Minilua

Como o Google vai dominar o mundo #2

O Google atualmente é uma das empresas mais importantes do mundo, cheia de inovações e com uma visão de futuro única. Além disso, ela possui tanto dinheiro que pode sair investindo em tudo que der na telha. E agora eles querem criar um computador mais inteligente que nós!

A união de gigantes

A NASA é uma das mais importantes companhias do mundo, afinal está na vanguarda do exploração espacial, a área que deve ser a mais importante para a humanidade em um futuro não muito distante.

E o Google é a empresa mais poderosa da internet, capaz de influenciar a vida de bilhões de pessoas em todo o mundo.

Agora imagine o que a união dessas duas gigantes poderia trazer para a humanidade… Nada menos do que o futuro.

Computador quântico

O mundo quântico (das partículas minúsculas) é muito estranho e isso torna complicado explicar como um computador desse tipo funcionaria, mas podemos compara-lo aos computadores comuns para termos uma noção.

Os computadores quânticos pretendem usar os estados dos átomos para calcular coisas, fazendo com que tudo seja muito mais rápido do que os atuais computadores que usam transistores eletrônicos.

A diferença é tão grande que, determinadas operações em um computador comum levariam tanto tempo que o Sol explodiria antes que eles terminasse a tarefa, mas em um computador quântico o cálculo estaria pronto “antes de você sair do banho.”

Computação inteligente

Sabendo do potencial que essa tecnologia quântica pode trazer para os computadores, o Google e a NASA resolveram se juntar em um projeto ambicioso, que promete criar o primeiro computador quântico realmente funcional.

E o objetivo deles, além de gerar essa nova tecnologia, é emprega-la em sua rede de inteligência artificial, afinal, um computador desses teria uma capacidade computacional muito maior do que a mente humana. Dessa maneira eles poderiam conseguir desenvolver máquinas com inteligência artificial e capazes de aprenderem novas coisas sozinhas.

Agora só resta esperar e ver como que as duas gigantes, que possuem alguns dos mais afiados cérebros do mundo em suas folhas de pagamento, conseguem lutar contra esse desafio. E talvez sejam eles que irão guiar a humanidade para o tão sonhado futuro.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/