Minilua

As coisas mais velhas do mundo #1

Nosso mundo já tem mais de 4 bilhões de anos, por isso, o que mais podemos encontrar por aqui são antiguidades. Mas quais serão as coisas mais antigas de todas?

Água

Dentro de um reservatório natural, que fica a mais de 2,4 quilômetros de profundidade, foi encontrada a água mais antiga do mundo. Ela data mais de 1,5 bilhões de anos e pode ter, até mesmo, 2,6 bilhões de anos. Os cientistas, que a descobriram, acreditam que ela possa conter algumas evidências das primeiras formas de vida de nosso planeta.

Primata

Assim como os macacos, os seres humanos também são primatas, por isso é muito importante para a humanidade descobrir a origem desses seres, que pode mostrar o nosso próprio surgimento.

O mais antigo fóssil de um primata encontrado no mundo tem 55 milhões de anos. Ou seja, ele estava andando na Terra apenas 10 milhões de anos após a extinção dos dinossauros.

Globo

O planeta Terra só teve todos seus cantos explorados há “pouco” tempo. Tanto que o mapa mais antigo data pouco mais de 500 anos. O interessante é que ele foi feito em um ovo de avestruz, o que permitiu que sua data fosse descoberta com grande precisão, pois o ovo desse animal perde 10% de sua densidade a cada 100 anos.

Chocolate

Esse, que é um dos maiores vícios da humanidade atualmente, possui uma história bem longa. Os primeiros registros de chocolate encontrados datam 3000 anos!

Essas evidências foram descobertas em cerâmicas rituais no Vale Ulua. Foi graças a teobromina que os pesquisadores puderam descobrir que o conteúdo desses potes um dia foi chocolate, pois tal substância só é encontrada na flor do cacau.

Veneno

Em uma escavação na África do Sul, alguns cientistas encontraram uma grande surpresa: O veneno mais velho do mundo! Datando 44 mil anos de idade, o veneno usado parecia servir para ajudar na caça, pois era misturado a cera de abelha e passado em armas encontradas no local.

 

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/