Minilua

Como manter seu gato na linha

Que os gatos são os seres mais amigáveis, dóceis e manhosos todos já sabemos. E que eles não são nossos animais de estimação e sim, nós somos os seus humanos de estimação, também sabemos. Mas para que o felino se comporte e se mantenha na linha, são necessários pequenos ajustes ao seu modo de vida. Veja:

 

Como fazer seu gato não pedir comida aos vizinhos

Para evitar que o gato coma algo que o faça mal ou prejudique seu organismo, você deve acostumá-lo a se alimentar somente em sua residência. Para isso, alimente-o em apenas um local da casa e nunca ofereça comida, afastando-o toda vez que solicitar comida. À medida que o tempo passa, ele vai perdendo o interesse em pedir alimentos.

 

Não arranhar e estragar a mobília

Gatos precisam afiar as unhas, é instinto. Para evitar que o bichano estrague a casa toda, espalhe objetos que ele mais gosta de arranhar, como caixas de papelão, bolinhas de sisal, entre outros. Caso não tenha efeito, você pode colar um pedaço de carpete na parede e junto, erva do gato, desse modo, ele irá arranhar esses locais e não a mobília.

 

Como não ser o rei do pedaço?

Gatos marcam território. Para que isso não aconteça, deve-se atender suas necessidades: água e comida, assim como estímulos para brincar e diminuir sua necessidade de domínio.

 

Para não se esconder ou subir em lugares indesejados

Assim como arranhar e demarcar território, escalar é um instinto dos felinos. Você pode permitir a escalada de alguns locais deixando-os mais visíveis colocando comida e petiscos para o gato. Onde é proibido subir, cole fita dupla-face, pois ao encostar na fita o gato se sente desconfortável. Retire restos de comida, papéis, brinquedos e objetos que possam chamar a atenção dos locais onde são proibidos.

 

Para não acabar com as folhagens

Para evitar que o gatinho estrague as plantas, ou você se desfaz delas ou opta por lavanda e citronela, pois o cheiro dessas ervas é desagradável ao faro. Mas se você não quiser se desfazer das folhagens, espalhe cascas de frutas cítricas ou grãos de café, o cheiro irá afastá-lo das plantas.