Coisas legais que o tempo matou

A cada dia que se passa, alguma coisa que era comum e cotidiana acaba morrendo, sendo substituída por alguma tecnologia ou destruída pela vida acelerada que nós temos desde pequenos.

Pensando assim, nós relembramos de algumas coisas que marcaram sua época e hoje pouco são lembradas, principalmente pelos mais jovens:




1 - Tazo

clip_image001

Não existe uma pessoa no mundo, que tenhas uns 20 anos de idade, e não tenha jogado Tazo. Esses pedacinhos de plástico foram uma das maiores manias que o Brasil já viu. Bons tempos quando se reuniam os amigos NA VIDA REAL para jogar e apostar alguns Tazos.




2 - Tênis de luzinha era a lei

clip_image002

Hoje em dia, o máximo é usar um tênis com amortecedores, mas antigamente que as coisas eram legais. Você estaria totalmente por dentro da moda, quando estivesse com um tênis de luzinha no pé.




3 - Amigos eram de verdade

clip_image003

Hoje em dia todo mundo conhece todo mundo, mas não conhece ninguém. As redes sociais e a tecnologia são coisas ótimas, mas muitas pessoas deixam de terem amigos reais para ficarem na internet. Atualmente é mais fácil as pessoas se encontrarem online, em um site, do que caminhando na rua do bairro.




4 - Fotos eram recordações

clip_image004

Na época, se quer existiam câmeras digitais e as fotos tinham um valor totalmente diferente. Antigamente, as fotos serviam para imortalizar algum momento importante, hoje em dia as fotos servem só para pôr no Facebook.




5 - Cartinhas

clip_image005

Hoje em dia, quando se quer “passar o papo” naquela menina se manda um scrap, antigamente o negócio funcionava com cartas. Quando alguém queria “mandar um recado esperto” para outra pessoa, ela escrevia uma carta a mão, jogava um perfume no papel e coisa e tal. Hoje escreve: “Famo beja” no Orkut e acabou.




6 - Crianças eram crianças

clip_image006

Garotos e garotas com 11 ou 12 anos brincavam de verdade. Meninos viam Cavaleiros do Zodíaco e brincavam de pega-pega. Meninas olhavam Chiquititas e brincavam de boneca. Hoje, nessa idade, as crianças namoram e tudo mais. Acabou-se a infância.




7 - Merthiolate dava medo

clip_image007

O mundo está realmente de cabeça para baixo, nem os ditados populares valem mais nada: “O que arde cura”, hoje em dia não arde e dizem que antigamente não curava.

Merthiolate era o maior temor que uma criança tinha, passar aquilo no machucado era a mesma coisa que tocar álcool em uma ferida aberta e tacar fogo, aquilo queimava que nem o inferno. Hoje em dia nem se machucar tem mais a mesma graça…




8 - Tamagotchi

clip_image008

Hoje em dia qualquer criança de 4 anos tem um celular, mas antigamente todo mundo tinha um tamagotchi. Esse jogo/aparelho foi outra mania que tomou o pais mais rápido que a gripe suína.




9 - Questionário

clip_image009

Quem não reuniu os amigos, comprou um caderno de 200 folhas e encheu ele com todas as perguntas que podiam imaginar? E depois entregavam o questionário para as gatinhas esperando o retorno do caderno, para saber tudo sobre a vida delas e ter as “armas” para um ataque mais certeiro?

Nossa… quem não fez um desses não teve uma adolescência.




10 - Kinder ovo era barato

clip_image010

Bons tempos quando Kinder e diversas outras coisas legais, eram baratas. Hoje, um Kinder deve estar custando uns 4 reais. Ninguém mais compra.

E você lembra de alguma coisa que era mania no passado e agora está morta? Deixe seu comentário!

  1. Lidya Hyuuga

    29 de junho de 2015 em 03:26

    Meu sonho de consumo era um tamagochi :3 mas ngm nunca me deu um ;-;

  2. Bezalel r. almeida

    14 de janeiro de 2015 em 13:43

    Bichinho virtual… esse era a diversaõ das minhas crianças.

  3. Adriano Paiva

    1 de julho de 2014 em 16:27

    Tempos do pirocóptero, quando eu usava kichute, pescava o domingo todo e nadava no rio, fim de tarde era jogando taco, polícia e ladrão, futebol ou andando de bike barra forte e monark eram as bikes do momento, fim de tarde na Rede Manchete era assistindo Cavaleiros do Zodíaco, Jiraya, Gogofive, Shurato, YuYu Hakusho, ja na cultura assistia contos de fada, as aventuras de tintin, anos incríveis o mundo de beakman, vivia me metendo em brigas na escola vivia ralado e uma semana depois tava todo mundo junto jogando futebol……. vida adulta é um saco mesmo me sinto um zumbi ou um robo programado para apenas trabalhar *-*…

  4. Guilherme Guilherme

    8 de março de 2013 em 22:14

    EU QUERO VOLTAAAAAAAAAAAAAR PLEAAAAAAAAAAAAASE PLEEEEEEEEEEEEASE

  5. Luiz Felipe

    13 de fevereiro de 2013 em 01:46

     n sei oq houve mas muita coisa mudou nos últimos tempos. Nasci em 97 e desde os 2 anos fui sendo inserido nessa cultura maneira dos anos 90, desde os 3 anos jogava game boy, SNES, Dreamcast, PC, Playstation 1 etc, alguns jogos ficaram marcados como o tony hawk pro skater 2 de playstation, o megaman e x-men de snes, a saga pokémon de game boy (até o ruby/sapphire)… Jogava tazos no colégio e tal apostando e eventualmente sendo “rapelado” (acontece, ou melhor acontecia). 

    Além disso era muito frequente jogar magic, yu-gi-oh, pokémon (quebrando a cabeça pra montar um deck decente), lembro q aquelas lojas de rpg dos shoppings eram super movimentadas e todos queriam passar lá (hj em dia acho q nem tem mais esse tipo de loja no meio do shopping). Fora q nos canais de desenho passavam desenhos de verdade o dia todo (e não inúmeras repetições de um mesmo desenho na grade como nos dias de hj), lembro de cavaleiros do zodiaco, dragonball, DBZ, DBGT(muito daora a abertura), pokemon, digimon, medabots, beyblade, homem-aranha (aquele dos 90’s), yu yu hakusho, monster rancher, shaman king, tartarugas ninjas, transformes, speed racer, goosebumps (morria de medo com uns 5 anos), fora os antigos q passavam no cartoon e alguns bacaninhas da  nick, lia mangás tbm, lembro do shaman king. 
    Enfim, escutava música de qualidade aqui do Brasil e de fora(até hj escuto), Paralamas, Capital Inicial, Legião Urbana, Barão Vermelho, Engenheiros do Hawaii,Natiruts, Charlie Brown, Titãs, Nenhum de Nós, Nirvana, Ira, Red Hot, as letras eram bonitas e bem elaboradas diferente das bandas q fazem sucesso atualmente, acho melhor nem falar disso. As brincadeiras eram tipo pique-pega, pique-esconde, policia e ladrão, pique-bandeirinha, telefone sem fio, internet ainda tava no início e era mto bacana… 
     Tudo de bom aquele tempo, as coisas ficaram aturáveis até 2005 ou 2007, depois a transição de épocas se acentuou e creio q faça parte da última geração que viveu o lado bom dos anos 90 ainda que apenas a infância. Alguns se perderam no caminho, acredito eu, ou passaram a infância de maneira diferente porque senão a parada n estaria do jeito q tá agora, bem bizarro e imprevisivel, agora é esperar e ver como a geração q tem atualmente 10 anos (que passou a infância nessa época pós-transição) vai se portar e posteriormente a geração q hj tem 5 anos (profundamente influenciada pela primeira) e avaliar os danos depois.
    Me preocupo particularmente com esta primeira geração futura q citei pq a grande maioria tem costumes razoavelmente irritantes e absurdamente precoces e individualistas que vão desde a forma de usar a tecnologia até a forma de praticar esportes e passar o tempo livre.
  6. Sirley

    12 de fevereiro de 2013 em 16:14

    Eu ainda faço carta rsrsrs
    eu gosto de escrever, fazer declarações de amor, mandar flores…
    sera se eu sou fora de moda?

  7. Turin ikk

    11 de dezembro de 2012 em 00:11

    Li todos os cmentarios e nossa se passaram 2 anos do primeiro ao ultimo e quanta coisa mudou. Cara me lembro mto bem da minha infancia e como era bom era realmente mto foda todo mundo podia ter muitos desse brinquedos eu q so pobre tive tazos mto beyblade shaushau a minha botava o terror na rua mlk ja via pedaço voando mas era tudo diferente que saudade eu tive poucos amigos mas sao eternos e lembro de todos brinquei mto de esconde esconde TICAA policia e ladrao, o mestre mandou (sempre colocavam as tarefas absurdas quando eu tava no meio pq so o caçula ¬¬) e era tudo mto bom muito fantastico.  NO MEU TEMPO CRIANÇA ESCONDIDA TAVA BRINCANDO MUSICA TINHA LETRA e o mais tragico que vejo hj a diferença que me choca como eramos responsaveis ate nos erros pq nos preocupavamos com oq nossas maes pensavam de nos e oq restou pra hj ? tecnologia n substitui uma infancia as crianças de hj em dia com 5 anos qrem um celular no meu tempo eu tinha que ajudar minha mae com as coisas de casa (minhas irma fazia quase tudo) e dps juntava geral mesmo e ia brinca de tudo quanto se imaginasse E QUANDO EU ARRANCAVA A CABEÇA DO DEDO LOL MERTHIOLATE lasco vo entra pela cozinha heheh . Ja não nascem mais crianças e as poucas q nascem n sabem oq é infancia tenho orgulho de ter sido da utima safra de 90 que ainda pode aprender com os veios daquele tempo sou 94.

  8. Mateus Barrense

    5 de julho de 2012 em 15:01

    Tazos de metal eram os mais fodas

  9. Douglas Diego

    3 de julho de 2012 em 09:19

    O caderno de perguntas ou questionário era muito bom…
    Tinham perguntas que iam de onde você nasceu até com quem foi sua primeira vez.

  10. Smk

    11 de janeiro de 2012 em 06:26

    E realmente as crianças de hoje em dia, não curtiram a verdadeira infância.
    FIco muito feliz de ter nascido nessa epoca.
    Agradecer ao Minilua, por ter feito eu voltar ao tempo por uns minutos. ;D

  11. Jocélia Alves

    5 de janeiro de 2012 em 11:25

    Nossa, verdade. Gostava da maioria dessas coisas, mas uma que eu abominava – ou não tinha paciência para fazer – era responder cadernos de perguntas. Mas o resto era muito legal.

  12. Detonajogos

    14 de dezembro de 2011 em 09:38

    Cara esses dias mostri uns tazos que eu ainda tinha e meu irmão pergunto se algum tipo novo de cd.
    verdade, me senti muito velho.

  13. Kelly Binhote

    19 de novembro de 2011 em 22:14

    Que saudades daqueles tempos que não voltam mais, é como diz o poema de Rosa Pena:
    “Ando com saudades de café com pão
    De namorados dando beijinho no portão
    De ver um varal cheio de roupas 
    Com cheiro apenas de sabão
    De ver alguém sorrindo enquanto lava roupa com bucha vegetal
    De sentir respeito pela polícia
    De cantar o Hino Nacional com a mão no peito e lágrimas nos olhos
    De acreditar que o Brasil ganhou a copa do mundo porque jogou direito
    De saber que o Zezinho, filho do porteiro não vai morrer de dengue
    Ando com saudades de galinha de galinheiro
    De macarrão feito em casa com tempero e sem agrotóxicos
    De novela com final feliz
    De pipoca doce de pipoqueiro
    Saudade de gritar que a porta está aberta para os que chegam
    Um saco destrancar tanto Papaiz
    Sinto saudades do rubor nas faces de minha mãe
    Quando falava de sexo totalmente sem nexo
    Hoje, ele é tão banal que até eu banalizei
    Acho que a maior saudade que tenho é a saudade de tudo que acreditei
    Para minha filha não poderei deixar sequer a esperança
    Hoje, já não se nasce criança”

  14. Raul Monteiro

    29 de outubro de 2011 em 01:35

    O Kinder ovo era 1 real hoje um kinder joy é 3,50 reais

  15. Emyle Said

    5 de outubro de 2011 em 04:01

    TENHO 11 ANOS E COLECIONO BOLINHAS PULA PULA (AQUELAS DE BORRACHA ) EU JA TENHO 51 , TEM UMA MAQUINA NO SUPERMERCADO Q EU VOU

    • Datena

      5 de outubro de 2011 em 04:11

      me da uma?

