Minilua

Coisas modernas que são mais antigas do que você imagina

O mundo moderno criou diversas ferramentas para facilitar e melhorar nossas vidas, porém muitas dessas ideias existiam há muito tempo:

Carro elétrico

Mais do que nunca, os carros elétricos vêm se tornando uma tendência para o futuro, porém eles já existem há mais de 100 anos. O Baker Electric era um veículo feito no ano 1909 e tinha como público alvo as mulheres. Ao contrário dos carros da época, ele era silencioso. Contudo, como a gasolina era muito barata e não existia nenhuma preocupação com o meio ambiente, o produto nunca decolou, mas foi algo que hoje sabemos ser visionário e a frente do seu tempo.

Linguagem de mensagem

Abreviações em texto se tornaram o padrão mundial de comunicação entre jovens. Cada língua ganha seus formatos para se adaptar a linguagem rápida que a internet precisa. Isso parece uma invenção do século XXI, porém seu avô já vivia no meio desse tipo de texto. Mas em vez de SMS, essa linguagem era usada para enviar mensagens em código Morse.

Selfie

Uma das grandes manias do mundo moderno são as selfies, que são amadas por uns e odiadas por outros. Deixando de lado essa guerra, esse fenômeno impulsionado pelas redes sociais surgiu muito antes do Facebook e Instagram. A ideia de tirar uma foto de si mesmo é tão antiga quanto a invenção da câmera. Claro que, naquela época, tirar foto era coisa para poucos, mas registros de selfies não faltam:

Convenções de Cosplay

A mania do cosplay surgiu há poucos anos e hoje todos os eventos que envolvem a cultura pop começaram a ganhar a presença dessas pessoas fantasiadas de seus heróis e personagens favoritos. Essa onda que aprece muito moderna, já existia na época do seu avô. Naquele tempo, convenções como Forrest Ackerman e Myrtle Jones bombavam com os cosplays: