Minilua

Como era o mundo sem Photoshop?

Sem dúvida alguma o Photoshop revolucionou o mundo da manipulação de imagens e principalmente das celebridades. Afinal de contas, é muito raro alguma revista publicar uma foto original, sem nenhuma modificação.

Mas, antes de pensar no mundo que tínhamos sem essa ferramenta, que tal pensarmos nos pontos negativos e positivos dessa tecnologia?

A opção de tirar uma foto e poder mudar tudo o que sempre quis no seu corpo é realmente maravilhosa. Com o Photoshop, podemos transformar “tudo o que quisermos”, podemos ainda, fazer montagens incríveis e estarmos em locais em que nunca estivemos. Com certeza, essa ferramenta avançou o trabalho de muitos designers e de outros profissionais do ramo.

O lado não muito bom é que com ele as imagens ficaram mais fáceis de serem manipuladas (algo bom para a mídia). Sem contar que vem sendo bastante usado para “transformação” do corpo das mulheres tidas como “referências”. Graças a isso, o padrão de beleza tem ficado cada vez mais alto. Muitas pessoas esquecem que longe das ferramentas milagrosas do Photoshop, muitas celebridades são assim:

 

(Carolina Dieckmann/Juliana Paes/Maria Fernanda Cândido)

Essas implicações de beleza influenciam a sociedade a algum tempo, inclusive acentua o índice de algumas doenças como, por exemplo, bulimia e anorexia.

Retomando a pergunta acima, como era o mundo sem o Photoshop?

Algumas coisas realmente mudaram, mas acredito que isso se deve ao fato de que nós também mudamos. E nessa evolução, acabamos abrangendo o uso dessa ferramenta para diversos departamentos. Mas o que todo mundo sabia – e não se lembra mais – é que mesmo antes de existir o Photoshop as imagens já eram manipuladas (nós é que éramos menos controlados). Entretanto o trabalho era feito manualmente e não era destinado a outros fins.

As fotos não pareciam tão reais, mas eram um avanço de criatividade naquela época:

Como vimos, o Photoshop pode até ser uma tecnologia moderna, mas a arte de modificar imagens é um fenômeno que acontece desde a criação da fotografia.

Daqui a alguns anos teremos ainda mais formas de transformar nossas fotos e muitas outras coisas. O ser humano é surpreendente mesmo sem a tecnologia, agora, imagine quando conta com ela?

 

Me adicione no Facebook: Nandy Martins