Minilua

Como os animais enxergam o mundo?

Pela simples fato de nós enxergarmos as coisas a nossa volta de um jeito, não quer dizer que a realidade seja exatamente assim. Cada ser possui uma percepção diferente do mundo, mesmo em espécies iguais. Mas quando estudamos outros animais, podemos notar que cada ser tem seu mundo, que é visto de uma maneira bem diferente:

Pássaros

Os pássaros possuem uma visão melhor do que a de humanos, pois eles são tetracromatas. Ou seja, eles possuem quatro tipos de células capazes de captar cor nos olhos, já os humanos possuem apenas três. Por isso, muitos pássaros são capazes de enxergar o espectro ultravioleta da luz, algo que nós precisamos de equipamento especiais para enxergar.

Com essa capacidade extra, os pássaros enxergam o mundo mais ou menos dessa maneira:

Visão de pássaro/Visão humana:

Visão de pássaro/Visão humana:

Cachorros

Nossos companheiros mais próximos, ao contrário dos pássaros, possuem menos células responsáveis pelas cores, por isso, eles veem o mundo mais opaco, sem tantas cores. Uma pessoa daltônica enxerga de uma maneira muito similar a um cachorro:

Cobras

As cobras são especiais, além de sentirem cheiros pela língua, elas possuem dois tipos de visão. Elas enxergaram o mundo como os humanos, em cores, mas também são capazes de algo muito legal. Devido a células especiais, elas conseguem enxergar em infravermelho, ou seja, elas enxergam o calor dos outros seres a sua volta. Assim, mesmo na total escuridão, elas podem ver e dar um bote fatal:

Abelhas

As abelhas dependem de sua capacidade de encontrar o pólen nas plantas, por isso, seus olhos são capazes de ver mais do que os humanos, deixando as flores ainda mais belas. As abelhas buscam o pólen para fazer o mel, mas a olho nu não conseguimos enxergar esse pó, exceto quando chegamos muito perto. Já as abelhas conseguem ver o pólen de longe, pois seus olhos são capazes de absorver raios ultravioletas, que revelam diversos padrões nas flores: