Minilua

Como o Facebook funciona?

Centenas de milhões de pessoas usam o Facebook diariamente, curtindo e compartilhando fotos, conversando com os amigos e interagindo das mais diversas maneiras. Mas como será que todas essas coisas funcionam e como eles ganham tanto dinheiro com isso?

Em um canto escondido

Para quem costuma usar a internet e não se envolve muito com informática, todas as coisas que fazemos online parecem funcionar por mágica, porém, infelizmente, nada nesse mundo acontece dessa maneira.

Cada vez que você acessa seu Facebook ou qualquer outro site, uma requisição é enviada pelo cabo ou pelo Wi-Fi até seu modem, que envia para seu provedor e de lá ele vai para algum servidor mais potente, que faz a comunicação brasileira com a internet fora daqui, que por sua vez redireciona seu pedido para um dos servidores da rede social. Assim que a rede confirma quem é você, através do seu login e senha, ela começa a enviar os dados pelo mesmo caminho de volta.

É aí que entra um dos maiores secretos do mundo. Quando você solicita a conexão com o Facebook, o site roda um algoritmo, que são um conjunto de instruções que geram seu Feed. Esse código guardado a sete chaves é quem decide qual foto vai aparecer por primeiro, as curtidas de quem vão surgir na sua tela e o que vai te fazer gastar mais tempo no site de Mark.

Conforme os cliques que você dá, páginas que acessa e conversas que tem, o Facebook faz uma lista para determinar o que vai lhe manter mais tempo conectado ao site. Isso gera mais informações sobre seu perfil e sobre o que gosta de ver, fazendo com que cada vez seu tempo seja mais gasto ali dentro, em um ciclo viciosos sem fim.

E o dinheiro?

Tudo que você faz quando está conectado no Facebook é usado contra você. Cada clique é computado. Se abre as fotos de uma pessoa, mesmo que não curta, o Face anota e, em algum momento, as fotos dessa pessoa irão aparecer novamente. Caso acabe acessando mais uma vez, elas vão aparecer mais, até seu interesse acabar. Aí, o site já vai ter achado outra isca para sugar seu tempo.

Se você frequenta um grupo, as postagens logo aparecem em seu Feed, além disso, o Facebook vasculha tudo que você faz na internet, por isso basta procurar um produto em um site de compras, para que uma propaganda do mesmo apareça rapidamente dentro da rede social. Duvida? Vai em alguns sites de buscas e depois entre no Face para ver…

Transformando cliques em dinheiro

O Facebook vende espaço em destaque para páginas de empresas e sites, porém não é daí que vem todos os bilhões de dólares da rede social. O que eles realmente vendem muito caro são suas informações.

A verdade é que o Facebook tem acesso as nossas fotos, nossas conversas, lê o que postamos, enxerga nossas buscas, sabe que lugares frequentamos e com quem saímos. Enfim, eles têm praticamente todas as informações para montar nosso perfil e entender nossos desejos.

Usando todos esses dados, o Facebook nos analisa e entende o que queremos, como aquele celular ou computador. Com essas informações em mãos, eles vendem publicidade direcionada, ou seja, sabendo exatamente o que você quer, ele coloca na página exatamente a coisa que você deseja comprar, aumentando muito as chances da venda ser realizada.

Por isso, as empresas de comércio pagam muito dinheiro para ter seu anúncio vinculado no Face, pois dessa maneira elas conseguem atingir as pessoas certas, acelerando as vendas e aumentado o lucro. Obviamente, uma fatia dessa grana acaba no bolso de Zuckberg, tudo porque ele te conhece melhor do que sua mãe.