  16. Diogo Luiz Barcellos Volpi

    10 de setembro de 2011 em 17:32

    TAZOOOOOOO!!!

  17. Caiovvasconcelos

    31 de agosto de 2011 em 21:42

    Cara vendo coisas assim q a gente percebe q ta ficando velho. Nosso tempo e infância já passaram
    mas sem duvida foram os melhores anos de todos,nossos pais nem nossos filhos tiveram ou teram uma infância igual a nossa.Nossos pais brincaram de pião nossos filhos brincarão de  PS10 e nós brincamos de tazo (cheios de cuspe..rs) vendo pokemon na eliana e comendo kinder ovo de 1 real

  18. isa the hedgehot

    31 de agosto de 2011 em 20:46

    eu quero um tamagotchi eu QUEROO

  19. NaTalie

    24 de agosto de 2011 em 20:18

    vc tem toda razão, antes as fotos eram uma recordação e hj em dia as pessoas batem pra por no orkut/facebook/twitter…. Affffff é o fim, mas mesmo assim eu bato foto pra ficar de recordações pros meus filhos verem como eu era. e antes as fotos podia ser chamadas de fotos, hoje temos que chamar de “cartas de prostituição” pois as garotas batem as fotos de bikini só pra se exibirem….
    o Kinder ovo era barato era barato e gostoso, tinha sabor. eu adorava esse tempo…

  20. Alisson Malone

    18 de agosto de 2011 em 22:40

    Ah,eu me lembro de uns brinquedinhos loucos também como o anel apito,o pirocoptero,os bonecos do comando cobra,uns bonecos de corda,carrinhos a fricção,geralmente eram soldados.Fico muito feliz com meus 23 anos,pois vi tudo isso e muito mais.Saudadess…

  21. Anderson Nicoleti

    10 de agosto de 2011 em 03:02

    putz,que tempo bomm,kra,saudades de quando as crianças tinham prazer em juntar os amigos e brincar,hj em dia nao,ja querem ser o que nao são,adultas,hoje em dia ta td virado!!!

  22. Lorenzzo D

    29 de julho de 2011 em 01:24

    cara tenho 11 anos e ainda lembro dos tazos que eu tinha,eu e meus amigos juntavamos juntos eu tinha uns 250 pra mais meu primo era o primeiro tinha 500 tazos e nosso melhor amigo 250 pra mais tb,agente tinha bastantes, tazos,era legal cara era legal,ainda mais quando vinha dois ou mais nos salgadinhos,era uma felicidade só.

  23. Leila Bernardino

    27 de julho de 2011 em 21:50

    saudades…as festinhas de crinças n tocava proibidão e sim xuxa.

  24. Adriano Hidden®

    23 de julho de 2011 em 01:17

    PUTZA…………vendo esse post me senti velho!!!!!!!!!!

  25. juno

    23 de julho de 2011 em 01:14

    Ah bateu maior momento nostalgia aqui, bons tempos que nunca vão voltar.. Hoje em dia essas criançada estão perdendo totalmente a infancia, se tornaram futeis.. É deprimente isso

  26. Johnny Kayasima

    23 de julho de 2011 em 00:29

    Hoje em dia Merthiolate não arde, daí surgem viadinhos coloridos cantando na tv…

  27. Luciana Cavalcante

    4 de junho de 2011 em 01:31

    Putz minha infância toda aqui ³²¹²¹ rsrs. Tazo, bate bate, pirocoptero. Lembro de uma promoção do guaraná Antarctica q a pessoa ganhava uma pokebola, o massa era a expectativa p saber q pokemom vinha. Uma vez ganhei o Chalizard xD. Bom, tinha o esconde esconde ( que hj em dia nem hífen tem mais), e tantas outras coisas muito massas daquela época q n dá p escrever tds aqui.
    As crinaças de hj em dia n sabem oq é diversão, vivem trancadas dentro de ksa por causa da violência, pq tem q passar no vestibular e pq a internet é “tudo”¬¬
    Bons tempos *-*

  28. Ilka Kubota

    21 de maio de 2011 em 10:30

    Gente, eu lembro de tudo isso mas qse não tem coisas de comer ne….rsrsrsrs, quem lembra do sorvete em forma de dedo vermelho que chamava fura bolo, do sorvete que no palito tinha sei la um desenho que ganhava a maquina fotografica chamada LOVE??? ou do sorvete q juntando sei la qtos, vc levava na padaria e ganhava outro sorvete…do desodorante  Gellus…do sandalus , minha m’ae usava afe, a casa inteira cheirava sandalus….tinha um perfume forte p dedeu que chamava Allarde….gente, o cheiro era um alarde mesmo de tao forte que era, de assistir Clip Trip qdo chegava da escola a tarde, que o Beto Rivera sempre fazia promoção do *aparelho de som*…double sound machine, que tinha dois toca fitas, afe

  29. Monique Ribeiro Chaves

    16 de maio de 2011 em 11:12

    GENTEEEEEE, HOJE EU TENHO 22 ANOS E TENHO UM FILHO,MAS PROVAVELMENTE ELE VAI BRINCAR COM ASA MINHAS COLEÇÕES DE TAZOS, PLAYMOBIL E COM CERTEZA VAI ASSISTIR A SAGA COMPLETA DOS CAVALEIROS DO ZODÍACO,MAS UMA COISA INTERRESSANTE:ANTIGAMENTE,EU E MEUS PRIMOS JOGÁVAMOS BANCO IMOBILIÁRIO COM NOTINHAS DE PAPEL,HOJE É COM MAQUININHA DE CARTÃO DE CRÉDITO,E ONDE FOI PARAR O JOGO DA VIDA OU WAR?

  30. Laharl, the Lord of Terror

    15 de maio de 2011 em 18:30

    Gente, voces nao sabem o que tao falando…

  31. Rey Von Crimson

    15 de maio de 2011 em 18:06

    Eu posso ter 11 anos,mais não gosto de hoje em dia.
    Ok,amo computador e sou viciada,mais hoje tem gente que fala até de coisas eróticas e obscenas,com apenas 9 anos…

  32. Sarah

    14 de maio de 2011 em 19:32

    mas também á muita influência para nos nos viramos pa net, ds tv etc.. é só uma questão de não se tornar hábito

  33. Marcos

    14 de maio de 2011 em 02:28

    VOLTA ANOS 90!!!
    INFELIZMENTE A CRIANÇADA DE HOJE NÃO SABE O Q É VIVER!!!

