Minilua

Coisas mais velhas do mundo #3

Nosso mundo já tem mais de 4 bilhões de anos, por isso, o que mais podemos encontrar por aqui são antiguidades. Mas quais serão as coisas mais antigas de todas?

Chiclete

Todo mundo pensa que chiclete é coisa moderna, mas muito antes do Império Romano se firmar, já existiam pessoas mascando por aí. Um estudante de arqueologia, que vive na Finlândia, encontrou uma goma de mascar que data 5 mil anos de idade!

O chiclete, feito de casca bétula, contém substâncias antissépticas, o que ajuda no combate a infecções. Talvez seja por isso que esse tipo de goma era mascada na época.

Sapato

Se hoje você usa um Nike ou Adidas com amortecedores e todo o tipo de tecnologia, é porque, em algum momento do passado, alguém inventou o tênis. Em 2010, durante uma escavação na Armênia, foi encontrado o que pode ser considerado o pai de todos os tênis.

O sapato, que tem, segundo datação de radiocarbono, 5500 anos de idade, apresenta bastante desgaste no calcanhar e na frente, revelando uma utilização intensa. O tamanho desse sapato é 37 e o único pé encontrado foi o direito.

Instrumento musical

O instrumento musical mais antigo que encontramos no mundo é tão velho que parece mentira. Descoberto em 2010, um par de flautas, feitas de marfim de osso de mamute (isso mesmo, ainda existiam mamutes nessa época), data 42 mil anos de idade!

Bolsa

As mulheres e as bolsas parecem ter uma história juntas que é muito mais antiga do que se pensava. Descoberta em uma cova na Alemanha, a bolsa, feita de couro, tem dentes caninos como decoração. A datação dela revelou uma idade de 4500 anos.