Minilua

Como a mágica nos engana?

Todo mundo sabe que mágica de verdade não existe, mesmo assim somos surpreendidos por mágicos capazes de fazerem coisas desaparecerem, adivinhar resultados e fazer todo tipo de mágica que aparenta ser sobrenatural. Mas como será que eles nos enganam?

Tirando o foco

Ao contrário dos computadores, nosso cérebro não é muito bom em fazer mais de uma coisa por vez, por isso essa é uma das armas mais usadas pelos mágicos. Quando querem fazer algo sumir ou aparecer, eles sempre desviam a atenção de quem está vendo, seja com algum objeto, seja com mulheres bonitas.

Desinformação

Já notou que um mágico, quando faz um truque com cartas, normalmente enrola um pouco antes de revelar o resultado? Isso ocorre pois eles normalmente usam a desinformação para “trapacear”.

Primeiro, os mágicos pedem para você pegar uma carta em determinado bolo de um baralho, dizendo para escolher de uma parte específica desse baralho. Depois de um tempo, ele diz que você teve a chance de escolher a carta de qualquer lugar, assim ele “apaga a memória” da limitação imposta e acaba fazendo seu truque parecer melhor do que era.

Hábito do cérebro

Nosso cérebro, durante os muitos anos de sua evolução, aprendeu uma coisa: Ele não precisa prestar atenção em tudo. Assim, alguns pequenos detalhes sempre nos passam despercebidos. Por exemplo: Se você entrar na sala de sua casa e estiver faltando uma almofada no sofá ou um livro na estante, provavelmente esse detalhe não será notado, pois é uma mudança que nosso cérebro não registra, por ser praticamente inútil. Essa “falha” do cérebro é usada pelos mágicos em vários truques, onde eles vão mudando as coisas aos poucos e quando notamos uma grande mudança ocorreu.

Coisas novas

Outra pequena falha de nosso cérebro é que ele ama coisas novas. Basta você sair na rua e certamente passará por diversos carros pretos, brancos, azuis, mas o que aconteceria se passasse um carro preto com bolinhas fluorescentes? Certamente ele chamaria sua atenção, pois é uma novidade para o cérebro e ele sente a necessidade de registrar aquilo. Esse tipo de coisa é usada pelo mágico para fazer as pessoas olharem para o lugar que ele deseja, podendo desviar a atenção do lugar onde está acontecendo a mágica para valer.

Simpatia

Quando vemos um truque de mágica, normalmente o mágico é uma pessoa bem simpática, que faz piadinhas e adora ficar falando durante o truque, mas isso ocorre por um motivo. Nosso cérebro libera ocitocina quando alguém é legal e há uma boa interação. E essa substância ajuda na hora da enganação, pois ela cria um laço de confiança com o mágico. Assim somos enganados pela simpatia, enquanto as cartas trocam de mão, nós nem notamos.

Siga Diego Martins no tumblr: Tumblr/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/