  34. Andressa Beatriz

    1 de maio de 2011 em 21:52

     responde  ai pessoal e add no fecebook………bjão

  35. Andressa Beatriz

    1 de maio de 2011 em 21:51

      o tcham…………. mamonas assassinas………  super fantastico……………..pipolho…… e  outros……

  36. Anônimo

    1 de maio de 2011 em 21:37

    Puxa vida…lembro de tudo isso aí,se tenho alguma saudade na vida é da minha infancia e adolescencia…como sou de 1975 eh ehe he eh,lembro de tudo que é relacionado aos 80,90,pois apesar da pobreza sempre fui antenado com as “novas tecnologias” da época por exemplo : videocassete 4 cabeças,TV com controle remoto,som de carro com equalizador TOJO ( aquele com botão laranja ),toca fitas auto reverse ehe eh eh ee,He-Man,Tundercats,She-Ra,Superamigos,Ortopé tão bonitinho,Kolinos Ah!,Nescau energia que dá gosto,Globo Cor,balas Soft (aquela q a mulekadavolta e meia engasgava com ela ),etc…hj em dia a meninada está ficando cada vez mais interessada em coisas de adulto,que inclui o sexo também,graças as novelas da Globo,músicas sugestivas em todos os estilos e a internet…é pessoal o lado negro da força está ganhando a Guerra nas Estrelas,pior para nossos descendentes,pois nós soubemos viver essa época mágica que não volta mais,infelizmente…um abraço a todos….

  37. Lhays

    28 de abril de 2011 em 12:07

    Noooooooooooooooooss que sdd desse tempo ”/

    eu lembro do bixinho virtual (era assim q falava), na epoca era 5,00 eu lutava pra ganhar 5,00 só pra comprar um uahsuahsuahsuahs

    faltou o : geloucos tbm e akelas melekinhas q vinha no salgadinho =D

  38. Anônimo

    5 de abril de 2011 em 12:25

    nuss antes vc empinava pipa numa boa todo mundo brincandoagora que tem essa coisa de cerol
    virou um brincadeira perigosa.
    eu tbm adorava akeles tazos,não era da minha epoca akilo
    era mais velho mas eu ficava brincando com os tazos dos meus primos,
    e tbm aki na minha rua a uns 5 anos todo mundo brincava na rua,andava de bicicleta,brincava de bolinha de gude,conversavam sem se chingar,brincavam de pique-esconde
    agora perdeu a graça

  39. Deeh ;D

    11 de março de 2011 em 03:01

    nossa eu vi esse post e quase chorei aqui =/ momento nostalgia delicioso *-* ah quem lembra do chocolate da Mônica e do biscoito Fofy? ou até mesmo Maquiagem…era coisa de gente grande :)velhos tempos que não vão voltar nunca mais :S

  40. Matheus Gelinski

    15 de janeiro de 2011 em 11:12

    E quem não teve as tradicionais do fim de ano na escola? Tenho saudades da escola, lembro que colecionava camisetas que os colegas assinavam. Fedia no guarda-roupas, mas não deixava a mãe lavar, pra não apagar as assinaturas, sabendo que não voltaria mais a vê-los. De fato, não encontrei mais ninguém das antigas, ou tomaram seus rumos na vida ou mesmo estão mortos…

    O fato é: a tecnologia atual matou a infância das crianças de hoje, infelizmente…

  41. Ramon Barbosa de Freitas

    8 de janeiro de 2011 em 01:52

    POcha, me identifiquei com todos. bateu saudade!!

  42. Lucas Toith

    31 de outubro de 2010 em 04:03

    Uma coisa que tbm precisa dizer, as festas, antes parece que as festas eram amsi animadas… ir pra praia nuss isso mudou muito era uma das melhores coisas, agora apenas é um lugar cheio de areia e e agua salgada… adoro minilua.

  43. Thalysson Vinícius :P

    7 de outubro de 2010 em 23:36

    para mim esses tempos naum morremtenho treze anos e assisto CDZ, tenho ainda os tazos que vinham nos cheetos, possuo amigos de verdade, escrevo cartas ainda, etc
    a tecnologia piorou as relaçoes de amizades

  44. wilian rafael

    18 de setembro de 2010 em 15:20

    kkk o do mertiolate foi legal todo mundo morria de medo do merthioale

  45. Jean César

    3 de setembro de 2010 em 18:26

    Tinha medo de machucar não por causa da dor na hora mais sim por causa da dor que vinha a seguir (Merthiolate)!!!!!!!

  46. Laerte FA

    18 de agosto de 2010 em 13:41

    Aff, chora pelos tempos passados e coisa de EMO,
    eu gosto do agora, o passado era so sofrimento,
    pra acha uma musica por exemplo tinha que pagar o olho da cara
    viva o agora, o passado é passado.

    • Laharl, the Lord of Terror

      1 de maio de 2011 em 22:41

      Nao acho que seja coisa de emo, mas eu também acho que nao se deve ficar vivendo o passado, e sim o presente.Hoje em dia há MUITAS coisas melhores que antigamente, e POUCAS coisas piores.

  47. Denker Der

    6 de agosto de 2010 em 07:22

    Eu ainda tenho uns TAZOS!! hehehehehehehe… Saudades!!

