Minilua

Como os dinossauros viraram passarinhos

Em algum momento da vida, você já deve ter ouvido falar que os pássaros são parentes distantes dos dinossauros e isso é uma grande mentira, pois de distantes eles não tem nada:

Na era dos dinossauros

Segundo a Teoria da Evolução de Darwin, todos os seres do planeta são parentes em algum nível, afinal todos vieram da mesma fonte. O que separa um animal de outro são os anos de evolução e as mudanças causadas pela adaptação ao ambiente e as mais diversas condições. Por isso, até mesmo animais que parecem não ter nada a ver, podem ser parentes.

Esse é o caso dos pássaros e dinossauros. Há muitos milhões de anos, quando os répteis gigantes ainda dominavam o planeta, havia um grupo chamado Terópoda. Esses dinossauros possuíam algumas características similares, como corpo, pernas e cabeça grande, mas braços bem curtos. Um famoso representante desse grupo é o Tiranossauro, assim como o velociraptor.

Até o século XIX, ninguém tinha pensado que esses seres tão diferentes possuíam ligação, mas bastou o surgimento desse pensamento para algo incrível surgir.

As ideias

Em 1960, um dinossauro/ave chamado Archaeopteryx foi descoberto e abriu o caminho para novas hipóteses. Por ter penas e uma anatomia muito similar a dos pássaros modernos, esse dinossauro abriu caminho para uma descoberta surpreendente. De alguma maneira, o passarinho que você vê voando por aí, um dia, há milhões de anos, foi um Terópoda.

A primeira grande pista dessa ligação veio do esqueleto. A análise e comparação entre os dinossauros e pássaros revelou tantas similaridades, que é impossível ignorar tal ocorrência. A verdade é que os esqueletos de pássaros atuais são evoluções diretas do que encontramos em fósseis de milhões de anos. Existem tantas similaridades, que no sentido fitogênico, as aves são dinossauros.

Mas as similaridades não param por aí. As penas encontradas em alguns fósseis de dinossauros revelam essa ligação direta bem claramente. Além disso, estudos mais profundos revelam paridades no sistema circulatório e digestivo desses animais. Alguns cientistas apostam suas fichas no sentido de acreditar que muitos dinossauros possuíam comportamento semelhantes ao das aves.

A extinção em massa que varreu a maior parte dos dinossauros do mundo, fez com que os grandes representantes desses seres sumissem. Os menores e mais resistentes sobreviveram e continuaram na estrada da evolução. Para nossa surpresa e deleite, seus representantes ainda estão entre nós, voando acima de nossas cabeças.