Com que frequência devemos lavar a roupa?

Se você perguntar para sua mãe ela vai ter uma resposta na ponta da língua. Mas o que a ciência tem a dizer sobre isso?




Sujando

1CEDA771251E1FF5EEBE0A1D7163A_h296_w526_m2_bblack_q99_p99_cXXhPNdhU

Antes de limparmos algo, o mesmo precisa estar sujo. Em questão de roupa, nós temos dois tipos de sujeira. O primeiro (e mais óbvio) é aquela sujeira que surge por causa de alguma atividade. Por exemplo, quando você come massa e derruba molho na camisa, ou quando vai jogar futebol e suja a roupa dando um carrinho. Esse é o tipo de sujeira mais visível, porém não é apenas isso que deixa sua roupa em um estado deplorável.

Nosso corpo é uma máquina meio nojenta. Ele vive suando e liberando diversos óleos por toda a pele e isso também suja a roupa. Apesar de todas as partes de nosso corpo suarem, apenas algumas criam aquele cheiro ruim característico.

Esses locais, que são as axilas e a região das genitais, produzem cheiro ruim, pois é lá que se encontram as Glândulas apócrinas. Essas glândulas produzem um tipo de suor que as bactérias adoram e, por isso, o cheiro ruim é mais forte nesses locais. Nosso suor, naturalmente, não tem cheiro. Mas as bactérias que vivem em nosso corpo se alimentam dele e acabam criando substâncias residuais malcheirosas. No final das contas, nós só fedemos por causas das bactérias.

Tendo entendido como funcionam as sujeiras que podem afetar nossas roupas, vamos a limpeza.




Limpando

9-Tips-to-Make-Ironing-Your-Clothes-a-Piece-of-Cake1

Sabendo como tudo fica sujo e as sujeiras que as roupas absorvem, podemos descobrir qual o intervalo ideal entre lavagens.

As roupas que ficam em contato direto com a pele, principalmente aquelas que ficam nas regiões das axilas e genitais, como as camisas e cuecas, devem ser lavadas após cada uso. Ou seja, não é recomendado usar a mesma camisa ou cueca (calcinha) por mais de um dia. O mesmo vale para as meias.

As toalhas, apesar de não serem roupas, estão sempre em contato com nossa pele. Recomenda-se lavá-las após três usos. As tolhas absorvem milhões de germes, bactérias e células mortas da pele, por isso, são locais extremamente férteis para esse seres, podendo sustentar colônias de bactérias enormes. Então, para evitar isso, elas devem ser lavadas a cada três usos.

Já as outras roupas, como calças e casacos, teoricamente nunca precisam ser lavadas. Como não estão em contato direto com a pele nas partes mais “sujas” do corpo, essas roupas tendem a absorver poucas bactérias ou sujeiras corporais. Algumas produtoras de calça jeans alegam que elas nunca deveriam ser lavadas. Claro que ninguém vai comprar algo e nunca lavá-lo, por isso, na dúvida, siga o seu nariz.

  1. Andreluci Nunes

    18 de outubro de 2015 em 09:57

    Vivendo e aprendendo, gostei

  2. Willyam Ricardo

    5 de outubro de 2015 em 18:17

    Assim vc acaba a água jovem .

  3. Aguiar

    4 de outubro de 2015 em 18:12

    Use sabões Omo, remove as manchas mais difíceis.

  4. chapolim do mal

    4 de outubro de 2015 em 16:23

    Tem aquela tática de dar uma bela cheirada, se sentir o futum, tá na hora de lavar.

4 Comentários
mais Posts
Topo