Minilua

Como nos apegamos a coisas idiotas?

Você está em uma reunião de trabalho e seu chefe propõe algo para ser feito. Prontamente, você responde que tem uma ideia melhor, explica, e recebe um grande não como resposta. Seu chefe vai seguir com o que tinha planejado, mesmo que sua ideia seja muito melhor do que a dele. Por que será que algo tão irracional acontece?

 

Efeito IKEA

Aqui no Brasil, a IKEA não é uma empresa conhecida, mas ela é a maior vendedora/produtora de móveis do planeta, com 353 enormes lojas em 46 países diferentes. Apenas em 2010, a empresa chegou a vender 23 bilhões de dólares. Todo esse sucesso ocorre porque, ao contrário de todas as outras lojas desse seguimento, a IKEA vende seus produtos com algo diferente: você tem que montá-los.

Todos os itens que essa loja vende são enviados para os consumidores dentro de caixas. Nelas, vem tudo que é necessário para montar o móvel, com um manual explicando passo a passo. Além de baratear o custo, isso cria uma experiência diferente, que faz com que a compra seja mais do que um simples móvel.

Por um momento, você deve ter pensado: “Quem é que gosta de ter todo esse trabalho?”. Mas é aí que o cérebro humano entra e ação e consegue explicar o sucesso de uma empresa que “vende trabalho”.

Botando a mão na massa

Nós somos seres racionais, porém nosso cérebro nem sempre nos deixa ver claramente as coisas para que possamos tomar melhores decisões. Isso piora muito quando estamos em uma discussão que envolve algo feito por nós.

Estamos programados para gostar mais de coisas que nós mesmo fizemos do que algo feito por outros. Por isso, quando seu chefe dá uma ideia idiota e você surge com outra melhor, o efeito IKEA aparece na jogada. Seu chefe, que desenvolveu a ideia dele, acha que a mesma é a melhor do mundo, não porque ela de fato seja, mas porque ele a criou. Do mesmo modo, você sempre vai achar que sua ideia é a melhor, afinal ela é sua criação própria.

Ou seja, no final das contas, nós sempre tendemos a olhar para algo que criamos, seja uma ideia ou um item material, como sendo melhor ou superior as coisas produzidas por outros. Por isso, a IKEA vende tantos móveis, pois as pessoas sentem orgulho do que construíram e pensam que sua criação é melhor do que se o móvel tivesse sido montado por um profissional, mesmo que sua estante ou mesa esteja torta.

Tente ver as coisas com outros olhos e pense bem antes de sair defendendo suas criações como as melhores coisas do mundo, as vezes pode ser apenas o efeito IKEA lhe cegando.