Minilua

Como os cães poderiam ser usados para detectar câncer de próstata?

Os cães podem alertar a comunidade sobre o câncer de próstata através do seu incrível senso de olfato, os cientistas descobriram que cães podem dizer que os homens tem a doença apenas por cheirar amostras de sua urina.

Eles podem perceber de um produto químico contido em células cancerosas, graças a um senso de 100.000 vezes mais poderoso do que um ser humano.

Usando cães ou no desenvolvimento de um "nariz eletrônico" que pode fazer o trabalho, poderiam ser mais precisas as técnicas já existentes para a detecção de tumores, acreditam os pesquisadores.

O exame de sangue atual, que mede níveis de uma proteína produzida pela próstata, não é confiável, dois em cada três homens com níveis elevados da proteína antígeno prostático específico (PSA) não são encontrados para ter as células cancerosas quando se submetem a uma biópsia, e um em cada cinco com câncer de próstata tem leituras normais. Isto significa que cânceres incipientes podem não ser detectados até que se espalham para outras partes do corpo e são muito mais difíceis de tratar.

Os pesquisadores do Hospital Tenon em Paris, passaram um ano treinando cães pastor belga Malinois, para diferenciarem a urina de 33 homens com câncer de próstata da urina de um grupo que estava livre do câncer.

Quando os cães identificavam amostras cancerosas, sentavam-se ou corriam para o seu treinador. No final do treinamento, os cães identificaram corretamente 63 das 66 amostras.

O Dr. Anthony Smith, um especialista em câncer de próstata disse: "Estes dados sugerem tumores de câncer de próstata por excretar compostos orgânicos voláteis que aparecem na urina de um paciente e que este perfume pode ser específico ao câncer de próstata”.