Minilua

Como andam os projetos mais incríveis do Google X

O Google X é uma das partes mais interessantes de todo o conglomerado gigantesco que o Google é atualmente. Nesse departamento é onde são feitas as maiores inovações da empresa. É ali que surgirão muitas das tenologias que mudarão o futuro da humanidade e muitos projetos já estão em desenvolvimento:

Wing

Quando precisamos pedir alguma coisa ou mesmo fazer uma compra pela internet, dependemos de motoboys ou caminhões de entrega na cidade. Esse tipo de operação não é muito ágil, pois envolve trânsito. Por isso, o Google está pensando em mudar o mercado de entregas rápidas, criando um exército voador para resolver nossos problemas. Assim sua pizza nunca mais chegará fria.

A ideia é criar drones, que decolam verticalmente e podem carregar cargas pesadas. O problema de tudo isso reside na segurança, afinal um céu cheio de drones pode ser um perigo muito grande para quem está no solo. Imagine o tipo de estrago que um drone levando algo com cem quilos poderia causar se caísse no meio de uma calçada movimentada. Certamente a cena não seria nada bonita.

Em sua primeira apresentação ao público, o Google não foi muito otimista ao declarar que pretende lançar os drones em breve, mas parece que o desenvolvimento foi mais rápido do que o esperado. Por isso, a empresa já está trabalhando na fase dois do projeto, que é a criação de um sistema para controlar os drones e gerar um sistema de navegação confiável, com diversos protocolos de segurança.

Se tudo der certo, nos próximos anos, você poderá receber a pizza em casa dessa maneira:

Baseline

A humanidade tem uma relação incrivelmente complicada com as doenças. Todos os anos, nós gastamos trilhões em remédios e tratamentos para doenças, tudo porque nosso método de lidar com elas é tosco. Em vez de investirmos em uma prevenção melhor, tudo que fazemos é esperar a doença atacar, para depois iniciarmos a defesa. Querendo mudar esse cenário, o Google está trabalhando em um projeto inovador que poderá modificar a saúde mundial como nunca.

Conhecido como BaseLine (linha de base), o projeto está investigando pessoas de uma maneira jamais antes feitas. A ideia é identificar o DNA, comportamento do corpo humano em diversas situações, reações químicas, digestão de alimentos, comportamento dos genes e por aí vai. Tudo que acontece no corpo de uma pessoa será medido, avaliado e salvo para estudos posteriores.

Tendo mapeado todos os milhões de parâmetros do corpo humano de 175 pessoas, o Google pretende criar uma base de dados enorme. Essa base vai ser analisada por seus supercomputadores e, por fim, a análise deve revelar padrões de comportamento de saúde e nos ensinar a prevenir doenças mais efetivamente, pois elas serão previstas antes de “fazerem efeito”. Com todos esses dados estudados, o Google poderá prever quais são as fraquezas do corpo e nos dar remédios antes de ficarmos doentes.

O mais interessante é que a base de dados será aberta ao público e outras empresas interessadas poderão trabalhar no projeto para criar um mundo mais saudável.