  48. marcelo eduardo

    6 de agosto de 2010 em 01:13

    nossa ai deu ate vontade de chorar só de pensar que na rua que era de terra e eu brincava de bolinha de gude agora é asfaltada e tem duas lan house nela 🙁

  49. Bruno Arcari

    3 de agosto de 2010 em 12:29

    Nossa véi… tazo era o motivo da discórdia… eu tinha um branquelão que dizia que era da sorte e os muleke tinha até medo quand eu pegava ele pra bater… bichinho virtual e kinder ovo era febre, e td mundo tinha acesso, mo da hora trocar essas paradinha, e o que dizer do merthiolate? qndo eu me ralava chegava por calça pra ninguem ver, pra não ter de passar o capeta líquido no juêio…

    Poxa e os cadernos questionários, cartinhas, eram a forma perfeita da transição da infãncia com a adolescencia, sem ir rapido demais, sem choque… bons tempos…

  50. Mathias Nunes

    1 de julho de 2010 em 00:04

    é eu lembro do kinder ovo custava 1 real comprava de monte, lembro do caderno de respostas lembro que uma vez um amigo meu a menina pediu no final sempre tinha deixe uma recordação que nunca vou esquecer ele jogo no chão e mijo no carderno da menina ai ele vira e fala agora ela nao esqueçe nunca kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cavaleiros dos zodiacos entao nem se fale eu ia jogar bola dava tipo 18h eu voltava corendo e ligava na manchete e ja ficava com os olhos so de ver os benecos nos comerciais

  51. Adriano Alves

    24 de junho de 2010 em 13:24

    Não to chorando,é cisco no meu olho…
    kkkkk ai como era bom bater tazo com os mulekes,lembro que tinha um pegador que era uma mão
    do Máskara.Curtia muito tamagotchi (tive 3,que nao duraram mas que 1 mes kkk),era muito bom
    brincar de esconde-esconde (hoje em dia se você ver um menino e uma menina de 11 se escondendo
    no mato,logo pensa outra coisa).
    Sofro por nao ter aproveitado bem essa época,pois só tenho 17,mas peguei a era das beyblades e
    cartinhas de yughi-oh (hoje nao é a mesma coisa).Lembrem também de dragonball,que era mas
    gostoso naquela epoca.
    Ainda voto por um post sobre “Onde Está Wally”.

    • RaphaeL

      27 de junho de 2010 em 22:42

      bom eu tmb tenho 17 e lembro-me tudo isso ai,quando eu vi esta materia deu-me uma vontade de chorar veii,eu tive o bichinho virtual(tamagotchi),o tenis com luzinha,eu era o melhor da minha rua em tazo lembro ate q eu ganhava e depois vendia e ganhava de novo XD,lembro q jogava esconde-esconde pra tentar ganhar a minha visinha,tinha pavor de metiolate mais minha mae tinha q compra uma caixa toda semana pq eu e meu irmão eramos terriveis,lembro dos questionario e das cartinhas de amor (tinha umas ate um tempo atras XD)lembro das brigas de escola q naquele tempo era resolvida na porrada e a lealdade com os meus amigos,eu vivia apanhando por causa deles pq eu era metido a valente lembro ate q a diretora da escola me chamou de defensor dos oprimidos 🙂 e lembro de jogar pião,cartas do yu-gi-oh(lembro q vendi a carta do Exodia por 3 reais),bolinha de gude e soltar pipa na laje com meus amigos tenho muita saudade disso

      • Adriano Alves

        30 de junho de 2010 em 15:09

        Eu tabm tinha as 5 cartas do Exodia,tinha o Mago Negro e a Polimerização (e já me ofereceram 15 reais pelo meu deck inteiro).
        Como eu sempre fui um aluno NERD mesmo apanhava muito, meus amigos vinham brigar comigo e a gente sempre se dava bem no final, já que eramos os poucos que tiravam nota A.
        Eu me escondia na arvore na frente de casa em todo esconde-esconde,(infelizmente nao tinha muitas garotas na minha rua).Lembro de subir na arvore do vizinho pra espiar a vizinha com os mulekes kkkkk,coisa de criança.

        • Adriano Alves

          30 de junho de 2010 em 15:13

          PS:Tive tênis de luzinha que se foi na primeira lavagem…

  52. Gatinha

    15 de junho de 2010 em 09:45

    CARACA se eu disser p vcs que ainda tenho meus tazoz
    vcs acreditam tenho 18 anos e coleciono desde os 8 anos
    ate um tempo atras eu tinha 600
    mas um pega p ver ai outro tbm quer
    agora so tenho duzentos
    muito legal msm nostalgia total!

  53. Pedro Lamartine

    14 de junho de 2010 em 13:27

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Q melancolia doida me deu deste Tempo bom q saudades
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    muito bom

  54. LineAndrade

    13 de junho de 2010 em 23:12

    Ai que saudade dessa época..
    adorava o tamagotchi, colecionava brinquedinhos do kinder ovo, que na época era bem barato, brinca de bater figurinha no intervalo da escola, vivia toda ralada de tanto correr, brincando de pique-pega, pique esconde, brincava de amarelinha, pular corda , roda, etc… caderno de recordações, perguntas, cartinha de amor, tive também, mertiolate era o terror, ardia mais que o próprio machucado, tive tênis com luzinha, era o máximo, todo mundo tinha ou queria um, ficava aquele bando de criança parecendo vagalume, mais era muito legal, fotos então, era cara o filme e pra revelar também, mais eram fotos que guardavam momentos, você não sabia como ia fikar até chegar a revelação, as crianças eram mais felizes, o mundo era mais bonito, infelizmente o que é bom acaba, mais o que vale são as recordações, triste é ver que as crianças de hoje não tem mais isso !

    • gilvonei

      14 de junho de 2010 em 00:29

      Vc tem rasão Line, acho que as crianças de hj não tem a alegria que nós tinhamos, elas vivem em uma alegria convencional e artificial…orkut e msn…na aula celular e nootbook e mais um vez orkut e msn…a a maior alegria das meninas de hoje é saber que aquela menina do colegio teve o orkut roubado…as cameras digitais deicharam monotono o fato de se tirar uma foto…eu tenhu 21 anos, mas quando eu tiver meus filhos vou fazer de tudo pra eles terem uma vida ao ar livre…cazinha na arvore….cabanas…pescaria…trilha de bicicleta…campeonato de queimada…e essas coisas..talves naum consiga td..mas vou tentar…não sei se conseguirei ¬¬ me enche os olhos d’agua lembrar essas coisas…parabens pela materia…

      • Laharl, the Lord of Terror

        15 de abril de 2011 em 14:11

        Affs, voces que acham que hoje em dia nao tem diversao…
        A tecnologia só melhorou a nossa vida!
        E também, não é verdade que só tem escola, computador, dormir, escola, computador, dormir, etc.
        Agora mesmo vou sair pra jogar futebol com os meus amigos!
        E na escola, tem muito esporte, é bem melhor de estudar com o Data Show, e o ar condicionado na sala, e os professores e as apostilas ensinam melhor…
        Voces podem até estar certas de que no passado era melhor, mas tão ERRADOS falando que hoje nao tem infancia, nem diversao.
        E ainda bem que o Merthiolate nao dói mais!

