Como eles manipulam sua fé: Manipulação mística #2

MAGIA2

Atualmente existem mais de 10 mil religiões no mundo, e um dos pontos mais intrigantes nessa diversidade é que todas elas (ou quase) estão certas de que são “a única correta”, mas nenhuma delas possui provas palpáveis disto, por isso vemos mais de 5 mil deuses diferentes sendo louvados no mundo.

Em meio a essa diversidade, algumas religiões acabam apelando para técnicas menos honestas para manterem e aumentarem seus seguidores. Confira nesta série quais as mais frequentemente utilizadas:




Manipulação mística

Muitas religiões no mundo tem como base histórias antigas que envolvem toda sorte de acontecimentos sobrenaturais, estranhos a nossa realidade.

splitting_the_red_sea2

A fé é um quesito essencial para a sobrevivência destas crenças, pois sem a mesma estes fatos sagrados se transformam rapidamente em histórias com baixa probabilidade de serem reais, seja por parecerem fantasiosas ou pela falta de evidências.

A fé na história contada a torna sagrada, ela ser considerada sagrada por muitos faz com que outros tenham maior fé na mesma. Este ciclo é perfeito para o crescimento da crença, a menos que os membros estejam perdendo sua fé nas histórias.

Como a fé de muitos é baseada nestes acontecimentos extraordinários e sobrenaturais, muitas religiões modernas tentam repetir esses milagres para manter e angariar mais fiéis.

A manipulação mística se baseia na tentativa de criar milagres e todo o tipo de ação supostamente sobrenatural para impressionar as pessoas que fazem parte daquela religião.

Um exemplo comum disso são os “milagreiros” que, aqui no Brasil, são transmitidos diariamente em TV aberta.

As pessoas que assistem ou presenciam, sentem-se dentro da história sagrada, onde as regras da nossa realidade não se aplicam, tudo pode acontecer, um dia aquele milagre acontecerá com elas. Com isso muitos chegam a uma fé desesperada, sem volta, onde questionar a mesma seria frustrante demais para suportar, pois uma possível decepção levaria a revisão dos conceitos de uma vida inteira.

lipo divina

Com isso, muitos acabam sendo manipulados, seja para doar a maior parte de seu dinheiro, comprar itens supostamente mágicos ou mesmo gastar toda sua vida em uma romaria sem fim na busca deste milagre.

Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.

Mateus 24:24

  1. Mauro Lara

    23 de maio de 2016 em 19:07

    O que seria dos malandros se não fossem os otários?

  2. André de Moraes

    7 de abril de 2016 em 22:11

  3. Mr. Zalgo

    6 de fevereiro de 2016 em 09:56

    Preciso falar da astronomia zetetica?
    não ne?
    todos que eu discuti que acreditam que a terra e plana são cristões obssessivos e cegos

    • Luciano Saádeh

      11 de fevereiro de 2016 em 04:34

      melhor imagem <3

  4. Lynn Rock

    4 de fevereiro de 2016 em 22:47

    Lipo sagrada? será que Deus não gosta de gordinho?

  5. Fabio Silva

    4 de fevereiro de 2016 em 09:03

    São todos mentirosos, mas o povo tem o que merece, se as instituições lotam é porque muitos a procuram para satisfazer suas necessidades, alimentar o ego, etc. O povo quer ir pelo caminho que parece mais fácil, e dentro ou fora de instituição elas pagam por isso. Mente, rouba, sonega, o famoso jeitinho brasileiro. Deus não tem nada com isso, as pessoas são livres para fazerem o que bem entende, depois se frustram e colocam a culpa em Deus. A politica faz isso, compra voto enchendo barriga. As instituições eclesiásticas nasceram de um movimento politico, é tudo parte de um mesmo sistema. O reino dos céus não faz parte do reino deste mundo. Se conhecer de verdade os seus princípios, então realmente vai ver o que é real.

  6. André Silva

    4 de fevereiro de 2016 em 05:07

    Sinto vergonha de viver no mesmo mundo dessas pessoas que acreditam nos milagres dos pastores, cambada de imbecis!

