Minilua

O cometa do século está chegando

Com as novas tecnologias de observação espacial, cada vez mais nós conseguimos prever as passagens de cometas e asteroides perto da Terra. E o final do ano de 2013 promete uma grande surpresa para aqueles que gostam de olhar para os céus:

O gigante ISON

Descoberto no ano passado por astrônomos amadores russo, chamados Vitali Nevski e Artyom Novichonok, o cometa ISON está chamando a atenção de todos, pois pode ser um dos maiores espetáculos já visto na Terra.

Esse cometa, que está voando em direção ao Sol, irá passar bem próximo a Terra e se tivermos um pouco de sorte ele se tonará uma das coisa mais brilhantes no céu noturno. Pelo fato dele estar indo praticamente de encontro ao Sol, suas camadas mais externas estão se aquecendo, assim, em breve, a água que ele contém deve descongelar e virar vapor, criando um enorme cauda que lhe dará um maior destaque no céu.

A nuvem de poeira

Depois que ele passar bem perto da Terra, nosso planeta vai passar “por baixo” do rastro do cometa e milhares de toneladas de material dele cairão aqui em nossa casa. Por sorte serão apenas partículas muito pequenas e provavelmente não causarão nenhum impacto ruim. Dependendo de sua composição, elas podem até criar um espetáculo quando ingressarem em nossa atmosfera, mas os cientistas não apostam nisso.

Perto demais do Sol

Conforme as observações feitas pela NASA e outros observadores, o ISON vai passar raspando o Sol e como ainda não sabemos exatamente qual a composição de tal pedregulho, não temos como prever o que irá acontecer.

Mas pode ser que aconteça algo realmente surpreendente, pois a proximidade do cometa em relação ao Sol, poderá torna-lo tão brilhante quanto a Lua cheia, chamando a atenção de todos que olharem para o céu durante várias noites e até mesmo de dia.

Então se prepare, por que em Novembro desse ano, o cometa ISON estará passando por aqui em direção ao Sol e poderemos ter um espetáculo incrível acontecendo no céu.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/