        E eu tenho uma caixa cheia de cartas de Yu-Gi-Oh(tenho até cartas originais^^), e também tenho 2 álbuns de figurinhas cheios!

      • Laharl, the Lord of Terror

        15 de abril de 2011 em 14:10

        Affs, voces que acham que hoje em dia nao tem diversao…
        A tecnologia só melhorou a nossa vida!
        E também, não é verdade que só tem escola, computador, dormir, escola, computador, dormir, etc.
        Agora mesmo vou sair pra jogar futebol com os meus amigos!
        E na escola, tem muito esporte, é bem melhor de estudar com o Data Show, e o ar condicionado na sala, e os professores e as apostilas ensinam melhor…
        Voces podem até estar certas de que no passado era melhor, mas tão ERRADOS falando que hoje nao tem infancia, nem diversao.
        E ainda bem que o Merthiolate nao dói mais!

  55. Chapolin Colorado

    13 de junho de 2010 em 22:10

    eu ainda tenho alguns tazos guardados… epoca muito boa!!! hehehe

  56. Levy Medeiros

    13 de junho de 2010 em 19:43

    AHH MULEKE EU ADORAVA MERTHIOLATE!!!

  57. DARLAN

    13 de junho de 2010 em 19:19

    ah cara,saudades daqueles tazos q eu tinha quando era criança,naquele tempo eu morria d medo de methiolate,e tbm quando assistia cavaleiros do zodiaco pelo videocassete(naquele tempo cavaleiros do zodiaco passava bem na hora q eu estava na escola),saudades d quando eu tinha um bichinho virtual(tamagotchi)quando jogava mega drive,enfim….saudades da minha infância,principalmente pq naquele tempo,fofura e kinder ovo eram baratos.
    kkkkk

  58. ana lucia saldanha

    13 de junho de 2010 em 19:07

    Ninguem fica para semente.Tudo muda.

    • Lidya Hyuuga

      29 de junho de 2015 em 03:38

      pq as sementes crescem e viram plantas :v

  59. maria shirley

    13 de junho de 2010 em 18:00

    aki na minha rua as vezes ainda empinam pipa,rodam piao,jogam bolinha de gude… mas eu nao gosto qnd ficam gritando ai na rua e pedem pra pegar pipa na minha laje XD

  60. lordgeek

    13 de junho de 2010 em 17:27

    nossa foi dificil para registrar…
    Bom odeio minha infancia, muita coisa que vc disse e verdade mas outras nao…
    Antigamente em 1996 que tinha tazo e olha que tenho 13 anos e tazo durou ate aquela epoca… ou mais.
    Realmente tenis com luz era moda e amigos eu nao tinha amigos minha mae nao deixava eu atravessar a rua pra brincar. na epoca meus amigos eram meus brinquedos por isso que hoje tenho problemas psicologicos e sou peidado da cabeça e todo varrido.
    Naquela epoca realmente usava-se carta e tambem nao era nada rapido pois o papai noel nunca me respondeu…
    hoje se encontra muitos no orkut.
    mas agora na parte que vc diz que fotos eram recordaçoes vc esta + ou – certo…
    Quando nao se tinha nada pra fazer tirava-se fotos inuteis as vezes nao…
    agora sobre o metiolatio isso e verdade sim ^_^…
    nunca ouvi falar deste Tamagotchi…
    na epoca nao queria saber se era kinder ou sei la oque e sim se vem presente por isso nem me lembro o preço pois nao era eu que iria comprar…
    Agora sobre o questionario na epoca nao sabia escrever muito bem…
    Minha infancia foi horrivel…

    • Emyle Said

      5 de outubro de 2011 em 03:59

      EU TIVE BEM UNS 5 TAMAGOTCHI E UM BRINQUEDINHO Q VC TEM Q CUIDAR DE UM BICHINHO O MEU TODOS MORRIAM TENHO ATE HJ M VERDE DA NINTENDO  Q N FUNCIONA E N E MENTIRA MAS TENHO 11 ANOS

    • gisele crespio

      7 de abril de 2011 em 19:29

      sinto muito por você, de coração, eu ja era bem mais feliz do que agora… tenho muitas saudades.

    • faby santos

      18 de outubro de 2010 em 12:28

      lord, sinto muito… perdeu a melhor epoca de sua vida!!!!!

  61. Flavio Santos

    13 de junho de 2010 em 16:36

    Lembro da minha beyblade que era o temor de uns coleas meus juntei um tempão a mesada de R$4,00 e ainda pedi dinheiro a minha vó pra comprar ela, dps foi só diversão na hora do ‘recreio’ que agora é intervalo. As veses eu sinto vontade de voltar naquele tempo que ser danado era bom.
    Hoje em dia se a gente brinca um pouquinho no shopping é infantil.
    gostei mesmo dessa matéria

  62. Janaina Melo

    13 de junho de 2010 em 16:05

    Nossa, me lembro de muitas brincadeirinhas de infância que eu adorava, tempo bom que não volta mais :'(. Eu adorava as brincadeioras de menino; jogar bola, bafo, bolinha de gude, guerrinha (com arminhas de plastico com bolinhas pequenininhas que doiam muitO),mas também brincava de feirinha (com dinheiro de mentira ¬¬’); pular corda; pular elástico e amarelinha(com as cantigas); o mestre mandou…, bom são muitas rsrs. Gostei de relembrar. 😀

  63. Francis Fussiger

    13 de junho de 2010 em 16:04

    Naquela epoca a criançada fumava o cigarrinho do cirilo e brincava com pirocóptero, o pirulito q voava!!!
    http://www.youtube.com/watch?v=PjIRZvpT4b4

    • Mathias Nunes

      1 de julho de 2010 em 00:10

      kkkkkkkkkkk meu apelido foi evoluido muito eu tinha a cabeça grande e o corpo pequeno meu apelido era pirulito, ai evolui para pirocopetero rssrsrsrsrsrsr porra massa esse brinquedinho

  64. Adriano Saadeh

    13 de junho de 2010 em 15:26

    Néctar!
    lembro também na época do roller, todo mundo só keria andar nakilo até fazíamos de conta que estávamos jogando hokey, já os tazos lembro me de alguém que foi burro e deixou a professora recolher todos eles inclusive o Articuno. =)

  65. paulo ricardo

    13 de junho de 2010 em 15:17

    caramba um dos melhores post

  66. Flávio Henrique de Vicente

    13 de junho de 2010 em 14:31

    Nossa!!!!! e os cadernos de recordação…., muitas saudades, eu tenho uns 4, fiz um na 5º série , um na 6º, um na 7ºe um na 8º, estão guardados, de vez enquando pego pra matar saudades do pessoal, parece que foi ontem, tinha pergunta sobre tudo,… de quem gostava, quem achava bonito(a) da classe, com quem ficaria, para que iria se formar, enfim se perguntava de tudo, e no final pedia para deixar uma mensagem!!!Pqp tem hora que os olhos chegam a marear quanto fico lendo aquilo!!!

