Minilua

As coisas mais velhas do mundo #5

Nosso mundo já tem mais de 4 bilhões de anos, por isso, o que mais podemos encontrar por aqui são antiguidades. Mas quais serão as coisas mais antigas de todas?

A mais antiga escultura humana

Há milhares de anos, os humanos começaram a dar os primeiros passos no mundo da arte. Primeiramente, eles pintavam suas tarefas diárias em antigas cavernas, mas há 40 mil anos a arte deu um passo importante, que levou essa forma de expressão a um outro nível.

Durante muitos anos, o Homem-Leão, uma estátua encontrada em Baden-Württemberg, na Alemanha, foi a mais antiga escultura que mostrava o corpo humano. Porém essa estátua tem uma cabeça de leão e datava 32 mil anos.

Somente em 2008 que a primeira estátua feita para representar o corpo humano foi achada. Localizada na Alemanha, essa peça de arte tem mais de 40 mil anos de idade e provavelmente foi feita por homens Cro-Magnon, que são os mais antigos representantes humanos da espécie Homo Sapiens encontradas na Europa.

Ser humano

Os seres humanos não surgiram do nada, eles foram aparecendo aos poucos, conforme foram evoluindo de seus ancestrais. Nossos antepassados diretos viveram na Terra há milhões de anos, mostrando que nosso caminho até o que somos hoje foi longo e complicado.

Uma das espécies que fez a história de nossa raça foi a Australopithecus afarensis, hominídeos que viveram há 3,4 milhões de anos. E é dessa espécie que vem nosso antepassado mais antigo já encontrado. Conhecida como Lucy, o fóssil encontrado em 1974, tem 3,2 milhões de anos e é considerado o primeiro representante humano de toda a história.

O fóssil é um dos mais bem preservados da época, tendo 40% de todos os ossos, o que permitiu que seu corpo fosse reconstruído digitalmente:

Ferramentas

Duas coisas fizeram com que a raça humana saísse das cavernas e se tornasse a espécie dominante do planeta Terra. Uma delas foi o domínio do fogo, que nos permitiu uma alimentação melhor e ajudou nosso cérebro a adquirir todo esse poder de processamento. Mas antes disso, os seres humanos aprenderam a dominar outra coisa: ferramentas.

O domínio das ferramentas foi a principal vantagem humana durante milhões de anos, pois agora eles podiam usar outras coisas além de suas mãos para caçar e se defender. Por isso elas são partes importantes de nossa história evolutiva.

Em 2006, na Etiópia, foram descobertas ferramentas com 2,6 milhões de anos de idade. Esses objetos, que são os artefatos humanos mais antigos já encontrados no mundo, revelam um dos momentos mais importantes dessa espécie. Essas pedras com pontas cortantes, eram usadas para retirar carne dos ossos de animais. Contudo, nenhum fóssil humano foi descoberto perto dessas ferramentas, fazendo com que o mistério dos criadores delas ainda persista.