Como funcionam as telas Touch Screen (sensíveis a toque)?

TouchScreenO que era visto apenas em filmes de ficção anos atrás, hoje é uma realidade, que a cada dia se torna mais comum em nossa vida. Apesar de ser algo quase cotidiano, você sabe como funciona?

Primeiramente, telas touch screen são telas sensíveis ao toque, contudo não é tão simples assim, para que funcionem, além da tela ser sensível, o programa que está rodando precisa ser compatível com essa tecnologia.

Atualmente existem 4 tecnologias touch screen diferentes, cada umas com suas qualidades. São elas:




Telas resistivas

Monitores-Touch-Screen-1

Essa tecnologia é bastante comum por ser a mais barata de se produzir, podendo ser encontrada em caixas de banco, alguns celulares, no Nintendo DS. O conceito de funcionamento é muito simples. Existem duas placas separadas, quando você aperta na tela elas se unem, um mecanismo percebe essa união e manda para o sistema as coordenadas do ponto apertado, assim ele executa a devida tarefa.

A parte boa dessa tecnologia é que pode ser usada em quase tudo, mas seu problema é que as mesma placas que captam a pressão fazem com que a luminosidade da tela seja diminuída em 25%, além de terem uma vida útil menor que as telas capacitivas.

1269513002_82906420_1-Fotos-de--IPHONE-touch-screen




Telas capacitivas

Essa tecnologia é usada nos Iphones e iTouchs. Ela funciona assim, sobre a tela existe uma pequena camada de energia elétrica, quando você a toca causa um pequeno distúrbio na superfície, o mesmo é captado e as coordenadas do toque são enviadas para o sistema que executa a tarefa.

Essa tecnologia é bastante interessante, pois permite uma melhor passagem de luminosidade, seu ponto fraco é o preço de produção, que é maior que das telas resistivas.

5845




Telas de Ondas Acústicas

Essa tecnologia é considera melhor do que as outras por permitir a passagem de 100% da luminosidade. Ela funciona do seguinte modo: existem dois transmissores, um mandando e outro recebendo ondas, quando você toca na tela a onda é cortada, os sensores calculam o exato lugar do toque e o sistema, com as coordenadas recebidas, executa a tarefa.




Sistema de microcâmeras do Microsoft Surface

Esse é um sistema que não tem como objetivo só o touch screen, a Microsoft vai tentar ligar diversos aparelhos para se fazer muitas coisas. É bastante interessante, porém é mais fácil ver o vídeo do que ler um explicação:




O futuro do Touch

Telas sensíveis ao toque no futuro se tornarão praticamente o padrão, pois a tendência está nos mostrando que cada vez mais haverá um interação direta do homem com os computadores.

Especialista apontam o “Project Natal” como o primeiro passo nessa direção. Ele é um sistema de interação total, algo simplesmente indescritível, só vendo para realmente entender o que a Microsoft pode estar idealizando para nosso futuro próximo:

Para quem achava que o Google ia dominar o mundo, parece que as coisas estão mudando de lado…

Você tem alguma curiosidade sobre qualquer coisa e tem preguiça de pesquisar ou quer dividir com os outros sua dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários, que você pode ganhar um post sobre ela aqui no Minilua!

  1. Slim Shady (Eminem)

    17 de fevereiro de 2013 em 18:06

    Wow, e as pessoas ainda condenam todos os seres humanos, mas realmente, as pessoas são muito muito inteligentes… Desde o fato da comunicação, até coisas mais complexas, assim…

    Peço que façam, se puderem, de como funciona o Bluetooth, flw
  2. Anônimo

    23 de setembro de 2011 em 00:01

    Kinect é brisa já brinquei uma vez, no jogo do Michael Jackson de dança dahora, agora esse Surface muito loko tem pra ninguém.

  3. Don King

    18 de maio de 2010 em 16:56

    boa materia ….

  4. Laerte FA

    18 de maio de 2010 em 15:48

    Eu nao imagino jogar um game com isso ai, pra mim ainda ja ta d boa tendo um lcd grandao hehehe com mouse e talvez um efeito 3d, agora pra mim isso ai n tem mta utilidade pratica nao… alem do custo absurdo, nao vai ser barato.

  5. Fabrício Almeida

    18 de maio de 2010 em 00:32

    Eu já conhecia o funcionamento do touch screen, aliás fazem um teste ai. Os toutchPad do notebook são capacitivas, você só consegue mecher com o dedo, ou alguma caneta stylus capacitiva, faça o teste, pegue uma pilha e com o POLO NEGATIVO passe no toutchpad…

    • Eletrica guaratá

      30 de agosto de 2010 em 16:55

      falou professor pardal!

    • Diego Martins

      18 de maio de 2010 em 00:45

      Se eu tivesse algo touch aqui… Pobreza é foda XD

  6. Hudson Vieira

    17 de maio de 2010 em 23:49

    “Para quem achava que o Google ia dominar o mundo, parece que as coisas estão mudando de lado…”

    ai vem a google e lança software aberto e gratuito pra plataforma da microsoft e continua dominando o mundo :]

  7. Leonardo Barcellos

    17 de maio de 2010 em 20:31

    é mais um resumão mesmo, contando apenas que a igreja acredita que foi Deus que criou o mundo, e que a ciência discorda.
    mas e pra você Diego, acredita em qual história? Da igreja ou da ciência com o tal Big-Bang?

    • Diego Martins

      17 de maio de 2010 em 20:40

      Eu uso lógica para tudo na minha vida, logo não acredito em Deus, acredito na ciência por ser mais, digamos “acreditável”. Claro que tem outros fatores, mas dae a discussão seria muito longa. Respeito quem acredita em Deus, mas minha cabeça funciona a base de lógica, então, nem que eu quisesse.

      Se você gosta de ciência e criação do universo da uma procurada na série “O Universo” do History Channel muito interessante, se acredita em Deus dá uma olhada nesse post aqui: http://minilua.org/voce-conhece-misterios-biblia-video/.

      O legal é os dois dizem exatamente o que eu penso sobre esse tema.

      • Leonardo Barcellos

        18 de maio de 2010 em 12:09

        também acho isso, pois na ciência existe um monte de coisas inexplicáveis, como a criação do próprio Deus. Que criou ele? Já a ciência tem uma pequena pista da criação do mundo com aquela experiência lá da europa, para criar o big-bang. mas como você eu respeito quem acredita em Deus, mas defendo minha opinião.

  8. Leonardo Barcellos

    17 de maio de 2010 em 20:25

    aqui vai uma postagem para o site: briga entre RELIGIÃO e CIÊNCIA, com cada uma explicando as suas teorias.

    😉

    • Diego Martins

      17 de maio de 2010 em 20:27

      Opa, legal. É uma tema bastante extenso mas vamos ver o que podemos fazer. ^^

      • michel

        17 de maio de 2010 em 21:41

        esse tema é muito maneiro.
        eu queria pedir a vcs do minilua p n colocar mt video.pq tem gente aqui com internet lenta.
        vcs podiam fazer uma pesquisa sobre a velocidade da net dos leitores.

        vlw minilua.

        • Eletrica guaratá

          30 de agosto de 2010 em 16:53

          vai te tomar pra dentro tchê!

  9. saleiman habib

    17 de maio de 2010 em 20:00

    nossa muito loko esse sistema da Microsoft
    muito bom

16 Comentários
mais Posts
Topo