  67. Luis eduardo

    13 de junho de 2010 em 14:31

    queria ter vivido nesse tempo

    muito mais realista do que agora

    • Emyle Said

      5 de outubro de 2011 em 03:54

      POXA EU TAMBEM EU TENHO 11 ANOS E EU MORO EM UM CONDOMINIO TODO MUNDO DESCE P BRINCAR DE PEGA PEGA , MANJA TREPA, MANJA ESCONDE E BEM LEGAL A N SE ESQCA DO JOKENPO , MAS OUTRA COISA E O VERDADE , DESAFIO , NOTA OU CONSEQUENCIA Q E SO PERGUNTA BOBA TIPO QUANTAS VEZES NA SEMANA VC APANHA DA MAE SO PERUNTA LESA MAS E MT LEGAL PQ TEM Q FALAR A VERDADE SENAO PAGA PRENDA

      • Emyle Said

        5 de outubro de 2011 em 03:54

        DEVIA SER LEGAL VIVER NESSA EPOCA

    • thor

      28 de fevereiro de 2011 em 11:18

      mertiolate era um terror …

      parecia pimenta

       

  68. Flávio Henrique de Vicente

    13 de junho de 2010 em 14:22

    è a pura verdade, eu tinha uma caixa de sapatos cheia de tazos!!! O quinder ovo custava 1 real!!!!mas o que está na foto do mertiolate na verdade é mercúrio!!! aquele que todo mundo via quando vc se machucava que ficava uma mancha alaranjada na pele quase uma semana só por causa de um arranhão!o negócio das cartinhas também era muito legal, e também tinham os recados no meio das aulas! hoje eles passam sms! Mas quer saber na década de 90 agente era muito mais feliz que esse bando de criança consumista que tem hoje em dia! Agente ficava feliz quando conseguia juntar as tampinhas da coca cola pra trocar com os ioios!!! hoje eles querem mp3, mp4,… mp18… celular. A maioria de nós com 21,22, 24 anos ainda não tem filhos mas quando tivermos acho que agente vai querer ver nossos filhos felizes como agente era, não como são as crianças de hoje, nós os encinaremos a gostar do que agente gostava, das coisas simples!!

  69. Maria Versace

    13 de junho de 2010 em 13:07

    Pedra, papel e tesoura xD

  70. Lenon Cristian

    13 de junho de 2010 em 13:03

    é, tempos que não voltam mais, eu lembro da epoca do yugioh,
    que a gente comprava as cartas e ficava feliz quando achava um mago nego, ou um dragao branco,
    jogava a valer cartas no meio da rua com um tabuleiro de papel, hj soh na internet msm!

  71. aldomarcús siqueira da silva

    13 de junho de 2010 em 12:21

    Pow muita saudade da infancia.
    Essa materia me lembra muita coisa da minha infancia.
    Quando geral brincava de pique esconde só pra tentar pegar a gatinha q estava brincando.
    Velhos tempo.

  72. charles lindberg

    13 de junho de 2010 em 12:06

    o kinder ovo era muito barato naquela epoca hj e um absurdo o preço msm assim faço coleçao dos brinquedinho tenho mais de 600 peças

    • Raio Negro

      6 de agosto de 2013 em 15:47

      Não é só o preço do kinder ovo q mudou, antigamente eu comprava só por causa do brinquedo, hj em dia alem de ser caro ainda vem uns brinquedinhos muito chatos alguns vem com “brinquedo” q é só papel, horrivel 🙁

    • Andressa Beatriz

      1 de maio de 2011 em 21:56

      humhum……………………agora nesse tempo ta um absurdo o preço do kinder ovo……… nossa  é muito gostoso mais o preço nossa  ……..

    • Mathias Nunes

      1 de julho de 2010 em 00:08

      sim era 1 real o kinder ovo

  73. Lucas Matheus

    13 de junho de 2010 em 10:49

    pow… quase chorei rsrs

  74. felipeDMG

    13 de junho de 2010 em 09:17

    nossa vei, minha infancia toda ai xD

  75. DeriK Silva Gomes

    13 de junho de 2010 em 08:26

    caramba…
    eram tempos excelentes….
    pena que tudo mudou…

    tinha um brinquedo que aki na minha cidade era conhecido como
    “Bate-Bate” (era duas bolinhas (bem peasadinhas) na ponta de um cordão de varal com uma rodinha de metal na outra ponta aonde agente segurava) e passávamos horas batendo aquilo ali, nós vivíamos com os pulsos roxos de tanto bater aquilo e fazia uma zuada muito doida….
    kkkkkkkkk…. era massa pra caramba…..

    e tbm tinha as rodinhas de “Pião” era doideraaaa…
    vivíamos rachando o Pião dos outros, e era massa como fazíamos as artes no Pião, era um tipo de pintura mais esparrado que o outro….

    Lembro tbm quando jogávamos Super Mario World no Super Nintendo, era horas e horas jogando aquilo ali tentando abrir as 96 passagens das fases…
    kkkkkkk…

    Isso que era tempo bom, hj acabaram com as melhores brincadeiras que exitiam,
    a galera hj só pensa em Internet, Internet e Internet…
    Só querem ser aquilo que não são, e esquecem do verdadeiro sentido da vida e da Amizade e parceria…
    Como queria voltar uns 12 anos atrás….

