Minilua

Com apenas 16 anos, ela pode mudar o mundo

Se com 16 anos você estiver quase saindo da escola, já está mais o que no lucro, mas nesse mundo tem gente com essa idade que está inventando o futuro e mudando os rumos da humanidade, como é o caso de Elif Bilgin.

Um dos grandes problemas do mundo

O plástico, que nos é extremamente útil e necessário, ao mesmo tempo é um problema enorme, pois ele é feito de petróleo, um bem não renovável, que tende a ficar cada vez mais raro e caro. Outro problema do plástico comum é o fato dele não se decompor com facilidade no meio ambiente, causando graves problemas a natureza.

Por isso diversas empresas e pesquisas trabalham em um substituto para essa substância, só que não é tão simples quanto parece, pois é difícil conseguir as mesmas características do plástico com outros elementos, mas uma garota de 16 anos pode mudar isso.

Pequena notável

Elif Bilgin, uma garota turca de 16 anos, está trabalhando em um projeto que já ganhou um prêmio de 50 mil dólares da Scientific American. E agora ela está na disputa de uma premiação oferecida pela Google, no concurso Google Science Fair.

Essa menina está desenvolvendo um novo plástico, que é baseado em casca de banana. O projeto dela ganhou destaque, pois funciona muito bem e o material utilizado é abundante e de fácil obtenção. Para completar, esse bioplástico, que não agride o meio ambiente, consegue ser produzido por um valor menor do que o plástico comum, o tornando uma opção de mercado totalmente viável:

Se você quiser saber mais sobre como ela conseguiu criar esse plástico novo:

Com dezesseis anos normalmente estamos lutando para aprender matemática e já tem gente mudando o mundo.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/