    • Max_Power

      4 de fevereiro de 2016 em 10:32

      Essas pessoas pagam pra ter conforto espiritual,se elas tem uma doença,ou um parente doente,e já não tem mais esperanças na medicina,elas pagam para ouvir um pastor com chapeu na cabeça falando que se eles fizerem uma “pequena doação”para a igreja seus problemas acabaram,suas dores serão curadas e reberão o dobro em outra vida,coisa de gente boba.Deus não precisa de doação pra curar ninguém…….

      • Gabriel Victor SIlver

        13 de fevereiro de 2016 em 15:29

        e verdade deus não precisa nada de nenhuma doação. o dinheiro pra ele não tem nenhum valor

  7. Willyam Ricardo

    3 de fevereiro de 2016 em 23:47

    Sinto uma indignação desses homens que se dizem profetas de Deus e ficam pregando só ”VITÓRIA , BENÇÃO, CURA, VIDA PROSPERA” e afins ,é como se fosse uma grande propagando , sou cristão e posso dizer que sinto vergonha desses caras que dizem que a vassoura é abençoada e que você deve dar todo o seu patrimônio e bens para ganhar o dobro de Deus , quase uma blasfêmia , como se Deus fosse um ser dependente desse retardados . Quem conhece um pouco ,isso, só um pouco da bíblia sabe que a vida não é um mar de rosas .

    No mundo tereis AFLIÇÃO ( dificuldades, choro ,tristeza , e etc) ,mas tende bom animo EU VENCI O MUNDO .

    • Max_Power

      4 de fevereiro de 2016 em 10:27

      Não sou religioso,mas Jesus dizia para seus fiéis terem uma vida humilde,sem luxo,e ajudando o proximo,correto?
      Então porque esse supostos profetas são considerados os homens mais ricos do Brasil?
      O bispo Edir Macedo por exemplo tem uma fortuna extima em 2 bilhões de reais,e não ajuda ninguém…….

      • Willyam Ricardo

        4 de fevereiro de 2016 em 23:31

        Não sei cara……

  8. Lobo Alfa

    3 de fevereiro de 2016 em 21:59

    A religião gera conforto para as pessoas em tudo,por isso que é “viciante”.Ninguém quer morrer e por isso as religiões que prometem vida eterna ou vida pos morte,parecem tão reconfortantes.Ninguém quer sofrer e por isso que é tão fácil que charlatões da fé consigam enganar inúmeras pessoas.As religões sempre usam as fraquezas do ser humano para conseguir fiéis.
    Os milagres atuam como um viés confirmativo viciado,porque para acreditarem em religião x precisam de provas,mesmo que elas já estejam pré dispostas a acreditarem naquilo,isso afeta bastante o senso critico dessas delas,até pelo fato das proprias religiões ensinarem a não questionar coisas sagradas(Dogmas).

    • Fabio C. Rocha

      6 de fevereiro de 2016 em 02:11

      Falar besteira em paginas de internet é “viciante”. Se alguém questionar ele vem tacando pedras pq acha que o seu argumento é sagrado(Dogmas) e isso afeta o senso critico dele….

    • Kanya

      3 de fevereiro de 2016 em 22:28

      Fato!

  9. Kanya

    3 de fevereiro de 2016 em 20:50

    Pois é… Hoje em dia, as pessoas acreditam em tudo que se vê, ouve, e fala. Sem nem ao menos se questionarem sobre tal assunto, elas acreditam cegamente, e aí acabam tomando no cu por serem tão idiotas. Realmente, o ”pior cego é aquele que não quer ver”.

    • Mr. Zalgo

      6 de fevereiro de 2016 em 09:52

      Preciso falar da astronomia zetetica?
      não ne?
      todos que eu discuti que acreditam que a terra e plana são cristões obssessivos e cegos

      • Mr. Zalgo

        6 de fevereiro de 2016 em 09:58

        tinha quase certeza que isso era um comentario, não uma resposta…

    • Fabio C. Rocha

      6 de fevereiro de 2016 em 02:02

      “Aquele que nunca foi idiota atire a primeira pedra”

  10. Rodrigo Duarte

    3 de fevereiro de 2016 em 20:25

    Em pleno 2016 e o povo ainda não aprendeu o que é metáfora, contemporaneidade e noção, com tanta informação… Tem até compilação de novela que “apelidaram” de filme fazendo milagres mirabolantes, merecem ser enganados.

21 Comentários
Topo