    • faby santos

      18 de outubro de 2010 em 12:44

      derik, eu ainda tenho guardado o meu bate-bate, meus filhos ainda nao conhecem por serem ainda pequenos. mas, lembrando: muitas coisas da minha infancia ainda tenho guardadas: arimeira moranguinho, a primeira chuquinha, o pogobol, patins de ferro,peposa e peposo, cai nao cai, jogo da operaçao (hoje é operando), alem de escrever de giz na rua, brincar de taco  , carrinho de rolemã com os meninos da rua haha… cubo magico, diplink (o pirulito com pozinho), dadinho, bala kids(aquela q parecia vidro), ê tempo bom…. tem tambem jogo da velha, stop, poucos sao os q lembram,né? hoje o q eu puder vou fazer com meus filhos o menino tem 4 ea menina 2, ela ja herdou minhas bonecas; o garoto ta aprendendo com o pai as coisas boas de menino. é isso ai gostei de conhecer minilua, foi bom lembrar disso tudo.
        

    • Wellenice

      24 de junho de 2010 em 16:47

      Eitaaa…

      TUDO que tem aqui é MARA e pura verdade!
      Eu brincava com tudo isso na escola, poxa! Owww, SAUDADE de tempos bons que não voltam mais!
      Tazooo (Eu colecionava) e Tamagotchi (Alugava o da minha melhor amiga)! 🙂
      Chegou um tempo em que as professoras começaram a proibir o uso pq ninguém queria saber mais de aula… kkkkkkkkkkkkk! :p

      Eu lembro do BATE-BATE deixavam os nossos braços roxos quando perdia o equilíbrio e as bolinhas davam uma tremenda cacetada, mas mesmo assim era maaassa! A gente já ia brincar com uma toalha no braço pra não ficar td arrebentado! Uhauhauhauha…

  76. gilvonei

    13 de junho de 2010 em 05:29

    Eu lembo do jogo de bafo “com fiugurinhas das chicletes ploc ploc” lembro dos jogos de tabuleiro como banco himobiliario…lembro de jogar poker com meus amigs valendo bolachas mabel “com regras que nos mesmos criamos” :D….lembro da magia de poder jogar pela primeira vez Top Gear no Super nintendo…e lembro do primeiro beijo na minha namoradinha….foi horrivel e constrangedor kkkkkkkk….lembro dos josgos de “taco” ou “beti” ateh altas horas na rua no sabado a noite….lembro de correr 8 kilometros pra ir no riu….lembro muitas coisa….eu adoraria ter meus 15 anos devolta…a vida adulta eh um lixo

    • Evandro Reis

      28 de novembro de 2011 em 19:47

      Meu amigo nao é a vida adulta que é um lixo..é a humanidade que se eskeceu..de passar a nova geraçao..as coisas boas da vida….

    • Edenilson Lisboa

      13 de junho de 2010 em 11:26

      Os chicletes Ploc e Ping Pong. ^^

  77. Paulo de Tarso Costa Junior

    13 de junho de 2010 em 02:52

    E mesmo kra bons tempos, otimos tempos pena que não voltam, lembro que antigamento kinder Ovo era 1 real kra hoje custa o triplo só uma unidade.

  78. Evandro Melo

    13 de junho de 2010 em 01:45

    ótima matéria!!!!

    Mas ótima msm!!!
    Me deu uma saudade da minha infância!!!
    ADOREI!

    Isso sem contar nos álbuns de figurinhas, q até eles se tornaram virtuais!

    • the last witness

      13 de junho de 2010 em 18:43

      Vale a pena lembrar os albuns impressos em tinta magenta, que qualquer bar de esquina vendia as figurinhas, que as vezes não tinham nada a ver com o título. “Complete a figura e ganhe uma bola…” Era quase impossivel completar o album. Rs

      • Edenilson Lisboa

        13 de junho de 2010 em 19:29

        Hehehe, curtia muito esses álbums, com figurinha-chave pra completar, uma vez ganhei uma flauta fajuta num destes.

        • Mathias Nunes

          1 de julho de 2010 em 00:06

          pouts lembro que os pacotinhos com 5 figurinhas dos cavaeiros dos zodinhas custavam 5 centavos uma vez minha gastou 100 reais nossa ganhei bola ganhei liquidificador panela ganhei um monte de coisa sobro figurinha pra caramba ai levava para a escola e batia figurinha lembro que levei uma premiada e fiz um acordo vc colocam 20 pra 1 premiada minha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • Aline Vieira da Silva

            1 de outubro de 2011 em 02:53

            Nossa, até que enfim conheci alguém que realmente ganhou alguma coisa nesse álbuns!!! aushauahuahu
            Todo mundo preenchia mas não ganhava nada 😛
            Acho que não sabiam é onde reivindicar seus direitos!

          • Mathias Nunes

            1 de julho de 2010 em 00:06

            cavaleiros dos zodiacos

  79. cledio lima

    13 de junho de 2010 em 01:31

    e verdade eu tenho muita saudade desse tempo q nao volta mais choro toda noite querendo voltar no tempo o mundo de hoje nao presta mais. 🙁

    • taismattos

      17 de novembro de 2010 em 15:09

      Ba…nao vamos esquecer da brincadeira classica da hora do recreio … OS MENINOS PEGAM AS MENINAS…. e era tudo no bom sentido…aiuhsiauhsiuahsiuahsiuahs….hoje se tu grita isso ve uma suruba na tua frente….

    • Anônimo

      6 de agosto de 2010 em 00:38

      faltou a bolinha d gude!! Eu jogava pra kramba aki na minha rua. Hj naum vejo nenhum muleke jogano e nem comprano bolinha d gude, e tbm soltar pipa!! Ta akbano tudo!!

    • BRUNO LIMA

      13 de junho de 2010 em 21:33

      TAMBÉM TENHO. HOJE EM DIA AS CRIANÇAS ESTÃO NOJENTAS E INSUPORTAVEIS POR CAUSA DESSAS NOVAS “MODINHAS”. TODA CRIANÇA AGORA TÁ NAMORANDO COM 11 ~12 ANOS. AS BRINCADEIRAS INFANTIS MORRERAM AOS POUCOS.

      E TUDO POR CAUSA DE DESGRAÇADA TECNOLOGIA!

      DISSO EU VOU AFASTAR OS MEUS FILHOS DESDE CEDO. NÃO QUERO QUE ELES VIREM CRIANÇAS INFELIZES, COMO AS DE HOJE!

      • Mutiladorbr

        4 de junho de 2011 em 23:11

        Você sabe que isso é por causa das modinhas tipo… Rebelde a algum tempo atrás e atualmente incontáveis modinhas. Se você acha que as crianças ridicularizam crianças que agem como crianças por causa da tecnologia… você está errado

112 Comentários
mais Posts
Topo