade polonesa chamada Tuszyn, ninguém pode andar fantasiado de Ursinho Pooh pelas ruas. Essa proibição aconteceu porque as autoridades locais afirmam que o personagem do desenho animado vive meio pelado, o que poderia causar constrangimento e despertar sexualidade indevida em crianças.

Proibido trocar lâmpada

No estado de Vitoria, o segundo mais populoso da Austrália, as pessoas são proibidas de trocarem uma lâmpada queimada. Apenas eletricistas formados têm esse direito. O descumprimento pode gerar um multa de 10 dólares.

Proibido morrer

Na cidade de Laranjón, onde vivem mais ou menos 4 mil pessoas, o governo criou uma lei que proíbe mortes. Essa proibição maluca surgiu porque não existe espaço o bastante para novos defuntos, assim, o governo só permite que alguém morra quando ele já tiver construído mais covas no cemitério.

Proibido morrer #2

Em 2005, o prefeito da cidade de Biritiba-Mirim, São Paulo, decidiu proibir os mais de 28 mil habitantes de morrer. A pena para o morto é nenhuma, mas seus parentes podem acabar em cana.

A cidade, que se localiza em cima de mananciais importantes para o estado, não tem permissão para construir um novo cemitério devido a problemas com leis ambientais. E o cemitério atual, que está lotado, com corpos até nos corredores, não aguenta mais. A solução do prefeito foi criar uma lei para punir os mortos, os proibindo de morrer. Claro que tudo não passou de uma forma de protesto, mas a lei existiu de verdade.

Carro sujo

Na cidade de Chelyabinsk, Rússia, as pessoas precisam cuidar bem de seus carros. Se um oficial de polícia achar que seu carro está muito sujo, ele tem o direito de lhe dar um multa no valor de 30 dólares.