Minilua

Como funciona o micro-ondas?

O micro-ondas é uma daquelas coisas que nos ajudam em todas as horas, pois qualquer comida ou bebida é rapidamente esquentada por ele, nos poupando todo o tempo que usaríamos para fazer algo no fogão. Mas como será que funciona essa maravilha da tecnologia?

O magnetron

O micro-ondas usa um sistema muito inteligente para aquecer as coisas, pois ele faz com que as moléculas de água que existem nos alimentos se agitem, gerando o calor. Isso ocorre devido a utilização de ondas eletromagnéticas de alta frequência, geradas por uma peça chamada magnetron, que transforma a energia elétrica nessas ondas, que são similares as ondas de rádio.

Para completar, o sistema possui uma espécie de ventilador que joga essas ondas para todos os lados, elas, por sua vez, rebatem nas paredes feitas de aço e acabam “dando de cara” com os alimentos. Isso faz as moléculas de água se mexerem e gera o calor necessário para cozinhar ou aquecer a comida.

Perigos

Apesar de ser algo bem comum em quase todos os lares, o micro-ondas possui seus problemas, pois nem sempre a vedação das ondas emitidas por ele é perfeita, assim recomenda-se que, quando ele estiver ligado, as pessoas fiquem a um metro dele para evitar problemas.

Segundo estudos, crianças com até 12 anos podem ter problemas se expostas a muitas ondas eletromagnéticas desses aparelhos, além disso, ele pode causar problemas de visão devido à grande quantidade de água que temos em nossos olhos. Por isso, mantenha distância, até mesmo se ele for bem novo.

A invenção

É muito comum que grandes invenções sejam inventadas sem querer e foi exatamente isso que aconteceu no caso do micro-ondas, que só foi desenvolvido graças a um experimento militar.

Percy Spencer, que trabalhava na Raytheon, uma empresa que fazia magnetrons para radares militares, estava fazendo alguns testes quando notou que o chocolate que tinha no seu bolso derreteu. Vendo aquilo acontecer, ele foi checar se as ondas geradas pelo magnetron aqueciam as coisas de verdade e acabou descobrindo que isso acontecia para valer. Por isso resolveu testar outro alimento, e usando milho ele conseguiu fazer pipoca.

Em pouco tempo sua descoberta foi patenteada e o micro-ondas passou a fazer parte de nossa vida.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/